Palestrantes
Secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói – RJ, é mestre em Políticas Sociais e Planejamento pela Escola de Economia de Londres. Atuou na Secretaria-Executiva do Ministério das Cidades na implantação do Programa de Aceleração do Crescimento e Programa Minha Casa Minha Vida. Foi responsável pelo planejamento técnico da repactuação do Programa de Modernização do Poder Executivo Federal no âmbito do Ministério do Planejamento.
É campeã mundial pela seleção brasileira de basquete, medalhista olímpica e gestora esportiva. Jogou profissionalmente por 28 anos, sendo 22 deles pela Seleção Brasileira e venceu o Campeonato Mundial, os Jogos Pan-Americanos e conquistou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Desenvolveu diversos projetos esportivos junto ao poder público. Atualmente, Paula continua liderando o Instituto Passe de Mágica e colaborando com sua experiência para outras frentes do esporte brasileiro.
Autor de livros, é doutor em Engenharia Elétrica e mestre em Economia. Atuou em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no setor elétrico nas empresas Light S.A, Cemig S.A, Duke Energy S.A, entre outras. Atualmente é professor de Econometria de Séries Temporais e Estatística, cientista chefe do Núcleo de Métodos Estatísticos e Computacionais (FGV|IBRE), coordenador dos cursos Economia Descomplicada (FGV|IDE) e Big Data e Data Science (FGV|IDE) e sócio-diretor da empresa Model Thinking Br.
Sociólogo (UnB) e cientista político (PhD, Cornell University), é sócio e analista sênior da SDA – Sócio Dinâmica Aplicada e também comentarista político da rádio CBN. Autor de diversos livros, entre eles, Copenhague Antes e Depois; A Economia Política do Desmatamento na Amazônia (publicado em inglês); O Pelo Negro do Medo (romance); Que Mistério tem Clarice? e A Era do Imprevisto.
Formado em Administração e MBA em Gestão de Negócios é colaborador há 17 anos da Fundação Banco do Brasil - FBB. De 2003 a 2015, coordenou o programa Banco de Tecnologias Sociais, responsável pelo Prêmio FBB de Tecnologia Social - BTS. O prêmio identifica e certifica tecnologias sociais e elabora e acompanha projetos que replicam as práticas em outras comunidades. Atualmente, atua na gerência de Assessoramento Estratégico da FBB, responsável pela articulação de parcerias e captação de recursos.
É diretora executiva de Talentos e Sustentabilidade para América do Sul da White Martins/Praxair, responsável pelas áreas de RH, comunicação corporativa, sustentabilidade e diversidade. Desenvolveu estratégias e inúmeras iniciativas nas áreas de diversidade, inclusão e cultura, obtendo resultados consistentes nesses temas. Graduada em Direito e com MBA em Recursos Humanos, ambos pela PUC-RJ. Atuou como executiva nas áreas Jurídica e de Recursos Humanos nas empresas Icatu Seguros e Coca-Cola.
Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV e Gestor de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). É membro da coordenação executiva do Laboratório de Mobilidade Urbana – MobiLab, onde atua na formulação e implementação de políticas inovadoras de mobilidade e governo aberto na cidade de São Paulo. Antes de se especializar no tema de mobilidade, ganhou o prêmio de Boas Práticas de Gestão 2012, durante sua atuação na gestão do programa Bolsa Família na Prefeitura de São Paulo.
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense, possui 24 anos de experiência em marketing de consumo e atuou na L’Oréal, Johnson & Johnson e Coca-Cola Brasil. Na Coca-Cola, foi Gerente de Marketing Regional, Diretora de Marketing de Novas Categorias e Diretora de Marketing de Refrigerantes. Em 2013, atuou em Atlanta na área de Relações Corporativas. De volta ao Brasil, assumiu a Diretoria de Marketing da Categoria e hoje é Diretora de Categorias da Coca-Cola Brasil.
É Gerente Executivo da Conformidade, responsável pelos temas de Compliance, Prevenção da Corrupção, Controles Internos e Apuração de Denúncias na Petrobras. Atuou por 18 anos no setor financeiro e foi Superintendente no Itau-Unibanco da área de Compliance e Risco Operacional para Mercado de Capitais e para Unidades Internacionais. É Bacharel em Direito pela USP e em Administração de Empresas pela PUC-SP. Possui MBA em Administração de Empresas pela London Business School.
