top of page
É superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil). Graduada e mestre em administração de empresas e doutora em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), é professora pesquisadora dos cursos de graduação e lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Integra o corpo de pesquisadores e consultores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e é conselheira e vice-presidente de Relações Externas do Conselho Regional de Administradores de São Paulo.

CLAUDIA FORTE

É diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Grupo Carrefour Brasil. Economista pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-graduado em Estatística e Qualidade pela mesma instituição, atuou como diretor de Qualidade no Bank Boston e como superintendente de Relacionamento com Clientes no Banco Santander. Além disso, foi responsável pela criação da área de Sustentabilidade no Grupo Carrefour e hoje é diretor-presidente do Instituto Carrefour Brasil.

PAULO PIANEZ 

Diretor-presidente e um dos fundadores do Instituto Akatu, é formado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e mestre e doutor em engenharia industrial pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Por 22 anos atuou como executivo em empresas nacionais e multinacionais. Foi secretário no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e é um dos fundadores do Instituto Ethos. É membro de conselhos e comitês, na Osesp, no Grupo Pão de Açúcar, na Unilever e na Dow Chemical.

HELIO MATTAR

Diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente, atua no órgão desde 1994 e já passou por áreas como a Assessoria Internacional, o Serviço Florestal Brasileiro e a Agência Nacional de Águas. É graduada em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especializada em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e em gestão governamental e políticas públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

RAQUEL BREDA DOS SANTOS

É consultora sênior no Mexican Institute for Competitiveness (IMCO), cuja missão é mapear e analisar as políticas públicas do México. Além disso, passou pelo Compartamos Bank, onde atuou como gerente de Modelos Inovadores, e pelo Citi, como analista de riscos. Também é cofundadora do Club Idea.

ANA OGARRIO MERELES

Gerente corporativo de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, é graduado em engenharia mecânica, especializado em segurança do trabalho, ergonomia e higiene ocupacional e mestre em meio ambiente. Atua há mais de 20 anos nos setores químico, petroquímico, de óleo & gás, e de mineração. É certificado em liderança e sustentabilidade pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), pelo Institute for Management Development (IMD), pela Universidade Cambridge e pela Fundação Dom Cabral. Atualmente, lidera o movimento “Menos Perda Mais Água” do Pacto Global, em conjunto com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

MARIO PINO

É consultora sênior de Sustentabilidade no escritório da América Latina e do Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Tem mais de 20 anos de experiência na Organização das Nações Unidas (ONU) e é membro do grupo de consultoria em sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

EMMA TORRES

É consultora da Transparência Internacional no Brasil. Formada em gestão de políticas públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each/USP), foi gerente de Estratégia Governamental da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Osasco, diretora de Desenvolvimento Institucional da Amarribo Brasil, secretária da Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci). Além disso, atuou na campanha e coleta de assinaturas pela Lei da Ficha Limpa e integrou o comitê do projeto Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios, do Instituto Ethos.

NICOLE VERILLO

É mestre em jornalismo pela Universidade Columbia. Presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) desde julho de 2015, foi editora sênior da revista Exame em Brasília e representante da Online News Association no Brasil. Também foi sócia da consultoria PATRI Políticas Públicas.

ANGELA PIMENTA

Procurador do Ministério Público do Trabalho, é graduado em direito pela Faculdade de Direito das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso e pós-graduado em direito processual do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

JONAS RATIER MORENO

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em jornalismo literário, foi coordenadora de Comunicação do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT). Como militante, integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira). Em 2014, fez parte do Programa de Jovens Líderes realizado pela ONU Mulheres e pela Secretaria de Juventude. Em 2015, foi uma das organizadoras da Marcha das Mulheres Negras em Brasília. Além disso, é uma das responsáveis pela comunicação da Feira Preta e colunista da Calle 2.

JULIANA GONÇALVES 

É diretor executivo do Instituto Cyrela. Engenheiro industrial metalúrgico, tem MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e especialização pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), além de ser certificado pela Harvard Business School, Universidade Bentley, Kellogg Graduate School of Management e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Integra o conselho das seguintes organizações: Instituto Gesc, Instituto Paradigma, Junior Achievement do Brasil, Instituto Samuel Klein, Programa Vivenda e Conselho da Cidade de
São Paulo.

ISRAEL ARON ZYLBERMAN

Engenheiro florestal, consultor e empreendedor social na área de sustentabilidade, florestas e clima. Coordena o Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG) e o Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas). É também colunista de O Globo e Revista Época Negócios. Foi diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, diretor executivo do Imaflora e curador do Blog do Clima.

TASSO AZEVEDO

É coordenadora executiva do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (Ceert) e professora de psicologia social da Universidade de Austin, nos Estados Unidos. Participou do Grupo Assessor da ONU Mulheres e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), dá consultoria sobre diversidade a várias empresas e atuou no projeto “Valorização da Diversidade”, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É autora de diversos livros, entre os quais “Identidade, Branquitude e Negritude – Contribuições para a Psicologia Social no Brasil”, lançado em 2014.

CIDA BENTO

Coordenador do departamento jurídico do Sindicato dos Professores de São Paulo e da Federação dos Professores de São Paulo, é advogado, militante da Consulta Popular e ex-presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo.

RICARDO GEBRIM

É presidente da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma) e diretor da Roundtable on Sustainable Palm Oil e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Engenheiro de alimentos pela Unifeb, é pós-graduado em aspectos técnicos e produção de óleo de palma pelo Palm Oil Research Institute, na Malásia, e em trading internacional de óleos e gorduras pela Federation of Oils, Fats and Seeds Association, na Inglaterra, além de ter MBA em responsabilidade social e em comércio internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e em gestão do comércio internacional pela Universidade Pièrre-Mendes France. Também é membro do Comitê Executivo do Palm Oil Innovation Group e diretor executivo do Grupo Agropalma.

MARCELLO BRITO

Diretora de infraestrutura inteligente da Nature Conservancy na América Latina, foi secretária nacional de Biodiversidade e Florestas no Ministério do Meio Ambiente. É graduada em ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se especializou em políticas públicas pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Publicou artigos e livros sobre desmatamento, incêndio florestal, construções de rodovias e seus impactos, desenvolvimento sustentável na Amazônia, compatibilização entre agricultura e florestas e sistemas nacionais de licenciamento ambiental em revistas científicas, como a Nature, Conservation Biology, Science e
PLOS One.

ANA CRISTINA BARROS

Gerente da divisão de Planejamento de Compras da Itaipu Binacional, é coordenadora do Programa de Compras Sustentáveis e de Desenvolvimento de Fornecedores. Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduada em finanças, esteve à frente da elaboração do “Roteiro de Compras Sustentáveis” e do “Código de Conduta” da companhia em que atua.

