Inspire-se
Bacharel em Direito com pós-graduação em Direito Empresarial pela PUC-MG. Atualmente exerce o cargo de Coordenadora de Compliance na MRV. É membro da Comissão de Advocacia Corporativa da OAB Minas Gerais, integrante do Grupo de Trabalho Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global e participante do Grupo de Trabalho da Alliance for Integrity no Brasil. Na MRV, coordenou a estruturação da área e a implementação do Programa de Integridade.
É vice-presidente de vendas ao consumidor da Microsoft e está liderando o Comitê de Diversidade no Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e consumo, com passagens na matriz e nos escritórios da Argentina e Uruguai da Microsoft. Priscyla é graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), tem MBA pelo Insper, e em 2013 concluiu o Programa Executivo da Universidade Stanford.
Engenheira Química e mestre em Engenharia de Materiais pela UFSCar. Iniciou sua carreira na Rhodia atuando como especialista técnica em sílicas e borracha de silicone. Em 2006, ingressou na Braskem como responsável técnica pelos segmentos embalagens rígidas e eletrodomésticos. Em 2009, aceitou o desafio de trabalhar em Desenvolvimento de Mercado e desde 2013, Ana é responsável pela Plataforma Agro da Braskem.
Diretora de sustentabilidade e inovação da Schneider Electric para a América do Sul. PhD em Ciência Ambiental na área de Sustentabilidade em Instituições Financeiras. Trabalhou como consultora em negócios e sustentabilidade para empresas dos setores de moda, mineração, construção, bens de capital, bens de consumo e automotivo. Trabalhou também como especialista da International Finance Corporation.
Coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA), organização não governamental brasileira. Foi secretária executiva do Fórum Amazônia Sustentável, é membro da Direção Executiva da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e é representante da sociedade civil no Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA).
É pai do Vinícius e co-fundador do 4daddy, plataforma cujo objetivo é sensibilizar sociedade civil, iniciativa privada e Estado sobre a importância da figura/função paterna no desenvolvimento de crianças e adolescentes, e na construção de uma sociedade mais saudável e justa. Integrante da Rede Nossa São Paulo e da Rede Nacional Primeira Infância, nos grupos que trabalham com advocacy sobre os temas alinhados a família, direitos humanos e paternidade.
Jornalista, historiadora e curadora, esteve à frente do programa principal da Festa Literária de Paraty - FLIP em 2017 e 2018, quando o evento se renovou ao apostar na combinação de valor literário e pluralidade, com diversos autores e autoras, editoras, idiomas, locais de origem e residência, gênero, cor, afinidades literárias e políticas.
Advogado e especialista em Direito Empresarial pela PUC-SP. Concluiu o seu LL.M. na Universidade de Chicago e cursou programas de administração para líderes seniores na Darden School of Business, da Universidade da Virgínia e no IMD na Suíça. Desde 2014 é VP Jurídico e de Integridade para o Grupo ABB na América do Sul, com passagens anteriores pelo Grupo AES Brasil, Banco GE Capital, BenQ-Siemens, e Manhães Moreira Advogados Associados.
Coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do FGVces. Advogado com foco em políticas públicas, estratégias de adaptação e de mitigação à mudança do clima nos níveis internacional, nacional e subnacional. Professor na FGV e doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP e também é mestre em Ciências Jurídico-Ambientais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Diretor Executivo da Rare Brasil, possui doutorado em Biologia Marinha e uma carreira dedicada às ciências do mar e à pesca artesanal sustentável. Atuou em ONGs, Ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura. Na Rare, seu atual trabalho é construir e desenvolver um forte e longevo relacionamento com o governo brasileiro nas instâncias federal e estadual, além de fortalecer as comunidades pesqueiras.
Graduado em Ciências Econômicas, pós-graduado em Engenharia Econômica (UFRJ). Exerceu cargos de direção nas áreas financeira e comercial de empresas. Em 2003, ingressou no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como diretor Administrativo e Financeiro, assumiu a superintendência de Finanças e Controladoria em 2009; foi membro do comitê de Auditoria e Finanças do IPC - Comitê Paralímpico Internacional de 2007 a 2014 e foi nomeado secretário geral do CPB em 2017.
Socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP e mestre em Ciência Política pela USP. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef e do Conselho de Administração do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Atualmente é presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal e do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).
É coordenador do Programa de Produção e Consumo Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, responsável pelo ISE da B3. Mestre em Administração Pública, professor e doutorando na FGV, é graduado em Administração Pública pela mesma escola e tem formação também em Geografia pela USP. É palestrante, conselheiro e pesquisador, especialista em sustentabilidade, responsabilidade social e consumo consciente.
Diretor de criação da GAYA Filmes, realiza filmes de longa-metragem e séries para TV. Começou na direção em 1983, na produtora Olhar Eletrônico e realizou diversos títulos premiados. Atualmente está finalizando o longa doc “Servidão” e o longa fic “Pureza”, ambos sobre o trabalho escravo contemporâneo. É curador e produtor do Teste de Audiência desde 2007; e sócio-fundador e diretor da CONNE - Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte e Nordeste.
Formado em Administração e pós-graduado em Educação Superior, atuou na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e como coordenador de Assuntos da População Negra (CONE) da Prefeitura Municipal de São Paulo, articulando a criação do Museu Afro-Brasil. Tem uma carreira baseada na luta contra o racismo e desigualdade racial e foi Secretário de Planejamento da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.
Formada em Comunicação Social, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela PUC- MG; especialista em Comunicação pela University of Syracuse/ABERJE, Gestão da Sustentabilidade pela FDC, e em Gestão de Pessoas pela FDC/INSEAD. Foi diretora de Comunicação da Vale e presidente da Fundação Vale. Atualmente se dedica à Matizes - consultoria de comunicação.
Jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. Cobriu conflitos armados em diversos países e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York. É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro da ONU para Formas Contemporâneas de Escravidão e blogueiro do portal UOL, onde escreve diariamente sobre política e direitos humanos.
Graduado em Economia pela Unicamp, possui pós-graduação em Qualidade e Estatística pela mesma universidade e em Gestão de Varejo pela Universidade de Youngstown - USA. Atualmente é diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Grupo Carrefour Brasil. Foi diretor de Qualidade do BankBoston e superintendente de Relacionamento com o Cliente do Banco Santander.
Bacharel em Direito pela USP e mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard. É secretário-geral do GIFE e coordenador do Pacto pela Democracia. Foi diretor do Instituto Pereira Passos e fundador e dirigente da Casa Fluminense, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Sou da Paz, além de assessor e chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
Engenheiro civil com especialização em Gerenciamento de Projetos e Finanças. Atualmente, é diretor de Compliance do Grupo Queiroz Galvão, onde atua há mais de 20 anos. Ao longo da carreira, trabalhou em grandes projetos do setor de infraestrutura rodoviária, ferroviária e de saneamento, do setor de energia hidroelétrica, bem como no setor naval e offshore, tanto no Brasil como no exterior.
Âncora e editor-chefe no Jornal da Record News, é autor manuais sobre jornalismo. Ancorou o Roda Viva na TV Cultura e o Jornal da CBN. É professor emérito da ESPM.
Engenheiro civil, com especialização em Engenharia Sanitária pela UFMG e pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Desde 1992, atua na coordenação de programas ambientais na Odebrecht. Até 2013 foi responsável, na Construtora Norberto Odebrecht, pela coordenação do apoio aos programas de SSTMA. Em 2013, assumiu a coordenação do apoio aos programas de sustentabilidade na holding Odebrecht S.A.
Certificada pelo Instituto ARC em Certified Expert in Compliance, atua como Gerente de Governança, Riscos e Compliance na Unimed Belo Horizonte. Está na Unimed BH há mais de 11 anos, sendo graduada em Enfermagem, com formação em Gestão, Qualidade e Relações Governamentais. Desde 2014, está à frente estruturação e implantação do Programa de Compliance da Unimed Belo Horizonte, posteriormente agregando a Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Ouvidoria.
Guilherme se formou em direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem especialização em Compliance pela Fordham University, em Direito Tributário pelo Insper e em Políticas Públicas pela Escola de Governo. Foi gerente sênior de Compliance para a General Electric na América Latina. É consultor do Programa de Integridade em Mercados Emergentes.
Especialista em sustentabilidade empresarial, ética e gestão de stakeholders. Engenheiro Civil, pós-graduado em Responsabilidade Social, especialização em Ética e mestrando em Gestão Urbana. Tem atuado há mais de 25 anos com empresas e organizações não governamentais e multilaterais, em mais de 20 países.
Cientista político e advogado, co-fundador e diretor do Transparência Partidária e da Pulso Público, agência de Advocacy. Mestre em Ciência Política (PUC/SP), bacharel em Direito (Mackenzie) com extensão em políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha) e tem MBA em Relações Governamentais (FGV). Trabalhou em organizações do Terceiro Setor dedicadas ao monitoramento do poder público. É professor da disciplina no curso Advocacy e Políticas Públicas, da FGV.
Demógrafo com experiência profissional de mais de 20 anos, é bacharel em Geografia e História pela Universidade das Ilhas Baleares, na Espanha, pós-graduado em Métodos e Técnicas para o Estudo de Populações pela Universidade Autônoma de Barcelona e mestre em Demografia pela London School of Economics and Political Sciences. Atualmente é Representante do UNFPA no Brasil.
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UERJ, mestrado em Programa de Planejamento Energético (UFRJ) e doutorado em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Atualmente é professora associada da UFRJ, coordenadora executiva do Projeto Fundo Verde (UFRJ), membro do conselho do plano diretor UFRJ, consultora ad hoc do CNPq e presidente do comitê científico do painel brasileiro de mudanças climáticas.
Fundadora da consultoria InBehavior Lab e do site EconomiaComportamental.org. Coordenadora do MBA em Economia Comportamental da ESPM, primeira pós-graduação no tema no Brasil, e professora da instituição. Economista, mestre em Economia Comportamental pelo CeDEx. Possui mais de 15 anos de experiência prática em estudos experimentais sobre o comportamento humano, individual e em grupo.
Vagner Amaro é mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Jornalismo e em Biblioteconomia e especialista em Gestão Cultural. Tem experiência nas áreas de mediação cultural e da leitura e produção de eventos literários. Fundou em 2015 a Editora Malê, voltada para dar viabilidade a literatura produzida por escritores e escritoras negros. Coordena o projeto Prêmio Malê de Literatura - jovens negros.
Graduado em Engenharia Agrícola pela Unicamp e especialista em Engenharia de Irrigação pela UFV, tem MBA em Administração e Finanças, pós-graduação em Economia pela FGV e Ohio University (EUA). Atualmente é gerente geral da NaanDanJain Brasil Indústria e Comércio de Equipamentos para Irrigação.
Diretora da Chapman Consulting, Sonia Karin Chapman é Administradora de Empresas pela FAAP, com especialização em Finanças. Trabalhou na PriceWaterhouse, BASF e foi presidente da Fundação Espaço ECO de 2007 a 2012, instituída pela BASF e pela GIZ. De 2013 a 2016 estruturou e geriu a área de Relacionamento com Entidades em Sustentabilidade da Braskem. Desde 2017 é gestora da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida.