Carla Bezerra é gerente de Recursos Humanos da EY, organização que atua há 18 anos e está há 15 anos na área de talentos. É formada em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Estácio de Sá.
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, atualmente é vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Membro da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tokyo 2020 e Membro da Comissão do Olympic Channel do COI (Comitê Olímpico Internacional). Atuou na realização dos III Jogos Parapan-Americanos Rio 2007 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
Graduada em Psicologia pela UFRJ, MBA em Marketing (PUC-RJ) e Gestão de Negócios (FGV). Com mais de 16 anos de experiência nas áreas de Sustentabilidade, Comunicação e Marketing contribuiu para construção da marca Coca-Cola Brasil, pautada pela agenda de sustentabilidade. Atualmente, promove novas formas e oportunidades de crescimento sustentável, buscando a convergência entre os interesses do negócio e geração de impacto positivo para sociedade, agregando valor para ambos.
É presidente da Transparência Internacional e professor titular de direito penal da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Foi procurador no caso Fujimori-Montesinos (2000-2002) e durante sua condução do caso, US$ 205 milhões foram congelados no exterior e US$ 75 milhões recuperados. Foi membro da Missão de Manutenção da Paz ONU e da Missão de Observadores Eleitorais da ONU para El Salvador. Serviu no Gabinete de Integridade Institucional do Banco Mundial.
É mãe, engenheira de alimentos e cozinheira. Autora do livro “O que fazer para meu filho comer bem?” e participou do reality show “Meu filho não come”, do programa Bem Estar. É idealizadora de jogos educativos no Lanchinho Legal, que incentiva a educação alimentar das crianças e facilita a rotina das famílias. Hoje, é consultora em alimentação infantil consciente para uma geração mais saudável, tanto para marcas ligadas ao universo culinário, como também para famílias.
Henrique Silveira é geógrafo com mestrado em cultura e comunicação, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é coordenador executivo da Casa Fluminense, um espaço permanente para a construção coletiva de políticas públicas no Rio de Janeiro. Antes, trabalhou como analista de responsabilidade social do SESC-Rio. Também trabalhou no Instituto Pereira Passos, como Gestor Local do Programa UPPSocial, e no IBGE, como supervisor no Censo 2010.
É formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade pela FIA-USP. Atuou por 8 anos em empresa multinacional em áreas de Operação, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Comunicação e Responsabilidade Social. Há 7 anos no Ethos, atualmente é coordenadora de projetos de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável. É responsável pelo desenvolvimento do Guia Temático Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção dos Indicadores Ethos.
É profissional nas áreas de análise de risco, compliance e jurídica, ocupando cargos de liderança. Atualmente é Legal Counsel na Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda e tem oito anos de experiência nas áreas jurídicas e de compliance da organização. Formada em ciência política pela The University of Tulsa e em Direito pela UNESA, tem pós-graduação em Legal Law – Direito Corporativo pelo Ibmec.
É coordenadora de Projetos em Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Bióloga, é mestre em políticas ambientais e planejamento urbano pela Tufts University, em Boston e tem MBA em gestão ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Antes de atuar no Ethos, trabalhou no Stockholm Environment Institute (SEI), com modelagens ambientais e na EcoSecurities, com mercado de carbono.
Daniel Lazaro é o líder de analyics para América Latina na Accenture. Com mais de 20 anos de experiência, é responsável por projetos transformadores que levam Analytics para o core business das principais empresas da região.
Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, trabalha como Analista Regulatório na Shell Brasil, já tendo passado pelas áreas de Comunicação, Marketing e Vendas nos segmentos de energia e no varejo de cosméticos e perfumaria. Foi um dos responsáveis pela configuração e implementação da Rede LGBT local da Shell em 2016, espelhando a iniciativa já presente em outros países do grupo, como Holanda, Estados Unidos, África do Sul e Reino Unido. Atualmente é coordenador desta iniciativa.
Relações Públicas, é Gerente Executiva de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade do grupo Invepar. Originária de Marketing de Consumo, trabalhou em empresas como Xerox, Nabisco/Fleishman & Royal, Ceras Johnson, Baush & Lomb e Jornal O Dia. Foi Diretora Executiva da ABIR - Associação Brasileira de Fabricantes de Refrigerantes. Foi superintendente de Comunicação da Fundação Roberto Marinho, Diretora Executiva da Fundação CSN e Chefe da Assessoria de Responsabilidade Social do SESI e FIRJAN.