DANIELE TASSI

SIMIONI GEMAEL

Fundadora do Instituto Modo Parités, empreendimento social com foco em gestão para a inclusão social e sustentabilidade. Trabalhou como executiva da área de relações corporativas, comunicação, sustentabilidade e diversidade em instituições privadas, públicas e do terceiro setor. É presidente adjunta do Comitê de Sustentabilidade do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e membro-diretora da Rede Empresarial de Inclusão Social. É professora de gestão estratégica de diversidade e inclusão no Instituto Mauá. Tem formação em coaching e em psicoterapia analítica de grupo. É graduada em jornalismo, pós-graduada em filosofia e tem MBA em gestão de negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

IVONE SANTANA

Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em comunicação estratégica pela Universidade de São Paulo (USP), é sócio da Avesso Sustentabilidade. Atua como consultor de grandes empresas nacionais e multinacionais em projetos de desenvolvimento local e gestão da sustentabilidade e também com planejamento e gestão de organizações do terceiro setor. Foi gerente de comunicação e diretor executivo adjunto do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife). É membro do Conselho Estratégico do Projeto Casulo.

JUDI CAVALCANTE

Diretora sênior de Categorias da Coca-Cola Brasil, graduou-se em publicidade e propaganda pela Universidade Federal Fluminense e trabalha há 23 anos com marketing de consumo. Atuou em multinacionais como a L’Oréal e a Johnson & Johnson. Integra a equipe da Coca-Cola Brasil desde 2002, tendo sido gerente de Marketing Regional e diretora de Marketing de Refrigerantes. Além disso, participou em 2013 de um projeto global na sede da Coca-Cola Company,
em Atlanta.

ANDRÉA MOTA

É sócia diretora da PATRI, onde trabalha há 10 anos. Formada em direito pelas Faculdades do Brasil (UniBrasil), trabalhou no Ministério Público, na Defensoria Pública do Paraná e no escritório de advocacia trabalhista Mallet Advogados Associados.

JÚLIA ESMANHOTO

DE CARVALHO

Gerente jurídico do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), é idealizador e docente do “Curso de Formação em Compliance Anticorrupção para o Setor de Energia” dessa instituição de ensino. Pós-graduado em direito empresarial e direito societário e mercado de capitais pela FGV (Fundação Getulio Vargas), atuou tanto in-house como outside counsel em grandes escritórios de advocacia. Responsável pela gestão do departamento jurídico do IBP, lida com questões relacionadas a mecanismos anticorrupção e compliance em diferentes níveis de atuação.

MAURICIO BOVE

É presidente da Fundação Renova e fundador e acionista da Amata S.A. Integrou conselhos de instituições como Forest Stewardship Council (FSC), WWF, Global Reporting Initiative (GRI), Ethos, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Foi presidente da Amata e da Orsa Florestal e executivo de empresas farmacêuticas. É biólogo e mestre em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP).

ROBERTO WAACK

É analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo. Atualmente, desenvolve projetos de prevenção da corrupção, controle social e transparência na Coordenadoria de Controle Interno da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. É integrante do Programa para Promoção de Governos Abertos nas Américas e da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute. Tem bacharelado em jornalismo e fez mestrado em educação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), é especializada em transparência e combate à corrupção pela Universidade do Chile e cursa graduação em ciências da computação.

FERNANDA CAMPAGNUCCI

Advogado e especialista em direito eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é membro, cofundador e diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e participou ativamente da elaboração do projeto e da efetivação da Lei da Ficha Limpa. Além disso, é presidente da Comissão contra o Caixa-Dois nas Campanhas Eleitorais e membro da Comissão de Controle Social e Gastos Públicos da Ordem Brasileira, ambas da Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP). É também presidente do Centro Santos Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e conselheiro de Transparência do Estado de São Paulo, representando a OAB-SP.

LUCIANO CAPARROZ

DOS SANTOS

É professor de graduação e pós-graduação em administração pública e economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), pesquisador principal do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público da FGV e pesquisador afiliado do Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Doutor em economia pela FGV e pós-doutor em economia urbana pelo MIT, é diretor de Inovação da São Paulo Negócios, da Prefeitura de São Paulo.

CIRO BIDERMAN

É coordenador de Políticas LGBT da cidade de São Paulo e diretor licenciado da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Foi membro do Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República, representante do Brasil na Reunião Especializada de Juventude do Mercosul, secretário de juventude da ABGLT e membro da Comissão Executiva do Fórum Paulista LGBT. Além disso, integrou a Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais do Ministério da Saúde e atuou como assessor de políticas para juventude da Prefeitura de São José do Rio Preto, quando presidiu o Conselho Municipal do Orçamento naquela cidade.

ALESSANDRO MELCHIOR

Pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), é graduada em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em organização industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participa de projetos de pesquisa em políticas públicas para o clima, buscando articular demandas e visões de órgãos governamentais, do setor empresarial e da sociedade civil. Um dos assuntos a que se dedica é o uso de instrumentos econômicos na regulação de questões ambientais.

INAIÊ TAKAES SANTOS 

É jornalista, com ampla experiência em redações da grande mídia impressa, internet e rádio, mestre em comunicação, especialista em análise da mídia, conferencista internacional e autor de seis livros. Único jornalista brasileiro convidado pelo Prêmio Nobel Gabriel García Márquez a participar do projeto “Jornal Ideal”, em 1998, na Colômbia e no México. Figurado na pesquisa “Os 100 mais admirados jornalistas brasileiros”, organizado pela Jornalistas&Cia e Maxpress, em 2014. Criou o primeiro jornal brasileiro em versão online, O Estado de São Paulo, em 1998, site vencedor do Prêmio iBest.

LUCIANO MARTINS COSTA

É CEO do Instituto Alana, conselheiro do Greenpeace, do Gife e da Atletas pelo Brasil. Formado em direito, com MBA em economia do setor público pela Fundação Instituto Pesquisas Econômicas (Fipe), foi um dos criadores da marca Projeto Terra, pioneira no conceito de fair trade no Brasil. Cofundou a Maria Farinha Filmes (“Criança, a Alma do Negócio”, “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca” e “O Começo da Vida”) e o coletivo de comunicação 2020.

MARCO NISTI

Empresário do ramo de saúde há 20 anos, é engenheiro químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em gestão financeira pela Estácio de Sá e certificado em quality engineer pela American Society for Quality Control e em auditoria de sistema de gestão da qualidade pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade.

GLÁUCIO PEGURIN LIBÓRIO

Psicólogo e historiador, criou a TV Cubo e a Rádio XILIK, em 1985. É coautor do livro “Rádios Livres” e “A Reforma Agrária no Ar”. Realizou exposições como artista plástico, entre elas Adote um Satélite e VideoBrasil, no Museu de Imagem e Som (MIS), em São Paulo. Fundador e curador do Festival do Minuto, realizou filmes de curta e longa metragem, entre eles “Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos”, “Um Pouco Mais um Pouco Menos” e “Ato, Atalho e Vento”.

