top of page

É auditor federal de controle externo e secretário na Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura do Tribunal de Contas da União (TCU), unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato e ao acompanhamento dos acordos de leniência pactuados pela administração pública federal. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília (UnB), atuou por mais de dez anos na iniciativa privada. É coautor de dois livros sobre obras públicas e palestrante e instrutor do Instituto Serzedello Corrêa.

RAFAEL JARDIM

É sócio da área de Compliance do escritório Trench, Rossi e Watanabe. Atua com questões relacionadas à anticorrupção e compliance, com ênfase no Brasil e em outras regiões da América Latina. É coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp) e coordenador e professor do Curso de Compliance da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Mestre em Comparative Law pela University of Florida, atuou na divisão de Enforcement da U.S. Securities and Exchange Commission, em Washington, e trabalhou no escritório de Chicago da Baker & McKenzie.

CARLOS AYRES

É presidente e CEO da Siemens no Brasil desde 2011. Iniciou sua carreira na empresa em 1988, como técnico de eletrônica. Foi diretor mundial de Proteção e Controle e CEO mundial da unidade Low Voltage, na sede da Siemens, na Alemanha. Atualmente, é vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e integra conselhos na FNQ, na Nokia Solutions Network, no Cebds, na Abinee, na Abdib e na Abimaq.

PAULO STARK

É diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Grupo Carrefour Brasil. Economista pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-graduado em Estatística e Qualidade pela mesma instituição, atuou como diretor de Qualidade no Bank Boston e como superintendente de Relacionamento com Clientes no Banco Santander. Além disso, foi responsável pela criação da área de Sustentabilidade no Grupo Carrefour e hoje é diretor-presidente do Instituto Carrefour Brasil.

PAULO PIANEZ

Atua como secretário-geral do Gife. Mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina. Fundou a Conectas Direitos Humanos e atualmente integra seu conselho diretor. É membro do conselho diretor da Worldwide Initiatives for Grantmaker Support (Wings), do conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa, do conselho diretor da Oxfam Brasil, além de integrar a Força-Tarefa de Finanças Sociais.

ANDRE DEGENSZAJN

Coordenadora de Projetos em Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Graduada em Relações Internacionais e em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e mestre em Práticas em Direitos Humanos, pelo programa Erasmus Mundus das Universidades de Gotemburgo, Roehampton e Tromso, atuou como coordenadora no Institute for Human Rights and Business (IHRB). Passou por organizações como Fundação Abrinq, Anistia Internacional, Unesco, Organização Panamericana da Saúde, Organização Mundial da Saúde e Conectas Direitos Humanos.

ANA LETICIA MAFRA SALLA

Diretor da Climate Policy Initiative e professor associado do Departamento de Economia daPontifícia Universidade Católica (PUC), além de pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É editor associado da Revista Brasileira de Economia e tem dezenas de artigos publicados em periódicos, como o Review of Financial Studies, Journal of Banking and Finance, Journal of Development Economics, Journal of Economic History e American Journal of Agricultural Economics. É parecerista regular de periódicos científicos internacionais e membro do Consortium on Financial Systems and Poverty da Universidade de Chicago. Também atua como consultor independente de organismos multilaterais e empresas.

JULIANO ASSUNÇÃO

Coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), é membro titular da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e de sua comissão executiva. Além disso, é representante-membro da OIT no Comitê Gestor do Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Formou-se em administração de empresas pela McQuarie University, na Austrália, e em direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal.

LUIZ ANTONIO MACHADO

Economista e contabilista, é professor do curso de mestrado no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV). Além disso, atua como consultor independente de organismos multilaterais e de empresas. É doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi superintendente do BNDES.

JOSÉ ROBERTO AFONSO

Palestrante Conferência Ethos 360° Rio de Janeiro - José Roberto Afonso - Economista e contabilista, é professor do curso de mestrado no IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas). Além disso, atua como consultor independente de organismos multilaterais e de empresas. É doutor em economia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mestre pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi superintendente do BNDES.

É corregedor-adjunto da Área Econômica do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle e coordena as comissões responsáveis pela análise dos pedidos de acordo de leniência. Graduado em ciência política e direito, com especialização em direito disciplinar, pela Universidade de Brasília (UnB), em avaliação de políticas públicas pelo UniCeub e em economia pela George Washington University, já trabalhou como corregedor-setorial no Ministério de Minas e Energia.