Velejadora profissional e primeira mulher na história da vela brasileira a receber uma medalha Olímpica, em Pequim 2008. Também competiu nas Olimpíadas do Rio 2016 e foi finalista. É formada em Comunicação Social pela UFF e pós-graduada em Gestão de Projetos pelo Ibmec. Atualmente integra a Comissão de Atletas do COB e Atletas pelo Brasil, também faz parte do Comitê Gestor do Rating Integra.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNICAMP e mestrado e doutorado em Ecologia pela mesma universidade. Atualmente é professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) atuando nos temas de Manejo Integrado e Conservação Marinha; Impacto Ambiental marinho; Mudanças Climáticas; Lixo nos Mares e Ecologia de Populações e Comunidades Marinhas.
Sócia responsável pela área de Governança, Riscos e Compliance do escritório WFARIA Advogados, é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial. É mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também sócia fundadora da LEC - Legal, Ethics and Compliance, escola e maior portal brasileiro de informações de Compliance e professora dos cursos da LEC, FGV-RJ e FDV.
Com especializações nas áreas de gestão (FIA) e comunicação (USP), é graduada em Administração. Atuou como gerente de Responsabilidade Social do Instituto Walmart, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville, gerente de Projetos da Incubadora Tecnologia de Cooperativas Populares da FGV e atualmente é Diretora Executiva do Baobá – Fundo para Equidade Racial.
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP, Mestre pela Universidade de Essex, Reino Unido, e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. É sócio de Pannunzio, Trezza, Donnini Advogados e pesquisador-líder do projeto Sustentabilidade Econômica das OSC na FGV Direito SP. Foi coordenador do programa Marco Legal e Políticas Públicas do Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (2005-2008).
Psicóloga e psicopedagoga, especialista em responsabilidade social, investimento social privado, comunicação de causas, diversidade e equidade de gênero. Atua como consultora estratégica em diversidade para várias empresas, além de ser gestora executiva, do Movimento Mulher 360, movimento empresarial de 45 empresas, articulando o tema de empoderamento feminino, diversidade e equidade de gêneros no meio corporativo.
Diretora da área de Reciclagem e Plataforma Wecycle da Braskem, é formada em Direito, pós-graduada em Direito Trabalhista e Contratual pela PUC-SP. Possui 16 anos de Braskem, tendo atuado no suporte jurídico e no apoio à busca de soluções empresariais para diversas áreas, tais como Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Logística, Conformidade, Comercial e Inovação e Tecnologia.
Atualmente é diretor presidente da Atvos Agroindustrial e membro do Conselho de Administração da Braskem S.A. Atuou como diretor-presidente da Braskem Qpar S.A. Em 2011, foi indicado como diretor presidente da Braskem America e vice-presidente executivo da unidade internacional da Braskem. Antes de juntar-se à Braskem, trabalhou na Rhodia. É formado em Engenharia de Produção pela USP e possui MBA pelo Insead-França.
É co-fundadora e Diretora Geral do Nexo Jornal. Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Ciências Sociais. Foi Diretora Geral do International Centre for the Prevention of Crime – ICPC, no Canadá, e Diretora Executiva do ILANUD – Instituto Latino Americano das Nações Unidas. Foi também consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o Desenvolvimento.
Economista com pós-graduação em Administração Hospitalar e Administração de Recursos Humanos e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RJ. Atuou em cargos de gerência em diversos hospitais como Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus, Associação Hospitalar Moinhos de Vento e foi Presidente do Sindicado dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre. Atualmente é Diretor Executivo da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês.
Superintendente Corporativo de Compliance da Neoenergia, é graduado em Direito, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela UFRN e também possui dois MBA em Gestão Empresarial pela FDC e FGV. Iniciou sua carreira na companhia em 2004, na Cosern, como Gerente Jurídico. Em 2014 assumiu o seu cargo atual, sendo responsável pela criação do Programa de Integridade do Grupo. Anteriormente, atuou na Petrobras e escritórios de advocacia.
Atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena e publicitária pela Faap, é especializada em gerenciamento de projetos. Iniciou sua carreira como produtora cultural em São Paulo em 2005. Entre 2010 e 2012, trabalhou como gerente da área comercial e de atendimento da JLeiva Cultura e Esporte. Mudou para Nova York em 2012, onde gerenciou diversos projetos culturais. Voltou ao Brasil em 2017 para assumir a direção executiva do Anima Mundi.
Membro do Conselho Deliberativo e sócio-fundador do Instituto Ethos, é doutor em Administração (USP). É sócio-diretor da consultoria Ação Responsável, além de membro dos conselhos do Instituto Akatu, da Fundações Roberto Marinho e da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP). Foi presidente das fundações Abrinq e Telefônica e membro dos conselhos do Ethos, Metal Leve SA, GIFE e Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE).
Graduado em Zootecnia pela UFRRJ e mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela mesma universidade. Desde 1994 atua na Agrosuisse LTDA, que tem como objetivo de prestação de serviços de consultoria no setor agropecuário, agroindustrial e desenvolvimento rural no Brasil, na América do Sul e África. Atualmente ocupa o cargo de diretor na companhia.
Engenheiro Mecânico pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP e pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Iniciou o seu ciclo na Wilson Sons, operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos no Brasil, onde desenvolveu alguns projetos envolvendo melhorias na comunidade do entorno. Desenvolveu diversos projetos na área de Responsabilidade Social e Comunicação. Atualmente, é responsável pela gerencia de Relações Institucionais.