MARCELO MASAGÃO

É gerente e responsável pelos programas do Instituto C&A “Melhores Condições de Trabalho” e “Combate ao Trabalho Forçado e Trabalho Infantil na Indústria da Moda”. Com significativa experiência em organizações sem fins lucrativos, trabalhou com pesquisa e advocacy em políticas públicas, e produção e disseminação de conhecimento em redes de aprendizagem internacionais. Teve passagens pela Oxfam Internacional, onde coordenou a criação da Oxfam Brasil. É formada em ciência política e estudos da américa latina pela McGill University, no Canadá, e tem mestrado em administração pública e governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

NINA BEST 

É pesquisadora sênior e representante do Centro de Informação sobre Empresas e Direitos Humanos para Brasil, Portugal e países africanos de língua portuguesa. Uma das fundadoras da Conectas Direitos Humanos, foi consultora da Open Society Initiative, assessorou o governo de São Tomé e Príncipe e foi coautora de um projeto de pesquisa coordenado pelo International Commission of Jurists, em parceria com a Conectas. Teve também passagens pelo African American Policy Forum, pela Faculdade de Direito de Columbia, pelo Center for Reproductive Rights e pelo Instituto Pólis. Estudou na Universidade de Columbia e na Universidade de São Paulo (USP), e é bacharela em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

JULIA NEIVA

É gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço Eco, organização da sociedade civil mantida pela Basf. Atuou como gerente de Diversidade e Inclusão da Basf para a América do Sul, além de ter coordenado a área de Licitações e Marketing da Suvinil. Também foi chefe de gabinete da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, participou da diretoria do Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e integrou a assessoria especial do Governo do Estado de São Paulo.

GUILHERME BARA

Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de Compras Corporativas e Públicas (Ibecorp) e editora da revista NextBuy, é graduada em administração e tem MBA pela Business School São Paulo. Foi membro do Conselho de Administração da International Federation of Purchasing and Supply Management (IFPSM) e fundou o Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras, tendo sido presidente do órgão por dois mandatos. É palestrante em eventos internacionais como o CHaINA, o maior evento de compras e supply chain da Ásia, e professora de pós-graduação em gestão estratégica de compras do Ibecorp.

MARTHA VERÇOSA 

Coordenador de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, é biólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestre em conservação e gestão de biodiversidade pela Universidade de Barcelona, mestre em gestão econômica do meio ambiente pela Universidade de Brasília (UnB) e tem MBA em gestão de projetos. Atuou no setor privado, no terceiro setor, na cooperação internacional e em instituições de pesquisa com temas relacionados a biodiversidade, sustentabilidade, mudanças climáticas, energia e alternativas econômicas para a conservação.

ANDRÉ NAHUR

Coordena a equipe do Programa de Combate ao Trabalho Escravo do escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e está à frente do projeto “Consolidando e Disseminando Esforços para Combater o Trabalho Forçado no Brasil e Peru”. É membro titular da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e de sua comissão executiva. Formou-se em direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e em administração de empresas pela Universidade Macquarie, na Austrália, e tem MBA em gestão de projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

LUIZ ANTONIO MACHADO

É diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). Graduado em administração de empresas, liderou projetos de transformação organizacional no varejo de vestuário, bem como ações setoriais de grande impacto na cadeia de valor têxtil brasileira. Integra os conselhos do projeto “Tecendo Sonhos”, da Alinha, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtêxtil) e do Conselho Superior do Meio Ambiente (Cosema).

EDMUNDO LIMA

É gerente corporativa do Instituto Lina Galbani, fundado no Grupo Galvani, que tem como foco de atuação o desenvolvimento comunitário das localidades impactadas pela empresa. Graduada em administração pela Fundação Getulio Vargas, atuou no Instituto Fonte e no Instituto Ethos, além de integrar o Conselho Fiscal do Instituto do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO)

TATIANA MISCHAN

Gerente global de Relações Ambientais da Votorantim Cimentos, é formada em engenharia química pela Universidade de Minas Gerais e tem MBA em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral. Possui mais de 20 anos de experiência em meio ambiente e sustentabilidade no setor de cimento e, antes da Votorantim, trabalhou na LafargeHolcim, na área de Recursos Renováveis.

PATRÍCIA MONTEIRO MONTENEGRO

É gerente sênior do Fundo Newton, gerenciado pelo Conselho Britânico. Cientista política e mestre em desenvolvimento social aplicado e planejamento e administração do desenvolvimento pela University College London, tem ampla trajetória na direção de processos de planejamento, gestão e avaliação, especialmente de projetos de responsabilidade social corporativa e programas de desenvolvimento internacional.

DIANA DASTE

Sócia da área de Consultoria Empresarial e especialista em Mídia da Deloitte. É expert em processos de marketing e comunicação, análise estratégica de negócios e elaboração de business plan, estudos de inteligência de mercado, diagnóstico e redesenho de estratégias de comunicação & branding, e estudos de viabilidade mercadológica e econômica.

HELOISA MONTES

É diretor editorial da Exame, onde atua há 18 anos. Trabalhou na revista como editor de economia, editor executivo e redator-chefe. Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em história econômica pela London School of Economics, foi correspondente em Paris, editorialista, editor de economia e repórter especial da Folha de São Paulo.

ANDRÉ LAHÓZ

Advogado e mestre em planejamento urbano e regional pela Universidade de São Paulo (USP), é assessor de Relações Internacionais do Instituto Pólis e membro da equipe da Plataforma Global do Direito à Cidade.

RODRIGO LACOVINI

Líder comunitário, dedica-se atualmente ao Plano de Desenvolvimento Local do Distrito Jaraguá, promovido pela Natura no âmbito do projeto Comunidade Viva. Também é conselheiro gestor da AMA/UBS-Piauí. Foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo no Dia Municipal da Defesa Civil, por serviços prestados à cidade em períodos de calamidade.

MAURICIO FLORINDO

É apresentador, jornalista e coordenador-geral do programa Brasilianas.org, na TV Brasil. Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), é diretor-superintendente da Agência Dinheiro Vivo e comentarista econômico do Jornal Repórter Brasl, da TV Brasil e da Rádio EBC. Escreve no blog Luís Nassif e no portal de mesmo nome.

LUÍS NASSIF

Fundador da Townflix e da Migraflix, projeto social voltado para a independência econômica e o empoderamento de imigrantes, que ministram workshops e atividades culturais relacionadas à culinária, arte gráfica, música e dança. Em janeiro, deu início ao Mazeej, banda formada por refugiados sírios, libaneses, palestinos e brasileiros judeus. Economista empresarial formado pela Universidade Torcuato di Tella, na Argentina, recebeu o prêmio Global Business and Interfaith Peace.