Alice Freitas é empreendedora social, Fellow Ashoka e Fellow do Women Changemaker Program especializada em empoderamento econômico feminino pelo Global Women in Management (Washington), pós graduada em Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada em direito, co-fundadora da Rede Asta, um negócio social que há 11 anos potencializa grupos produtivos artesanais comunitários através de treinamentos exclusivos, acesso a mercado, formação de redes e a promoção de técnicas de upcycling.
Museólogo e jornalista, é colaborador do Museu das Remoções, Vila Autódromo (RJ), que funciona como ferramenta de resistência às remoções sofridas pela comunidade. É co-fundador do Papo Reto, coletivo de comunicação voltado para a disputa de narrativa sobre o complexo do Alemão e denúncia de violações dos Direitos Humanos. É produtor cultural pelo Observatório de Favelas e tem experiência em mobilização pela Agência de Redes para a Juventude e pelo Meu Rio.
É médica pediatra, pós-graduada em Administração Hospitalar com MBA em Gestão no COPPEAD/UFRJ. Está no Grupo Amil desde 1975, onde começou chefiando o Serviço de Terapia Intensiva Pediátrica, já foi diretora de vários hospitais do Grupo e Superintendente da Rede de Hospitais. Hoje é Diretora de Sustentabilidade da Amil.
Gerente Executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável no Instituto Ethos e Diretora Técnica do Uniethos. Responsável pelas atividades de pesquisa, desenvolvimento de ferramentas e metodologias, consultoria e capacitação nas áreas de gestão responsável para a sustentabilidade, cadeias de valor sustentáveis, direitos humanos, diversidade e integridade. É bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo e especialista em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP).
Graduado em Administração de Empresas e Gestão de Negócios (FDC). Com mais de 14 anos de experiência na área de Suprimentos na construção civil, atualmente é Gestor Executivo de Suprimentos da MRV Engenharia nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente é responsável pela implantação da Cadeia de Fornecedores Sustentável e pelo programa Valor em Cadeia - Uniethos no grupo MRV.
Mestre em Administração Pública pela University of Southern California e em Direito Público pela UnB. Foi Professor da Escola de Administração e Pró-Reitor da UFBA, Prefeito de Salvador, Deputado Estadual e Federal Constituinte e Ministro de Estado Chefe da Controladoria Geral da União (CGU). É Professor na Escola Superior do Ministério Público do DF e no IDP, além de palestrante e consultor nas áreas de compliance, controle a legislação anticorrupção.
Carioca, Fernanda Honorato é a primeira repórter com Síndrome de Down do mundo e atualmente atua na TV Brasil. Também é atriz, rainha de bateria da Escola de Samba Inlcusiva Embaixadores da Alegria e palestrante. Foi homenageada na terceira edição do Prêmio Rio Sem Preconceito e na Rio Incluir. Fernanda foi atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação e recebeu a Medalha de Mérito Esportivo Militar em 2017.
Coordenadora de Desenvolvimento de Projetos Sociais da Gerência de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN. Mestre em Design Futures pela Goldsmith - Universidade de Londres, Especialista em Estratégias de Impacto Social pela Universidade da Pensilvânia e em Política Sociedade Civil e Gestão de ONGs pela UnB. Atuou na Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e foi diretora adjunta na Fundação Aga Khan, em Moçambique.
Graduado em Economia pela USP é mestre em Economia pela PUC-Rio e pela Yale University e doutor em Economia pela EPGE/FGV. É técnico em Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde atualmente atua na Coordenação de Avaliação de Políticas Públicas da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (DIRUR). Foi Economista-Chefe da antiga Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2003-2006).
Coordenadora do Programa Valor em Cadeia do Uniethos, é sócia da Tistu - Estratégia e Facilitação Social. Integra a ComViver, cooperativa de facilitadores sociais e é co-idealizadora do coletivo Casa do Ernesto, comunidade intencional de trabalho e convivência entre profissionais do desenvolvimento humano. Engenheira elétrica, é mestre em Políticas Públicas, pós-graduada em Gestão de Sustentabilidade e especialista em gerenciamento de projetos PMI e em Mediação de Conflitos.