Diretora Administrativa Financeira da Construtora Queiroz Galvão Brasil, tem mais de 20 anos de experiência na área financeira. Atuou anteriormente como Superintendente de Finanças Corporativas na Queiroz Galvão Óleo e Gás. Formada em Engenharia de Produção pela PUC-RJ, também possui MBA em Finanças pelo IBMEC e pós-graduação em Gestão de Projetos com foco em Óleo e Gás pela Fundação Dom Cabral.
Carioca, formado em economia pela PUC, conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Vôlei em 1981 e a Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Iniciou a carreira de técnico na Itália antes de ser convidado para assumir a seleção feminina de vôlei, onde permaneceu de 1993 a 2000. Em 2001 se tornou técnico da seleção masculina de vôlei, de onde se despediu em 2016 após a conquista do bicampeonato olímpico.
Formado em Engenharia de Produção pela UFSCar, cursa Psicologia Transpessoal em Nazaré Uniluz e atua na Mãe Terra há 5 anos em áreas de Inteligência Comercial e Trade Marketing. Atualmente lidera o Movimento B dentro da organização, que acredita na transformação de hábitos que visem o cuidar das pessoas e da biodiversidade e se divide em 3 grandes causas: Humanização do Trabalho, Conscientização Alimentar e Reinvenção da Cadeia de Alimentos.
Graduada e mestre em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenadora de Advocacy do GIFE e professora de Direito na Universidade São Judas Tadeu.
Cursou em 2018, em Harvard, o Curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância. Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em Educação Física pela UFRGS. É Secretária Executiva da RNPI - Rede Nacional Primeira Infância para o triênio 2018-2020 e Diretora Executiva da ANDI - Comunicação e Direitos, onde trabalha desde 2006.
Cientista Social (USP), mestre em Influência Social pela Université d'Aix-Marseille, e pós-graduado em Relações Governamentais (FGV). Foi diretor-executivo do Bom Senso Futebol Clube, é um dos idealizadores da Virada Política e é cofundador do Movimento Transparência Partidária. Foi coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e atualmente, é secretário-executivo do Pacto pela Democracia, além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.
Presidente da JSL, começou a trabalhar na Transportadora Julio Simões. Passou por diversas áreas da empresa, conhecendo as etapas da operação. Em 1986, se tornou diretor operacional e dois anos após, assumiu a área comercial. Nos anos 90, passou para a administração da companhia, iniciando um processo de diversificação dos serviços. Em 2009, assumiu a presidência da Companhia e, no ano seguinte, liderou o processo de abertura de capital e a mudança da marca para JSL.
Professor da Escola de Economia da FGV, é pós-doutor em Economia pela Universidade da Califórnia e foi visiting fellow na University of Columbia. Trabalhou como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, foi Pesquisador do CNPq e diretor do Programa de Pós-Graduação em Economia na FGV. Tem diversos artigos e capítulos em livros publicados. É, atualmente, Coordenador do Observatório das Estatais da FGV e Colunista do Broadcast da Agência Estado.
Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, com mestrado em antropologia pela University College London. Foi executivo de grandes empresas e sócio de uma agência de comunicação. Desde 2104 é diretor executivo da Plano CDE, onde lidera projetos de pesquisa e consultoria com foco em impacto social nas classes CDE para clientes como BID, Fundação Lemann, Itaú Social, Fundación Capital e JPMorgan Chase Foundation.
Diretor Executivo do CDP para América Latina, é graduado em Tecnologia Ambiental e em Engenharia Ambiental (Senac), possui MBA em Gestão Ambiental Estratégica (USP) e especialização em Administração de Empresas (FEI) e em Sustainable Supply Chain Management (Universidade de Columbia). Possui mais de 14 anos de experiência profissional em cargos comerciais, ambientais e técnicos em vários setores, incluindo agronegócio, metalurgia, saúde, construção e serviços de energia.
Relações Institucionais da Mauricio de Sousa Produções (MSP), é jornalista formada pela USP com MBA em Marketing Digital pela FGV. Trabalhou na Folha de S. Paulo, em diversos cadernos. Trabalhou no Grupo Clarín, editoras Conrad e Futuro, Grupo Máquina Cohn & Wolfe e revista Pais & Filhos. Atualmente, gerencia o projeto Donas da Rua, de empoderamento de meninas, da MSP, e cursa Letras na FFLCH-USP.
Comunicadora social e jornalista com pós-graduação em Jornalismo Econômico e Gestão em Marketing. Conta com 16 anos de experiência em jornalismo econômico e consultoria estratégica de comunicação no Brasil e Espanha. No Brasil, trabalhou na TV Globo e Globonews, e na Espanha atuou como correspondente freelancer para as duas emissoras. Atualmente, é gerente-executiva responsável por Projetos Especiais de Comunicação na Scania América Latina.
Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), responsável pela implantação de um conjunto de estratégias e projetos inovadores, voltados ao desenvolvimento sustentável da atividade mineral. Atua há mais de 25 anos no setor de meio ambiente e sustentabilidade e ocupou diversos cargos no IBAMA, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Integração Nacional. Foi consultor do Banco Mundial, BID, ONU e dos Governos da Espanha, Holanda e Japão.
É doutora em toxicologia e mestre em análise toxicológica pela USP. Foi professora titular de toxicologia PUC e exerceu as funções de perito criminal toxicologista do Instituto de Criminalística de Campinas e superintendente de toxicologia da Anvisa - gestão 2014-2016. Foi certificada pela ONU com o título de especialista em drogas de abuso. Atualmente, é coordenadora da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas do município de Campinas.