JONATHAN BEREZOVSKY

Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil, é responsável pela agenda de sustentabilidade da empresa. Recentemente, assumiu também a diretoria executiva do Instituto Coca-Cola. É bacharel em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), especializado em empreendedorismo social pelo Insead, em Cingapura, e mestre em administração de empresas pela mesma instituição.

PEDRO MASSA

Há 15 anos é gestor cultural do Itaú Cultural. Também é secretário-geral da Associação Nacional de Entidades Culturais Não Lucrativas (Anec), conselheiro da Fundação Bienal, conselheiro do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e membro do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

EDUARDO SARON

É secretária executiva da Rede Brasil do Pacto Global. Advogada, com mestrado em direito comparado pela Universidade da Flórida e em direito ambiental pela Université Panthéon Sorbonne, foi coordenadora-geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, diretora executiva do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), coordenadora jurídica do WWF-Brasil, além de ter trabalhado no Departamento de Apoio ao Conselho Nacional do Meio Ambiente.

BEATRIZ MARTINS CARNEIRO

Professor de pós-graduação da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pesquisador do Núcleo de Estudos do Futuro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Está concluindo seu doutorado em governança local e cidades sustentáveis pela PUC-SP e pela Leuphana Universität Lüneburg. Em 2016, fez um treinamento em mudança climática com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e agora integra a rede mundial de líderes do Climate Reality Project.

DIEGO CONTI

É coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA). Além disso, integra a Direção Executiva da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), representa o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento no Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa), é parte do Conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e está no Conselho Diretor do Instituto Centro de Vida (ICV) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). É também associada, fundadora e membro do Conselho Diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e da organização Uma Gota no Oceano.

ADRIANA RAMOS

É professor de direito da concorrência e direito econômico da Universidade Federal do Paraná e doutor. Doutor em direito comercial e livre-docente em direito econômico pela Universidade de São Paulo (USP), foi visiting scholar na Universidade Yale. É autor de “Regulação e Direito Concorrencial – As Telecomunicações” e “Democracia e Regulação das Redes Eletrônicas de Comunicação – Rádio, Televisão e Internet”.

ALEXANDRE DITZEL FARACO

Assistente social, consultora organizacional de gestão de talentos humanos e gestão do terceiro setor. Exerce a direção executiva da Rede Observatório Social do Brasil, tendo sido uma de suas fundadoras em 2008. Participou da criação de 90% dos 110 observatórios sociais em 19 estados brasileiros.

Realizou mais de 90 palestras sobre transparência e controle social dos gastos públicos.

RONI ENARA RODRIGUES

Diretor de operações do Sesi, atua no Sistema Indústria desde maio de 2010. Além disso, integra o Conselho Fiscal Suplente da BR Foods e o Conselho Estratégico do Canal Futura. É formado em administração de empresas pela Faculdade de Administração Champagnat e tem MBA em formação de altos executivos pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ) e em gestão de negócios internacionais pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

MARCOS TADEU DE SIQUEIRA

É líder de Diversidade e Inclusão na IBM Brasil. Formada em gestão de recursos humanos e pós-graduada em psicologia organizacional pelo Mackenzie, representa o Comitê Gestor do Fórum de Empresas e Direitos LGBT desde 2014 e faz parte da Aliança para Empoderamento da Mulher.

ADRIANA FERREIRA

Diretor e roteirista de cinema, TV e realidade virtual, é formado em comunicação social pela Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-graduação com foco em documentários pela San Francisco State University, nos Estados Unidos. Dirigiu um longa-metragem de ficção e dois documentários e vários programas e séries de televisão, além de mais de 500 filmes publicitários. É sócio da produtora de cinema Academia de Filmes, onde dirige a maioria de seus trabalhos. Lançou recentemente “Rio de Lama”, documentário de curta-duração sobre a tragédia ambiental em Mariana, e acabou de filmar um curta-metragem sobre os índios do Xingu e seus dramas com as queimadas, também em realidade virtual.

TADEU JUNGLE

É gerente industrial da Klabin, das unidades Otacílio Costa e Correia Pinto, em Santa Catarina.

Bacharel em administração de empresas pela Universidade Luterana do Brasil, com pós-graduação em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas, atua no setor de papel e celulose há 31 anos, com mais de 15 anos de experiência gerencial.

JOSUÉ DA SILVA VARGAS

Diretora de Sustentabilidade da Amil, é médica pediatra, pós-graduada em administração hospitalar e tem MBA em gestão no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ). Está na Amil desde 1975, onde começou chefiando o Serviço de Terapia Intensiva Pediátrica e já foi diretora de vários hospitais do grupo e superintendente de sua rede de hospitais

ODETE FREITAS

É diretor executivo do WWF-Brasil. Foi diretor de Sustentabilidade dos bancos ABN AMRO Real e Santander. Já atuou nas áreas de Private Banking, Produtos e Planejamento Estratégico em organizações como Lloyds Bank e Eletricidade de Portugal. Foi membro do Conselho Orientador do Instituto Ethos e presidente do Comitê de Sustentabilidade da Amcham e do Comitê Técnico de Finanças Sustentáveis do Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds).

CARLOS NOMOTO

É diretora de Sustentabilidade e Comunicação da AMAGGI e executiva da Fundação André e Lucia Maggi. Formada em relações internacionais pela Universidade Estácio de Sá, tem certificado Master Business Economics (MBE) em responsabilidade social, além de ser MBA em comunicação corporativa pela Unesa. É também coordenadora do GT de Alimentos e Agricultura na Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas.

JULIANA DE LAVOR LOPES

Consultor da Hora H, é engenheiro civil formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em engenharia de transportes pela mesma instituição de ensino. Trabalhou no Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia, na Engevix e na Ductor, além de ter atuado na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

HORÁCIO FIGUEIRA

É diretor executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Tem experiência no setor de telecomunicações, tendo atuado em grandes empresas multinacionais e nacionais, como Alcatel, NEC e Embratel. Administrador, pós-graduado em políticas públicas e especialista em regulação, trabalhou na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

CARLOS FIGUEIREDO

Ex-atleta de futebol, iniciou sua carreira no Botafogo, passando pela Ponte Preta e chegando ao São Paulo, onde conquistou títulos como o Brasileiro de 1991, as Libertadores de 1992 e 1993 e a Copa Intercontinental de 1992. No Paris Saint-Germain, foi um dos principais ídolos do clube, ficando até 1998, quando retornou para o São Paulo. Foi campeão da Copa do Mundo de 1994. É fundador e membro da diretoria da Atletas pelo Brasil e da Fundação Gol de Letra.