Presidente do Instituto Feira Preta e sócia da produtora cultural Pretamultimídia, é formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) da USP. Idealizadora da Feira Preta, maior feira de cultura negra da América Latina, que apresenta as tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes e valoriza iniciativas afroempreendedoras de diversos segmentos.
Responsável pela área de compliance e sócia da Innovativa Executivos Associados, é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, com especialização em contratos pela FGV. Atuou como head das áreas jurídica e compliance de multinacional do ramo automotivo. É coordenadora da Comissão de Estudo Especial Antissuborno da Associação Brasileira de Normas Técnicas e foi relatora do grupo de tradução da norma ISO 37001 – Sistemas de Gestão Antissuborno.
Socióloga pela PUC-SP e Mestra em Políticas do Trabalho e Globalização pela Global Labour University, na Alemanha. Atualmente, Gerente Executiva na área de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Trabalhou como pesquisadora no Instituto Observatório Social, no Instituto Sindical Europeu e, participou da coordenação de projetos na Secretaria de Educação e na Fundação da Criança e do Adolescente em Fortaleza –CE.
Coordenadora de Projetos em Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Foi responsável pelo projeto Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios. Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Iniciou suas atividades ao lado de organizações não governamentais como Amarribo e Open Knowledge Brasil após atuação por sete anos na BM&F Bovespa na área de desenvolvimento de mercado.
Engenheiro mecânico, especialista em Gerência e Administração de Negócios pelo IMD Institute, Suíça. Atuou na Philips, Goodyear, TetraPak, passando pela liderança da área comercial do Canadá, Itália e América Latina. Em 2014, assumiu a Presidência do Aché Laboratórios, iniciando um novo ciclo de gestão da companhia, objetivando o crescimento sustentável baseado em inovação. Paulo Nigro é membro do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), que lhe concedeu o prêmio Personalidade da Sustentabilidade.
É Diretora do ITDP no Brasil e atua com políticas públicas desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. É Mestre em Políticas Sociais pela London School of Economics. Entre 2006-2011, foi responsável pela expansão da BEN Namibia, se tornando a maior rede de bicicletas integrada a empreendimentos sociais na África Subsaariana. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia”
Coordenadora de Mobilidade Urbana e Acessibilidade no WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Trabalha em projetos que auxiliam as cidades na promoção do transporte a pé e por bicicleta e na criação de um ambiente inclusivo. Realizou mestrado em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduou-se em Engenharia Civil pela mesma universidade.
É presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e foi assessor especial do prefeito Eduardo Paes para assuntos urbanos. É autor do mecanismo legal responsável pelo financiamento da renovação de edifícios históricos na regeneração do Porto do Rio e da política pública para a reabilitação de propriedades privadas históricas (Pro-APAC). Como designer, é responsável pela Arena Carioca - pequeno teatro para periferias urbanas no Rio Janeiro inspirado no teatro shakespeariano.
É coordenadora executiva do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT) e professora de psicologia social da Universidade de Austin, nos Estados Unidos. Doutora em psicologia pela USP, faz consultoria empresarial sobre diversidade e atuou no projeto “Valorização da Diversidade”, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É autora de diversos livros, entre eles “Identidade, Branquitude e Negritude – Contribuições para a Psicologia Social no Brasil”, lançado em 2014.
Graduado em Sociologia pela USP, foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq e coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP). Atua no Instituto Ethos desde 2004, em 2014, assumiu como diretor executivo e em 2017, como diretor presidente. É membro dos conselhos do Índice de Sustentabilidade Empresarial, da Transparência Pública e Combate à Corrupção-CGU, Pró-Ética e Pacto Global, entre outros.
Superintendente de Sustentabilidade na SulAmérica, Tomás é administrador pela PUC com MBA em Sustentabilidade e Gestão de Negócios pela FGV. É membro da Comissão de Estudos em Sustentabilidade Empresarial do IBGC, da Comissão de Sustentabilidade e Inovação da Confederação Nacional de Seguros, conselheiro do PSI – UNEP FI e é conselheiro de organizações sociais. Atuou por quase 12 anos como Líder de Sustentabilidade na Serasa, como administrador da ONG Ação Educativa e foi consultor da FAO-ONU.