Ocupa atualmente o cargo de Diretora Estatutária do MASP. Atuou no museu durante quatro anos como Diretora Jurídica e de Relações Institucionais e membro do Conselho Deliberativo, tendo participado ativamente do processo de reestruturação da instituição. Formada em Direito pela PUC/SP, com especialização em Economia pela FGV, trabalhou nos escritórios Lilla, Huck Advogados e Advocacia Krakowiak. Cursou, ainda, "Faculdad de História del Arte" em Buenos Aires.
Advogado e sócio do escritório Warde Advogados, com atuação em acordos de leniência, investigações internas, compliance, processos administrativos sancionadores e relação entre as empresas e o Estado. Foi auditor-fiscal da Receita Federal por 29 anos e exerceu vários cargos na administração pública. Como Ministro da CGU, regulamentou a Lei Anticorrupção, que mudou o cenário do combate à corrupção empresarial.
Especialista de Sustentabilidade da Enel no Brasil, é pedagoga pela UERJ e pós-graduada em pedagogia empresarial. Tem grande experiência na elaboração de Relatório Anual de Sustentabilidade no modelo GRI, coordena o programa Parceiro Responsável para fornecedores, desenvolve projetos de voluntariado e de promoção da cultura da sustentabilidade. Recentemente participou do processo global de Due Dilligence em Direitos Humanos na Enel.
Cadeirante e formada em Fonoaudiologia pela PUC, atua, desde 1999, como consultora em inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência, à frente da i.Social, empresa que criou em parceria com Jaques Haber. O foco de seu trabalho é a inclusão no mercado de trabalho e já apoiou mais de 18 mil pessoas. Andrea é idealizadora do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência que, em 2018, realizou a V Edição.
Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, é graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras, mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha) e também já atuou como Oficial do Exército. É Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009 e tornou-se o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da pasta.
Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFF, possui 25 anos de experiência em marketing de consumo e atuou na L´Oréal, Johnson & Johnson e Coca-Cola Brasil e hoje é Diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil. Por meio da troca de aprendizados e encaminhamento de ações concretas busca acelerar a agenda de soluções para a segurança hídrica, em especial através do projeto Aliança Água+ que irá beneficiar 50 mil pessoas, em oito estados e mais de cem comunidades.
Advogado formado pela Faculdade de Direito de Joinville, é especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos. É sócio do escritório Wilson & Wilson Advogados, atuando nas seguintes áreas: Direito Civil, Direito Administrativo e Direito Empresarial. Em 2016, foi nomeado Juiz do Tribunal Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, cargo que exercerá até o final de 2018.
Mexicana-nicaraguense, radicada no Brasil desde 1995, Amalia E. Fischer P. é pesquisadora e ativista pelos Direitos das Mulheres desde 1975. Socióloga, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, foi professora na Universidade Nacional Autônoma do México, onde cofundou o Centro de Estudos da Mulher. É Fellow Ashoka e Synergos e é idealizadora, cofundadora e coordenadora geral do Fundo ELAS.
Idealizador e diretor-presidente do Instituto Akatu, é formado em Engenharia da Produção pela USP e é mestre e Ph.D. em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford. Atuou como executivo durante 22 anos em empresas nacionais e multinacionais, assim como em seus próprios negócios. É membro de Conselhos do One Planet Network da ONU Environment nos temas de informação ao consumidor e de educação para a sustentabilidade.
Juntou-se ao escritório Trench Rossi Watanabe em 2008 e atua nas áreas de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação. É mestre em direito pela Kings College London (LL.M.). Trabalhou no escritório de Londres de Baker & McKenzie em 2011, atuando no grupo de prática de Propriedade Intelectual. Formada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 2005 e pós-graduada em Propriedade Intelectual na Kings College London.
Formado em Administração Pública pela FGV, possui MBA em Finanças pelo Ibmec. Com mais de 20 anos de experiência, passou por diversas funções na Philip Morris International no Brasil e nos Estados Unidos nas áreas de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento de Negócio e mais recentemente liderou a função de Assuntos Corporativos para o Cone Sul (Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Chile).
Consultor, administrador de empresas e advogado. Eleito deputado federal por três mandatos, atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de SP e foi autor de parte da legislação ambiental brasileira. Participa de inúmeras organizações da sociedade civil e dirige seu escritório de consultoria ambiental.
Secretário Executivo Adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, organização que reúne cerca de 60 grandes empresas em torno do compromisso de respeito e promoção dos direitos LGBTI+. Também é Assistente de Projetos da Txai Consultoria e Educação, que atua em sustentabilidade e responsabilidade social, diversidade e direitos humanos, sobretudo para grandes empresas. Formado em Jornalismo e Artes Cênicas (UNICAMP), pós-graduado em Produção Executiva e Gestão de TV (FAAP).
Jornalista, é diretor executivo do Instituto Envolverde e editor da Agência Envolverde, passou por diversas redações da grande imprensa paulista, como Agência Estado, Gazeta Mercantil, Revistas Isto É e Exame, como repórter e editor de economia e finanças. Desde 1998, dedica-se a cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, educação, desenvolvimento e sustentabilidade empresarial.
Jornalista e cientista social. Fez mestrado em políticas públicas da comunicação. Desde 2010, trabalha na ARTIGO 19 em defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação. Acompanha o marco regulatório direitos digitais e participa da agenda nacional e internacional de governança da internet. É conselheira do CDUST - Conselho de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações da Anatel.
É diretora de Marketing na The Walt Disney Company Brasil, função que exerce desde seu ingresso na Companhia, em outubro de 2016. Anteriormente, Claudia ocupou a função de Diretora de Marketing e Comunicação da Faber-Castell. Iniciou sua carreira profissional em 1998, quando ingressou na Unilever Brasil como trainee de marketing. É bacharel em Administração de Empresas pela FGV e tem mestrado em Administração de Empresas pela Business School São Paulo.