RAÍ OLIVEIRA

Há mais de quatro décadas trabalhando em televisão, José Raimundo tem uma vasta experiência em coberturas jornalísticas no Nordeste. Entre inúmeras reportagens, fez grandes matérias sobre o rio São Francisco.

JOSÉ RAIMUNDO

Advogada e especialista em direito civil e empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é sócia-fundadora e advogada administradora do escritório de advocacia Camargo & Radziminski Advogados Associados. Além disso, integra o Conselho de Administração e Fiscal da Arbotec Construção e Empreendimentos.

GERUSA ABREU RADZIMINSKI

Formada em relações internacionais pela Unesp e mestre em gestão de organizações não lucrativas pela Universidad Autónoma de Madrid e em direitos humanos pela Universidade de São Paulo, é responsável pelo engajamento dos signatários da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Já trabalhou como voluntária da ONU, no programa Cisco Networking. Teve passagens pela Cisco, como analista de responsabilidade social corporativa, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e pela Fundación Luis Vives.

VANESSA TARANTINI

Diretor responsável pelo segmento educacional da Microsoft, é formado em administração de empresas e possui MBA pela Business School de São Paulo. Tem cerca de 20 anos de experiência no segmento de tecnologia. Na Microsoft é responsável pelo relacionamento e iniciativas da empresa no âmbito público e privado para educação básica, superior e vocacional.

ANTONIO CARLOS

MORAES FILHO

Graduado em direito, é diretor-superintendente da Umbelino Lôbo Assessoria e vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). Foi chefe do escritório do Grupo Ultra em Brasília e sócio da Góes, Piquet & Lôbo Consultores Associados. No setor público, atuou como chefe de gabinete no Ministro Extraordinário da Desburocratização (entre 1979 e 1983) e no Ministério da Previdência Social (entre 1982 e 1985). Foi ainda chefe do escritório da Petrobras em Brasília e chefe de gabinete do ex-ministro da Infraestrutura Ozires Silva.

ANTÔNIO MARCOS UMBELINO LÔBO

Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), é sociólogo e doutor em ciência ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha há 20 anos com temas relacionados a desenvolvimento e sustentabilidade e é autor dos livros “Paradigmas do Desenvolvimento Rural em Questão” e “Energia, Desenvolvimento e Sustentabilidade”.

ARILSON FAVARETO

Advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, tem assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health, é pós-graduanda em educação sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), cofundou a Associação Brasileira de Transgêneros e realiza o projeto Transempregos.

MÁRCIA ROCHA

Secretário executivo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e membro da equipe Direito à Cidade do Instituto Pólis, é advogado e mestre em desenvolvimento e meio ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem atuado como assessor e consultor de movimentos sociais e do poder público nas áreas de planejamento urbano e ambiental, direito à moradia e segurança da posse.

HENRIQUE BOTELHO FROTA

É oficial do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil. Mestre em antropologia e desenvolvimento pela London School of Economics e mestre e graduada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), atuou como pesquisadora, comunicadora e gerente de projetos sociais em organizações não governamentais e organismos internacionais no Brasil, na Índia e na Inglaterra.

GABRIELA GOULART MORA

Sócio-fundador da TC Urbes, única empresa B de planejamento urbano certificada, no Brasil, quanto a seu impacto socioambiental. Criou, também, a bicicleta Urbana, desenvolvida especialmente para cidades brasileiras. Arquiteto e urbanista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), e mestre em planejamento urbano e regional e MBA em gestão estratégica pela Universidade de São Paulo (USP), fez intercâmbio na Lodz University of Technology, na Polônia. Em 2003 e 2004, foi eleito conselheiro jovem para o Orçamento Participativo de São Paulo. É autor do livro "A Bicicleta no Planejamento Urbano" e coautor de "A Bicicleta e as Cidades".

RICARDO CORRÊA

É assessora sênior da Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi diretora regional para a América do Sul da Fundação Interamericana, diretora executiva da Consulta entre Agências na América Latina (do Banco Mundial, do BID e da Fundação Ford) e diretora de programa no Diálogo Interamericano. Autora de vários livros e artigos, tem mestrado em distribuição de renda e desenvolvimento econômico pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde recebeu o prêmio Carroll Wilson, e foi fellow Woodrow Wilson.

JUDITH MORRISON

É chefe do Departamento de Educação Financeira (Depef) do Banco Central do Brasil e membro suplente do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). Doutora em administração, mestre e bacharel em administração pública pela Fundação Getulio Vargas, é autora de “Responsabilidade Social em Instituições Financeiras” e coordenadora dos livros “Governança Cooperativa” e “Perspectivas e Desafios para Inclusão Financeira no Brasil: Visão de Diferentes Atores”.

ELVIRA CRUVINEL FERREIRA

É pesquisadora do World Resources Institute Brasil (WRI) e coordena projetos na área de resiliência urbana, vulnerabilidade e adaptação. Formada na Inglaterra, é mestre em tecnologia ambiental pelo Imperial College London. Antes de se mudar para São Paulo, trabalhou no UK Green Building Council. Além disso, atuou em uma empresa de tecnologia de comunicação em Genebra e na Ashoka, em Paris.

KATERINA ELIAS-TROSTMANN

Gerente executivo da Unidade Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, é mestre em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Além disso, integra o Conselho do Carbon Disclosure Project (CDP), o Conselho da Caring for Climate da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Seção Brasil do Conselho Mundial da Água.

WAGNER DE SIQUEIRA PINTO

Gerente de Sustentabilidade das Lojas Renner e diretor executivo do Instituto Lojas Renner. Com experiência em outros segmentos do varejo e no setor de educação, atua há 10 anos na área de sustentabilidade. Graduado em economia e psicopedagogia, tem mestrado em engenharia de materiais. Além disso, representa as Lojas Renner na ONU Mulheres.

VINICIOS MALFATTI

Consultor sênior de Assuntos Globais no Institute for Human Rights and Business (IHRB), é escritor e consultor político, com experiência em atividades de pesquisa corporativa, identificando violações de direitos humanos e trabalhando com todos os setores e stakeholders.

SALIL TRIPATHI

Diretor-geral e líder global da Accenture Development Partnerships. Nos últimos 10 anos, foi responsável por liderar a equipe de tecnologia e consultores. Começou a trabalhar na Accenture em 1998, depois de ter atuado na Thomson Reuters. Tem bacharelado em ciência da computação pela Universidade de Maryland.

ROGER FORD

É advogado no escritório Machado, Meyer, Sendacz & Opice, na área de Compliance e Integridade Corporativa. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP), cursa mestrado em direito do Estado nessa instituição de ensino e é pós-graduado em direito público pela Escola Paulista da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi secretário executivo do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), assistente da presidência da Corregedoria-Geral da Administração do Estado de São Paulo e presidente do Comitê do Portal da Transparência do Estado de São Paulo.