Advogada, especialista em Política e Planejamento Urbano, mestra e doutoranda em Direitos Humanos, Sociedade & Arte pela UFRJ e pesquisadora no Laboratório de Direitos Humanos (LADIH/UFRJ). É autora do livro "Potência das Ruas - Direito, linguagem e emancipação, processos de luta e o potencial transformador dos movimentos sociais". Ativista feminista, é assessora jurídica da CasaNem e do PreparaNem, atua na construção da Marcha das Vadias do Rio de Janeiro e da coletiva de lésbicas Sapa Roxa.
Engenheiro de Produção e Mestre em Políticas do Trabalho e Globalização, pela Universidade de Kassel, Alemanha. Atua em organizações da sociedade civil há mais de 15 anos, em temas como responsabilidade social empresarial, direitos humanos, ética e integridade. Foi Coordenador Técnico do Instituto Observatório Social. Trabalha no Instituto Ethos desde 2011, onde coordenou o Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” e atualmente é Gerente Executivo de Relações Institucionais.
Com 20 anos de experiência em responsabilidade social, Débora Anfimof Sergio, gerente da ABVTEX, é graduada em Psicologia, com pós-graduação em Psicopedagogia e especialização em Educação para a Sustentabilidade, participou da implantação do Programa Tear (Instituto Ethos), em empresa de grande porte no setor de construção civil pesada. Atuante na ABVTEX desde 2011, onde é responsável pela implantação e o desenvolvimento do Programa de Certificação de Fornecedores.
Engenheiro pela Universidade de Brasília (UnB), há 11 anos trabalha na Controladoria Geral da União (CGU) e atualmente é diretor de Auditoria de Estatais dos Setores Financeiro, de Desenvolvimento, Petróleo, Gás, Mineração, Logística, Serviços, Energia e Tecnologia. João participou da auditoria na Petrobrás, na compra da refinaria de Pasadena e do Sistema Eletrobras, no Programa Luz para Todos. É membro das comissões de negociação que analisam os pedidos de acordo de leniência no âmbito da CGU.
Prefeito reeleito de Niterói, é sociólogo pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Foi vereador de Niterói por três vezes (1996, 2000 e 2004) e deputado estadual do Rio de Janeiro (2006) contribuindo para a criação Plano Diretor para a Região Metropolitana do Rio e o Conselho Estadual das Cidades. Em 2010 foi convidado a assumir a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, em que criou o programa Rio Sem Miséria e programas de aluguel social.
TransVestiGenere putatransativista, é presidente da TransRevolução, responsável pela secretaria da ONG da Vida, coordenadora e idealizadora do PreparaNem – cursinho pré-vestibular LGBTIQ e da CasaNem abrigo para LGBTIQ. Indianara também é vereadora Suplente da cidade do Rio de de Janeiro.
Graduada em RI pela PUC-SP, é coordenadora de negociações internacionais da Abit e atua na defesa de interesses do setor têxtil e de confecção em negociações. Nos últimos anos tem se dedicado a temas como compliance social e trabalhista e desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, tendo participado de grupos que discutem a melhoria das condições de trabalho tem envolvimento em iniciativas nacionais e globais para cadeias de suprimentos sustentáveis dos setores de vestuário e calçados.
Gerente jurídico do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, é idealizador e docente do “Curso de Formação em Compliance Anticorrupção para o Setor de Energia” desta mesma instituição de ensino. Pós-graduado em direito empresarial e direito societário e em mercado de capitais pela FGV, atuou tanto in-house como outside counsel em grandes escritórios de advocacia, atuando com questões relacionadas a mecanismos anticorrupção e compliance em diferentes níveis de atuação.
Socióloga, atuou em grande parte da vida profissional trabalhou com temas ligados à sustentabilidade, desenvolvimento, direitos humanos e justiça social. Dedicou muitos anos de sua carreira atuando em organizações da sociedade civil, brasileira e internacional. Desenvolveu consultorias junto a entidades das Nações Unidas, como CEPAL e PNUD e atuou no Governo Federal. Em 2015 abraçou o desafio de liderar a construção de uma Oxfam brasileira, como primeira Diretora Executiva da organização.
Formado em Comunicação Social e Relações Internacionais pela PUC-Rio, é atualmente Diretor do Meu Rio. Após iniciar sua trajetória profissional em veículos de comunicação, entrou para a organização como coordenador de mobilizações de políticas públicas, em 2014. Posteriormente, esteve à frente do projeto de replicação do Meu Rio para outras cidades do Brasil e da América Latina.