É administrador de empresas com 25 anos de experiência profissional. Na Fundación Avina, foi gestor da área de Tecnologia para Mudança Social; coordenador geral do Fundo Latino-americano de Inovações Cívicas; coordenador da Iniciativa Latino-americana de Dados Abertos e representante da sociedade civil da América Latina no Comitê Executivo do Grupo de Trabalho de Dados Abertos da Aliança de Governo Aberto.
Graduado em Biologia Marinha pela UFRJ, com mestrado em Ecologia aplicada a Gestão Ambiental pela UFBA. Desde 1995, trabalha no Projeto TAMAR, colaborando com o programa nacional de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas no Brasil, onde é coordenador do Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca. Desde 2003, faz parte da Red de Especialistas en Tortugas Marinas del Atlantico Sur Occidental e em 2010, tornou-se membro do Marine Turtle Specialist Group.
Tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual diretor-presidente do Insper e, anteriormente, foi vice-presidente da instituição. Trabalhou como executivo no Itaú-Unibanco, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário no Ministério da Fazenda. Marcos foi professor assistente de Economia na FGV e na Universidade de Stanford.
Como diretor (filmmaker), produziu reportagens para o site das revistas Época São Paulo, Info e Época Negócios, dirigiu e roteirizou documentários para a Red Bull e, mais recentemente, dirigiu clipes para o Rico Dalasam e trailer para a série The Get Down da Netflix. Também atua como motion designer e designer gráfico. Nestas áreas já fez trabalhos para Red Bull, MTV, Absolut, Época SP, GQ, Instituto Sócio Ambiental e Fundação Tide Setúbal.
Assessor Sênior de Políticas e Incidência da Oxfam Brasil, é formado em Relações Internacionais, pós-graduado em Jornalismo e especialista em Direitos Humanos e Empresas com ampla experiência na sociedade civil organizada nacional e internacional. Já trabalhou na Oxfam Internacional, CARE, The Nature Conservancy, Vitae Civilis, Instituto Ethos e Greenpeace. Atualmente lidera os temas de direitos humanos, desigualdade e setor privado na Oxfam Brasil.
Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com MBA pelo International Management Development Institute, de Lausanne, na Suíça. Presidente do Conselho de Administração da InterCement, foi presidente da Alcoa América Latina, vice-presidente da Alcoa Inc. e membro do Conselho Administrativo da Alcoa Foundation.
Especializada em Gestão Estratégica de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, atua profissionalmente como consultora de empresas e organizações setoriais. É pesquisadora sênior e coordenadora de projetos de pesquisa na FIPE-USP. Professora doutora e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica da Sustentabilidade da Fundação Instituto de Administração, também é membro do Conselho Consultivo de Diversidade da Amcham.
Coordenador de Sustentabilidade da Natura, é graduado em Engenharia Ambiental (USP), com pós-graduação em Intervenção Sociais, Inovação e Empreendedorismo (Universidade de Coimbra). Realizou atividades relacionadas a avaliação do ciclo de vida, estudos de inventário de carbono e indicadores ambientais. Na Natura desde 2010, é responsável pela estratégia da biodiversidade e pelas diretrizes de sustentabilidade e rastreabilidade das cadeias de insumos vegetais.
Mestre e doutor em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, é Médico pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é diretor de Relacionamento Institucional do Instituto Israelita de Consultoria e Gestão Albert Einstein e supervisor do Programa de Residência Médica em Administração Hospitalar e Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein desde 2015.
Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, é bacharel em Relações Públicas e atua há 15 anos no desenvolvimento de projetos intersetoriais de promoção dos direitos da criança e do adolescente com foco na prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes incidindo em políticas públicas e privadas.
Formado em Direito, pós-graduado em Meio Ambiente e Sociedade, possui MBA com ênfase em Marketing e Inovação. Atualmente responde como Gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável na Leão Alimentos e Bebidas, uma join venture da Coca-Cola Brasil. Também é professor do Curso de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Fundação Getúlio Vargas (GVPEC/SP) e na Pós-Graduação em Gestão para Sustentabilidade do SENAC/SP.
É diretor regional de Voluntariado, Comunicação e Parcerias de Responsabilidade Social Empresarial na DIRECTV / AT&T Latinoamérica. Formado em Comunicação Social, tem pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável pela UADE (Universidad Argentina de la Empresa) e especialização em Administração pela Universidad Torcuato Di Tella.
Indígena Karipuna, é coordenador na Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira). Atuou como membro do Conselho Nacional de Povos Indígenas (CNPI), como suplente pela APIB (Articulação dos povos Indígenas do Brasil) e também como membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Kleber é mestre em antropologia social pela Universidade do Amazonas e formado em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá.
Gerente de Projetos do Imaflora, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialização em Agroecologia e Gestão Ambiental e tem MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas. Experiência de 17 anos em sistemas de produção tropicais na América Latina e desenvolvimento de mercados para produtos da agricultura familiar e sociobiodiversidade.
Engenheiro Mecânica (UFES) e com especializações em Engenharia de Manutenção (UFES) e Logística Empresarial (FGV). Com 19 anos de Sistema Petrobras, atuou em diferentes atividades de Comercialização, Marketing, Serviços, Logística e Suprimentos de Derivados e Biocombustíveis. Atualmente ocupa os cargos de Diretor Executivo da Rede de Postos da Petrobras Distribuidora e de membro do Conselho de Administração da Petrobras Biocombustíveis.