RAPHAEL SORÉ

Secretário de Fomento e Incentivo do Ministério da Cultura, iniciou sua carreira como office-boy de uma organização financeira, onde percorreu uma intensa carreira até o cargo de diretor, atuando nas áreas de Tecnologia, Marketing e Relações Institucionais. Depois, migrou para a indústria, onde exerceu atividades de direção nas áreas de Comunicação Social, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Sempre dedicou forte atenção ao voluntariado, dirigindo ou participando do conselhos de diversas organizações, nos setores de saúde, social, cultural, associativo e empresarial. É também um dos fundadores do movimento Todos Pela Educação e do Movimento Brasil Competitivo, em que foi conselheiro e diretor voluntário.

JOSE PAULO SOARES MARTINS

É gerente de Sustentabilidade da Natura, sendo responsável pela agenda de responsabilidade social da empresa e pela análise do impacto ambiental de produtos e processos. Além disso, é porta-voz da organização no que diz respeito à mudança do clima. Formado em engenharia de alimentos, é especializado em gestão e estratégia de empresas, marketing organizacional e gestão para economia de baixo carbono. Também trabalhou por cinco anos na Unilever Brasil, com categorias na área de Desenvolvimento de Produtos (P&D).

KEYVAN MACEDO

É assessora de Proteção da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), onde atua há seis anos. Atualmente, trabalha no escritório do Acnur em São Paulo. Tem mestrado em relações internacionais, tendo estudado direito internacional dos refugiados.

ISABELA MAZÃO

Copresidente do Conselho de Administração da Natura, sócio-fundador do Instituto Ethos e membro do Conselho Consultivo do WWF-Brasil. Integra também o Conselho Consultivo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), tendo sido antes presidente de seu Conselho Deliberativo. Foi presidente da Associação Brasileira de Venda Direta, fundador e coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Abrinq, conselheiro-curador da Fundação Dom Cabral, fundador e conselheiro do Instituto Akatu, membro do Conselho da Presidência da República para a Segurança Alimentar (Consea), entre outras atribuições. Atualmente apoia a constituição da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (Escas), fruto de uma parceria entre o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) e a Natura.

GUILHERME PEIRÃO LEAL

É consultor sênior e fundador da Green Domus Desenvolvimento Sustentável e da Neutralize Carbono. Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), está cursando mestrado em sustentabilidade em Harvard. Nos últimos 11 anos, trabalhou em aproximadamente 500 projetos, com foco na gestão de emissões de gases-estufa, relatórios de sustentabilidade, assegurações e projetos especiais, ao lado de agências internacionais e governos.

FELIPE BOTTINI

É coordenadora-geral do Pacto Global – Rede Colômbia, sendo responsável por plataformas de ação e colaboração internacional, como Princípios de Educação Responsável em Gestão (PRME), Princípios para o Empoderamento Econômico das Mulheres (WEP, do espanhol) e Rede Colômbia contra o Trabalho Infantil. Psicóloga pela Universidad Santo Tomás e mestre em necessidades e direitos da infância da Universidad Autónoma Madrid-España, é professora de educação na Universidad de la Sabana e tem mais de 13 anos de experiência em docência, investigação institucional e banca de teses.

LUCY PEÑALOZA VALERO

É presidente do Aché Laboratórios. Formado em engenharia mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), tem MBA pela Universidade Mackenzie e especialização em gerência e administração de negócios pelo IMD Institute, em Lausanne, na Suíça. Iniciou sua carreira como trainee de engenharia na Philips e teve passagens em empresas como Goodyear e AGA. Foi presidente da Tetra Pak italiana, sendo responsável por coordenar a área comercial na Europa Ocidental, e liderou a Tetra Pak para as Américas. Além disso, é membro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que lhe concedeu o prêmio Personalidade da Sustentabilidade.

PAULO NIGRO

É CEO da ASK-AR, empresa focada em análise de dados e geração de conhecimento, ativista da Transparência Hacker e cofundadora do Grupo de Estudos de Software Livre da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo de Estudos de Gênero do PoliGNU. Cursou engenheira civil com dupla formação em arquitetura e mestrado em engenharia de transportes na USP, além de ser especializada em democracia participativa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

HAYDÉE SVAB

É diretora de Cidadania Corporativa e Gerenciamento de Marca da Walt Disney Company Latin America, sendo responsável pelo desenvolvimento e pela execução da estratégia de responsabilidade social, além  do crescimento da marca. Começou sua carreira na Disney em 1996, na equipe de marketing. Como synergy manager, participou do projeto de integração da companhia e passou a ser gerente de Alianças Corporativas e Corporate Marketing. É advogada graduada pela Universidade de Buenos Aires e tem pós-graduação em gestão de recursos humanos pela Universidade de Belgrano. Em 2010, participou do Programa de Capacitação Executiva em Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresária, na Universidade de San Andrés e, em 2012, fez treinamento no Centro de Cidadania Corporativa do Boston College Carroll School of Management.

BELÉN URBANEJA

É professora e pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde também coordena o Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Empresas e o programa de pós-graduação em desenvolvimento e meio ambiente. Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre pela Universidade de São Paulo (USP), é membro do Centro Regional de Tomada de Decisão da Unesco e da Agenda de Convergência para Grandes Empreendimentos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além de integrar o conselho consultivo da OpenKnowledge e da Global Engagement Services (GES). Também tem atuado como consultora da International Finance Corporation (IFC) e do Banco Mundial.

FLAVIA SCABIN

Professora do curso de jornalismo em multimeios da Universidade do Estado da Bahia, é jornalista e mestre em educação, cultura e territórios semiáridos, especialista em ensino da comunicação social e em ensino superior, contemporaneidade e novas tecnologias e coordenadora de programação e jornalismo da TV Caatinga, webtv da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Durante 12 anos, atuou como jornalista da TV São Francisco, exercendo as funções de repórter, editora de texto, produtora, apresentadora e chefe de redação interina.

FABÍOLA MOURA

É diretor da Indústria de Infraestrutura e de Setor Público da Deloitte no Brasil. Formado em direito, tem mestrado em gestão e políticas públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Tem mais de 15 anos de experiência na estruturação e no desenvolvimento de projetos na área pública, ao lado de governos nacionais, subnacionais e organismos multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial. Integra a equipe de trabalho da Força Tarefa de Finanças Sociais no Brasil e palestra em eventos nacionais e internacionais sobre questões que envolvam projetos de cidades inteligentes.