Consultora em comunicação integral e colaboradora da Reos Partners desde 2012. Bacharel em Sociologia e Política pela FESP e pós-graduada em Desenvolvimento Internacional pelo College of International Development and Cooperation (CICD - UK). Trabalhou em projetos no Brasil, Inglaterra, Malawi e Moçambique e há mais de 15 anos com facilitação de comunidades de aprendizagem, diálogos multissetoriais e criação de redes de colaboração, nas dimensões comunitárias, nacionais e regionais.
É formado em Filosofia e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília. Durante sua carreira, atuou com as questões da infância e adolescência e questões relacionadas à juventude. Atualmente, é Oficial de Projetos do Fundo das Nações Unidas para a INFÂNCIA – UNICEF, no Brasil, onde coordena o Programa Cidadania dos Adolescentes.
Formada em Relações Internacionais e mestre em gestão de organizações não-lucrativas (UAM - Madri) e em direitos humanos (USP), Vanessa Tarantini é responsável pelo engajamento dos signatários da Rede Brasil por meio dos Grupos Temáticos de DH e Trabalho e Anticorrupção. Vanessa foi voluntária da ONU para o programa Cisco Networking, na própria Cisco como analista de responsabilidade social corporativa, no ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), em Genebra, e na Fundación Luis Vives, em Madri.
Formado em Comunicação Social e MBA em Marketing pela PUC, começou sua carreira na Infoglobo e em 2003, ingressou na Fundação Roberto Marinho para coordenar a área de comunicação. Em 2008, criou o Instituto Educação e passou a atuar em parceria com a FRM em projetos de âmbito municipal. De volta à Fundação em 2012, atua na área de Desenvolvimento Institucional onde é responsável pela articulação do Programa Aprendiz Legal e pelas relações com os órgãos reguladores da Aprendizagem Profissional.
Pedro Massa atua há 16 anos na Coca-Cola e atualmente é Diretor Executivo do Instituto Coca-Cola Brasil e Diretor de Valor Compartilhado, que integra as áreas de Sustentabilidade e Negócios Sociais. Em 2009, participou da concepção do Coletivo Coca-Cola, primeira iniciativa de valor compartilhado da empresa. Pedro é Economista, mestre em Administração de Empresas e tem especialização em Empreendedorismo Social pela INSEAD/Cingapura.
É Diretor da FGV DIREITO SP, advogado pela PUC, mestre em Direito pela Universidade de Columbia, doutor em Ciência Política pela USP e pós-doutor pela Universidade de Oxford. Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano da ONU para Prevenção do Crime e fundador e Diretor da Conectas Direitos Humanos. É colunista da Folha de São Paulo e membro de conselhos de organizações da sociedade civil. Na advocacia, atua em casos de interesse público junto ao STF.
Raquel Willadino é Doutora em Psicologia Social pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM), Espanha, e graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Tem uma trajetória de atuação nacional no campo da segurança pública e da promoção e defesa dos direitos humanos. Atualmente, é Diretora do Observatório de Favelas e coordena a área de Direito à Vida e Segurança Pública da instituição.
Pedro Vieira Abramovay é formado em direito pela USP e mestre em direito pela Universidade de Brasília. Foi Assessor Jurídico da Liderança do governo no Senado Federal (2003-2004), Assessor Especial do Ministro da Justiça (2004-2006), Secretário de Assuntos Legislativos (2007-2010) e Secretário Nacional de Justiça (2010), Professor da FGV Direito Rio (2011-2013) e Diretor de Campanhas da Avaaz (2012-2013). Atualmente é Diretor para a América Latina e do Caribe da Open Society Foundation.
Renomado cientista brasileiro, com atuação nacional e internacional nas ciências climáticas. Doutor em Meteorologia pelo MIT, trabalhou em órgãos de fomento à pesquisa e centro de monitoramento e estudos climáticos. Atuou em pesquisas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Recebeu diversos reconhecimentos, entre eles, o Nobel da Paz pela pesquisa no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Atualmente é presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Coordenador do Programa de Empresas e Direitos Humanos da Conectas. É aluno do doutorado da Faculdade de Direito da USP, e mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da FGV-SP. Atuou como advogado em direito bancário internacional. Membro do corpo editorial da Revista HOMA Pública - Revista Internacional de Direitos Humanos e Empresas.