É responsável pelas Relações Institucionais do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web e do W3C Brasil. É especialista em Negociação pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas, sobre Governo Aberto. É Fellow do Programa da OEA de Governo Aberto nas Américas. É uma das editoras do documento do W3C Data on the Web Best Practices.
Premiada chef do Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem. De uma família de apreciadores da gastronomia, tem em sua memória afetiva uma forte ligação com a cozinha e com seus sabores. Formada pelo Culinary Institute of America (CIA), trabalhou com grandes chefs adquirindo experiência e um repertório rico em técnicas clássicas e de vanguarda. Além do Clandestino, Bel viaja o país com diversos projetos, que incluem aulas, palestras e eventos.
É um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, com mais de 20 anos de mercado. É CEO da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade e autor de Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP/2011), Escola de Líderes Sustentáveis (Elsevier/2013) e Sustentabilidade como Fonte de Inovação (Ideia Sustentável/2016), entre outros. É também idealizador da Plataforma Liderança Sustentável.
Coordenador geral de Governo Aberto e Transparência, é servidor de carreira há 24 anos. Já realizou atividades de auditoria, de fiscalização e de ouvidoria e está há 10 anos na área de prevenção da corrupção, com a implementação da Lei de Acesso à Informação, Empresa Pró-Ética, entre outras. Participou como representante da CGU no GT do Pacto Global e na coordenação geral de Governo Aberto e Transparência.
É diretor de Operações da Estre Ambiental. Com bacharelado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Nove de Julho, tem MBA pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Está na Estre Ambiental desde 1999, tendo ocupado cargos como Gerente Operacional e Superintendente Operacional.
É gerente sênior de Relações Científicas da Souza Cruz, empresa na qual trabalha há mais de 25 anos, tendo construído uma sólida carreira nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Relações Públicas e com o governo. Atualmente é responsável pelo engajamento estratégico na área de redução de danos com o governo, a comunidade científica e autoridades de saúde pública. Ana é mestre em Ciências pela Universidade Federal Fluminense, onde também se formou em Farmácia.
Assessor do programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais na Conectas Direitos Humanos. Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2017). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP (2005). Advogado, com experiência nos sistemas global e regional de proteção de direitos humanos e litígio em casos de violações de direitos humanos por empresas.
Head de Riscos & Compliance da Protiviti, braço de consultoria da ICTS, é professor de Compliance da FIA Business School, membro do GT Integridade do Ethos, e certificado CCEP-I. Graduado em Administração de Empresas pela FEA/USP, tem MBA em Marketing pela ESPM e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Possui ampla experiência em auxiliar as organizações a gerirem os seus riscos e a implementarem programas efetivos de compliance.
Atua no CEERT, nas áreas de Gênero e Raça, com ênfase nos campos de educação e de diversidade no mercado de trabalho. É graduada em História pela PUC, mestre em Estudos de Gênero e Teoria Feminista pela UFBA, e atualmente é doutoranda em História Social na USP. Além disso, é autora da publicação “Somos todas rainhas” (2012) e uma das autoras do livro "Mujeres afrodescendientes en América Latina y el Caribe: Deudas de igualdad" (2018), organizado pela CEPAL.
Formada em Engenharia Civil pela UFF, tem pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ), em Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas (UFRJ - COPPE) e formação em programa sobre Mudança do Clima pela University of East Anglia (UEA). Admitida na Petrobras em 2006, para a área ambiental corporativa, tendo coordenado diversos projetos de mitigação da Mudança do Clima. Desde 2017 ocupa a função gerencial na área de Responsabilidade Social da companhia.
É doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e tem pós-doutorado em Filosofia pela mesma Universidade (2000). É curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) desde 2007. É autor de diversas publicações relacionadas à arte.
Cientista social (PhD em Relações Internacionais), é gerente de Sustentabilidade da Alcoa, membro do Conselho Orientador do Ethos e preside o Comitê de Sustentabilidade da Mineração Rio do Norte e o Comitê de Impacto Social do CEBDS. Atuou em ONG, governos e academia.
Formada em Secretariado Executivo Trilíngue com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Atua há mais de 12 anos na Assessoria de Responsabilidade Social como Gestora dos Programas de Voluntariado Empresarial e Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu Binacional. Desde 2011 integra uma das cadeiras no Comitê Gestor do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e representa o Brasil na International Association for Volunteer Effort há dois mandatos.
Diretora das áreas de Regulatório, Jurídico, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da BRK Ambiental, é graduada em Direito pela USP com LL.M pela New York University School, pós-graduada em Direito Societário e Tributário pela FGV, especialista no Setor de Energia pela ABCE (Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica) e certificada nas áreas de administração e compliance.
Possui graduação em Agronomia e mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) em programa sanduiche na University of Guelph (Canadá) e Universidade Federal de Viçosa (2001). Atuou como docente de Fitopatologia pela (FESURV/UniRV-GO) e de Microbiologia Ambiental pela PUC-Campinas. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lotado na Embrapa Meio Ambiente desde 2001.
Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, é graduado em Ciências Contábeis (UnB) e Ciências Econômicas (UDF) e especialista em Auditoria Interna e Externa. Ocupou diversos cargos comissionados na administração pública federal e desde 2013 vem desempenhando a atividade de Chefe das Assessorias Especiais de Controle Interno nos Ministérios do Trabalho e Emprego, Comunicações e atualmente na Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
É coordenadora executiva do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT) e professora de psicologia social da Universidade de Austin, nos Estados Unidos. Doutora em psicologia pela USP, faz consultoria empresarial sobre diversidade e atuou no projeto “Valorização da Diversidade”, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É autora de diversos livros, entre eles “Identidade, Branquitude e Negritude – Contribuições para a Psicologia Social no Brasil”, lançado em 2014.
Formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pela Escola Técnica Federal de São Paulo, com graduação em Engenharia Elétrica, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV e em programa de empreendedorismo da Babson College. Atua há mais de 20 anos em soluções industriais e de energia em Sistemas Elétricos, Mecânicos, Engenharia e Manutenção e trabalhou em empresas como Siemens e ABB. Atualmente é Gerente do Segmento Eólico na SKF.
Formada em Economia pela PUC-RJ e ex-executiva do J.P. Morgan, em Nova York, a carioca Bianca Laufer criou a Greenpeople após apaixonar-se pelo suco prensado a frio em uma viagem de férias ao Havaí. O interesse, que sintetizava os novos estudos pelo Institute of Integrative Nutrition (IIN) e aparecia ainda como uma elaboração da anorexia experimentada na adolescência, foi transformado em negócio em 2014, ainda na cozinha de casa.
Graduada em Administração de Empresas pela PUCCAMP, com especialização em Gestão Responsável pela Fundação Dom Cabral e Administração pela Universidade de Berkeley. É gerente de Sustentabilidade no Itaú Unibanco e há mais de 15 anos trabalha em grandes empresas com o desafio de integrar as questões socioambientais aos negócios.
Graduado em Artes Visuais pela Unesp, faz jornalismo ilustrado desde 1994 e já publicou ilustrações e charges em veículos tradicionais nacionais e internacionais. Hoje, além de atuar no mercado editorial como autor, é jornalista, ilustrador e gerencia ferramentas digitais no site Ponte Jornalismo. Seu livro infantil 'Meu Pai Vai Me Buscar na Escola' recebeu o selo Cátedra Unesco de Leitura em 2016 e entrou no programa para escolas PNLD 2018 e recebeu diversos prêmios.
É Administradora Interina da S&P Gobal Ratings no Brasil, Advogada Geral Associada e Líder da área Legal e de Assuntos Regulatórios para a América Latina. Anna ingressou no escritório da S&P Global Ratings em São Paulo em 2013 e atualmente é responsável pela assessoria jurídica para todas as questões corporativas, comerciais e regulatórios para o Brasil, Argentina, México, Colômbia, Panamá e Chile. Anteriormente, foi Associada Sénior da Trench, Rossi e Watanabe.
É diretora executiva do Instituto Promundo, uma ONG internacional que trabalha a nível nacional e internacional no envolvimento de homens e rapazes na igualdade de gênero. É também pesquisadora do Centro de Estudos Sociais desde 2000. Graduada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é mestre em Sociologia pela mesma Faculdade e doutora em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha.
É bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora e mestre em Ciência Política pela mesma Universidade, e certificada em Gestão de Projetos pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá). É consultora do Centro de Conhecimento Anticorrupção.
Veterana do movimento social pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, é especialista em Medicina de Reabilitação e estudiosa das tecnologias assistivas. Foi a primeira Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Preside o Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, abrangendo 17 unidades operacionais.
É Diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Antes de ingressar na instituição, em 2014, exercia a função de diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), tendo também passado por postos executivos na Terracal Alimentos e Bioenergia e na Suzano Papel e Celulose. É engenheiro agrônomo (USP), com MBA pela Kellogg School.
Professor de Clínica Geral da USP, é mestre em Medicina de Família pela Universidade de Western Ontário e doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e atualmente também é Diretor Médico da Amparo Saúde.
Dirige a área de Governança e Bens Públicos para América Latina e coordena os programas da Fundación Avina no Brasil, organização que promove processos colaborativos enfocados em estratégias de acesso à água, ação climática, finanças sustentáveis, reciclagem inclusiva, progresso social, migrações, cidades sustentáveis, tecnologia para a mudança social e inovação política.
Educadora. Professora aposentada de Educação Física, ganhou projeção nacional após um depoimento emocionante na Festa Literária de Paraty, em 2017. Destaca-se como uma voz na luta contra o racismo e pela educação, tendo participado de palestras, eventos e entrevistas por todo o país. foto: João Claudio de Sena
Líder da Conservação Internacional (CI) no Brasil interino e Diretor de Desenvolvimento e Comunicação, Mauricio representa a CI no Brasil, onde atua desde 2014. É formado em Hotelaria e Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Gestão Estratégica/Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Advogada e compliance officer, é mestre e especialista em Bioética pela UnB e bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Atuou em diversos órgãos públicos e atualmente é coordenadora de Órgãos de Controle e Compliance da Firjan, ouvidora da Firjan, coordenadora do Comitê Executivo de Integridade da Firjan e coordenadora da Comissão de Estudos Especiais (CEE) 309 da ABNT.
É diretora de Cidadania Corporativa e Gestão de Marca na Walt Disney Company Latin America, onde trabalha desde 1996. Responsável pela estratégia de Gestão Sustentável e Relações com a Comunidade, também zela pela reputação da marca Disney na região. É advogada pela Universidade de Buenos Aires com pós-graduação em Recursos Humanos, em Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade e em Cidadania Corporativa pelo Boston College.
Administradora e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela UNIFACS Laureate International Universities. Profissional com mais de 10 anos de experiência em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente está como responsável global de Direitos Humanos na Braskem, onde atua desde 2012.
Fabio Abdala é brasileiro, cientista social, mestre em ciência política, doutor em relações internacionais. Experiência profissional de 20 anos nos setores privado, público, terceiro setor e academia. Atualmente é Gerente Regional de Sustentabilidade da Alcoa para a América Latina e Caribe. Está na Alcoa desde 2007, quando assumiu a coordenação do programa Juruti Sustentável.