ELIAS DE SOUZA

É coordenador do trabalho do Unicef na região da Amazônia Legal Brasileira e reside em Manaus. Contribui com a mobilização e o desenvolvimento de municípios da região, trabalhando ao lado de gestores municipais e também de adolescentes e jovens. Formado em educação e políticas públicas, tem mais de 10 anos de experiência na área de desenho e na implementação e avaliação de políticas educativas em diferentes países de América Latina e no Caribe.

UNAI SACONA

Secretário executivo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e membro da equipe Direito à Cidade do Instituto Pólis, é advogado e mestre em desenvolvimento e meio ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem atuado como assessor e consultor de movimentos sociais e do poder público nas áreas de planejamento urbano e ambiental, direito à moradia e segurança da posse.

HENRIQUE BOTELHO FROTA

Advogada do escritório Eliana Calmon Advocacia e Consultoria, foi ministra do Superior Tribunal de Justiça, juíza federal na Bahia e desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da Primeira Região de Brasília. Além disso, realizou diversos cursos no exterior, tornando-se integrante da Fundação Internacional Penal e Penitenciária, com sede na Suíça, e participante dos movimentos feministas da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).

ELIANA CALMON

É diretor-executivo da startup studio EOKOE, cofundadora de empresas com base tecnológica para organizar mercados e relacionamentos, fundador do AppCívico, cuja missão é promover o desenvolvimento e a utilização de tecnologias livres para impactar realidades e causas sociais. Também é coordenador de Gastos Abertos da Open Knowledge Brasil e colaborador da Open Government Partnership (OGP).

THIAGO RONDOM

Gerencia a área de Relações Corporativas da Fibria Celulose, cuidando do relacionamento da empresa com comunidades rurais, movimentos de luta pela terra, quilombolas e indígenas. Foi coordenador de Pesquisa e Análise na Arko Advice, executivo de Relações Governamentais na Souza Cruz e presidente da Associação dos Produtores de Florestas Plantadas do Estado da Bahia (Abaf). Além disso, participou da criação do Comitê de Análise de Conjuntura Brasileira da Amcham e da elaboração de um estudo técnico sobre o Antiamericanismo no Congresso. É graduado em sociologia e ciências sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em políticas públicas, no campo de ciência e tecnologia, pela mesma instituição de ensino.

LEONARDO GENOFRE

Graduado em direito e psicologia e especializado em direito do trabalho e direito processual do trabalho, é auditor-fiscal do Trabalho e chefe da divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

ALBERTO DE SOUZA

É gestor de Projetos de Sustentabilidade da Apex-Brasil. Engenheiro químico e mestre em ecologia, tem conhecimento e experiência em gestão de substâncias e produtos químicos, com atuação no setor governamental durante cinco anos. Trabalha na Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) como assessor para assuntos industriais, regulatórios e de sustentabilidade.

GILSON SPANEMBERG

É membro do Colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), organização voltada para a ampliação e construção de novos espaços democráticos e para o monitoramento de políticas públicas. Também integra a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. Antes dessas duas instituições, fez parte da direção nacional da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). Formado em filosofia, tem pós-graduação em história do Brasil, fundamentos em educação especial e métodos e técnicas de elaboração de projetos

JOSÉ ANTÔNIO MORONI

É sócio da José Arimateia Dantas Lacerda Sociedade de Advogados. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na seccional de Piauí, e membro da Comissão de Combate à Corrupção e à Impunidade. Graduado em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuou também como assessor da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados e foi vereador de Esperantina.

JOSÉ ARIMATEIA DANTAS

É diretora de programas da Conectas Direitos Humanos.  Mestre em direito internacional dos direitos humanos pela Universidade Essex, no Reino Unido, e em ciência política pela Universidade de São Paulo, integra o Conselho Curador do Fundo Brasil de Direitos Humanos, o Conselho Assessor do Open Global Rights e é membro da Assembleia de Sócios do Centro de Estudos Legais e Sociais (Cels) e do Developments in the Field Panel da revista Business and Human Rights, publicado pela Cambridge University Press.

JUANA KWEITEL

Advogado especialista em direito eleitoral, é ex-juiz de Direito do Maranhão, membro e fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), fundador da Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe) e coordenador de Acompanhamento da Reforma Política da Associação dos Magistrados Brasileiros. Venceu o I Prêmio Innovare "O Judiciário do Século XXI", com o projeto Justiça Eleitoral e Sociedade Civil, concedido pela Fundação Getulio Vargas, pelo Ministério da Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

MÁRLON REIS

É superintendente executiva de Sustentabilidade do banco Santander, diretora setorial da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), conselheira deliberativa da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba e membro do Comitê do Fundo Ethical do Santander Asset Management e membro do Conselho Estratégico de Sustentabilidade da Amcham.  Formada em computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tempós-graduação em gestão empresarial pelo IMT e em liderança em sustentabilidade na Universidade de Cambridge e especialização em marketing, vendas e gestão da inovação.

LINDA MURASAWA

É superintendente executivo do Santander, responsável pelo Comercial do Segmento Empresas 1&2, pequenas e médias empresas. Tem 25 anos de experiência no setor bancário de varejo, com passagens pela Rede Comercial e Área de Riscos.

JORGE THOMPSON

É CEO do Ibope Inteligência. Bacharel em estatística pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em ciências políticas, com ênfase em pesquisas de opinião pública, pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. É coautora de diversos livros e apresentou trabalhos em diferentes congressos. Em 2010, foi vencedora do prêmio de melhor paper na categoria “sociedades em transição”, durante a 63ª Conferência Anual da Wapor, com o estudo “Cenário Eleitoral 2010: Mudanças e Continuidades no Comportamento Eleitoral do Brasil pós-Lula”.

MÁRCIA CAVALLARI

Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, é professora titular de fisiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

LINAMARA BATTISTELLA

É superintendente da Fundação Tide Setubal. Psicóloga com especialização em saúde mental, tem 16 anos de experiência na esfera pública. Foi gestora de Programas Sociais no Ministério da Saúde e da Educação. De 2005 a 2008, assumiu o cargo de secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo.

PAULA GALEANO

Advogado e coordenador de Projetos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), é graduado e especializado em direitos difusos e coletivos pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Foi pesquisador visitante da Universidade de Columbia e fellow do Public Interest Law Institute, na Hungria. É conferencista e consultor de instituições públicas e privadas, além de articulista em jornais, revistas e periódicos de circulação nacional.

DANIEL TEIXEIRA

É diretor-geral de Logística e Importação do Walmart Brasil. Economista, tem MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e é especializado pela Ohio University. Foi head de Logística da Brasil Kirin, diretor de Logística da Gafor e trabalhou por muitos anos na área de Logística da Coca-Cola.

SANDRO NORBERTO

É diretora de Relacionamento da Natura, atuando na evolução e gestão de todos os processos de relacionamento e engajamento da força de vendas. Graduada em processamento de dados e especializada em marketing e gestão empresarial, trabalhou por 10 anos em e-commerce do mercado de varejo, tendo sido gerente-geral de operações nas Americanas.com e no Grupo Pão de Açúcar.

CIDA FRANCO

É jornalista e publicitário, com especialização em sociopsicologia, e está envolvido no engajamento cívico em São Paulo há quase 10 anos. Foi um dos fundadores do Bike Anjo e da Ciclocidade e coordena o Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana na Rede Nossa São Paulo. Além disso, é conselheiro eleito nos Conselhos Municipais de Trânsito e Transporte (CMTT) e de Política Urbana (CMPU).

CARLOS ARANHA

É coordenadora do eixo trabalho da Missão Paz, assistente social, especialista em programação neurolinguística máster trainer em PNL e mestranda na UFABC em ciências sociais.

ANA PAULA RODRIGUES CAFFEU

É dramaturgo e autor da novela Velho Chico, transmitida pela Rede Globo.

BRUNO LUPERI

Gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil, é responsável por todas as ações corporativas e projetos de sustentabilidade da empresa. É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com mais de dez anos de experiência, atuou no Instituto Ethos, onde foi responsável pela agenda ambiental da entidade, na Secretaria

de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e na implementação de programas socioambientais de grandes obras, como o Trecho Sul do

Rodoanel Mário Covas.

TATIANA TREVISAN

Consultor da Transparência Internacional no Brasil, é mestre em administração pública e governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-graduado em transparência, accountability e combate à corrupção pela Universidade do Chile. Estruturou a Coordenadoria de Promoção da Integridade, uma das quatro áreas da Controladoria-Geral da Prefeitura de São Paulo.

FABIANO ANGÉLICO

Atual Diretor Nacional de Conteúdo e Engajamento na Artplan, trabalha com plataformas digitais desde 1996, construindo narrativas para clientes de várias indústrias. Tem longa experiência em agências, tendo passado pela AlmapBBDO e

liderado contas regionais e globais durante 7 anos na Wunderman. Como cliente, esteve em marcas como American Express, Deutsche Bank, Sky e foi diretor de marketing e criação do Submarino. Formado em Artes Plásticas e Mestre em Poéticas Visuais / Multimeios pela ECA USP, mantém sua produção artística e faz parte do grupo de artistas Atelie Fidalga, onde desenvolve narrativas míticas e desenvolve seu interesse por roteiros.

LUIZ TELLES

Head da área de Materiais Avançados e Sistemas de Produção da Deloitte Consulting Innovation. É também coautor de estudos da organização sobre materiais avançados. Foi membro do Departamento de Engenharia Química e do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Princeton e também liderou o Programa de Engenharia Biológica dessa instituição de ensino. Foi também cientista-chefe na Nano Terra e cofundou a Arsenal Medical.

JEFF CARBECK

Diretora-geral da Reos Partners, é consultora, educadora e coach. Além de lecionar no Social Labs, atualmente lida com cenários para o futuro da educação pública no Brasil. Já esteve em diversas organizações, onde integrou o desenvolvimento sustentável a estratégia, governança, políticas, processos e programas educacionais.

CHRISTEL SCHOLTEN

Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Carrefour Brasil e docente da pós-graduação em gestão integrada e sustentabilidade do Senac, é graduado em biologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e pós-graduado em gestão ambiental pelo Senac.

FERNANDO CARELI

ODED GRAJEW

Coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Presidente emérito e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, sócio-fundador do movimento Todos pela Educação, idealizador do Fórum Social Mundial, membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil.

Profissional com destacada experiência em Gestão Organizacional para Sustentabilidade, Governança Social, Desenvolvimento de Liderança para Sustentabilidade e Negócios e Mercados Inclusivos. Atuação em Projetos, Programas e Consultorias na área de Sustentabilidade no Brasil e exterior. Representante do Brasil em projetos, congressos e eventos internacionais na área. Experiência docente na Fundação Dom Cabral em disciplinas ligadas à Sustentabilidade, Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social, dentre outras.

CLAÚDIO BRUZZI BOECHAT

É líder comunitário da Reserva do Rio Negro, oriundo de Tumbira. Durante quase 20 anos, trabalhou cortando árvores na Floresta Amazônica. A mudança veio com a criação de uma reserva, que incluiu sua comunidade e novas oportunidades de negócios. Tornou-se empreendedor em turismo e um defensor da conservação ambiental.

ROBERTO BRITO DE MENDONÇA

É superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), professor colaborador do curso de pós-graduação em gestão em áreas protegidas da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), copresidente do grupo temático de Florestas, Oceanos, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos do Sustainable Development Solutions Network (SDSN), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como chair do SDSN Amazônia, iniciativa voltada para os países da bacia amazônica.

VIRGILIO VIANA

Sócio-fundador do Instituto Ethos e sócio-diretor da consultoria Ação Responsável. Fundou o Instituto Akatu e é membro de seu Conselho Deliberativo, além de integrar o Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Orsa, e o Conselho Estratégico do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor da Universidade de São Paulo (Ceats/USP). Engenheiro de produção graduado pela Escola Politécnica da USP, é mestre em comportamento organizacional pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

SÉRGIO EPHIM MINDLIN

Assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), é economista graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Atua na subseção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e é membro do conselho consultivo da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

THOMAZ FERREIRA JENSEN

É coordenadora Executiva do Odara – Instituto da Mulher Negra. Além disso, coordena a Rede de Mulheres Negras do Nordeste do Brasil e integra a Rede Estadual de Mulheres Negras, o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), a Coordenação Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) e representa a Articulação Nacional de Mulheres Negras.

VALDECIR NASCIMENTO

É coordenadora de Projetos em Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Bióloga de formação pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, é mestre em políticas ambientais e planejamento urbano pela Tufts University, em Boston, e tem MBA em gestão ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Antes de conduzir os grupos de trabalho Fórum Clima e Economia para o Desenvolvimento Sustentável no Ethos, atuou na EcoSecurities, com mercado de carbono, no Stockholm Environment Institute, com modelagens ambientais, e no Bureau Veritas.

FLAVIA RESENDE

Foi ministro-chefe da CGU (Controladoria-Geral da União), prefeito de Salvador, deputado estadual e deputado federal pela Bahia. Mestre em administração pública pela Universidade do Sul da Califórnia e em direito público pela UnB (Universidade de Brasília), atualmente leciona na Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e no Instituto Brasiliense de Direito Público. Atuou, também, como professor e pró-reitor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e como juiz de direito em Brasília, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

JORGE HAGE

Gerente-executivo da Unidade Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, é mestre em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Além disso, integra o Conselho do Carbon Disclosure Project (CDP), o Conselho da Caring for Climate da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Seção Brasil do Conselho Mundial da Água.

WAGNER DE SIQUEIRA PINTO

bottom of page