MARCELO PONTES VIANNA

Diretora-presidente do Mediare e diretora da Câmara de Mediação dessa instituição, dá consultoria ao Banco Mundial e é facilitadora nacional do processo de construção de consenso da pesquisa sobre Resolução Alternativa de Disputas no Brasil, coordenada pela Escola de Direito da Universidade Saint Thomas. Bolsista do Institute for Conflict Analisys and Resolution - Organizations of American States (ICAR-OEA), é mediadora sênior do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, integrante da Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ).

TANIA ALMEIDA

Engenheiro mecânico e industrial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), mestre em engenharia mecânica pela mesma instituição de ensino e doutor em economia da energia pela Universidade de Grenoble, na França. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP), e coordenador do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da USP. Atuou secretário de energia do Estado de São Paulo no governo de Mário Covas, foi o primeiro diretor-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e integrou conselhos de diversas companhias de energia em São Paulo.

DAVID ZYLBERSZTAJN

É líder da unidade de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho. De 2011 a 2013, foi responsável no Brasil pela Iniciativa Clima América Latina. Também passou pelo WWF-Brasil e pelo Fundo Brasileiro para a Diversidade (Funbio), criado pelo Banco Mundial. Já atuou como coordenadora na Secretaria da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente (Soma). Formou-se em direito pela Unifor, é mestre em gestão ambiental pelo Cefet, tem MBA em direito da empresa e da economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e é pós-graduada em direito da propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

GEORGIA PESSOA

Fundador da Patri Políticas Públicas, trabalhou na assessoria econômica do Ministério da Fazenda e, na iniciativa privada, atuou em empresas de engenharia e consultoria. É formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com pós-graduação em economia.

EDUARDO RICARDO

Coordenadora de Projetos em Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos e responsável pelo Projeto Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios. Graduada em ciências econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em economia política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Atuou por sete anos na BM&F Bovespa, na área de desenvolvimento e fomento de mercado e, após esse período, iniciou suas atividades ao lado de organizações não governamentais, como Amarribo Brasil e Open Knowledge Brasil.

PAULA ODA

Coordenadora executiva do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), é socióloga formada pela Universidade de São Paulo (USP), onde também defendeu o mestrado em ciência política. É parte do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac) e do conselho do Fundo Sócio-Ambiental CASA, além de integrar os programas “Mensagem para a Liberdade” e “Tecendo Sonhos”, da Aliança Empreendedora.

MÉRCIA SILVA

BERNARD APPY

É diretor do Centro de Cidadania Fiscal, think tank cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país. Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), atuou como secretário executivo, secretário de Política Econômica e secretário extraordinário de Reformas Econômico-Fiscais no Ministério da Fazenda. Além disso, presidiu o Conselho de Administração do Banco do Brasil, foi sócio e diretor da LCA Consultores e diretor da BM&F Bovespa.

FLÁVIA CONSTANT

É gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, onde atua desde 2007. Atuou na área de Responsabilidade Social da Claro e trabalhou com marketing em grandes empresas, como Webb, Intelig e Shell. Administradora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado em Bens Culturais e projetos sociais pela Fundação Getulio Vargas e pós-graduação em Ciências Ambientais e Data Base Marketing pela UFRJ.

RITA BIASON

É cientista política e professora de Política Brasileira da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Atualmente, coordena o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção. Suas pesquisas estão centradas em mecanismos de controle e cooperação internacional no combate à corrupção. É autora de diversos livros, como “Temas de Corrupção Política”, “Política Brasileira” e “De Olho na Corrupção”.

É jornalista, produtora cultural e mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, cursa o MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão na Fundação Getulio Vargas (FGV). Criadora da Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação, Cultura, também integra o Coletivo de Cultura Antissexista Roque Pense! e é idealizadora e integrante do Gomeia Galpão Criativo, o primeiro coworking criativo da Baixada Fluminense.

DANI FRANCISCO

É coordenadora de Projetos em Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Bióloga de formação pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, é mestre em políticas ambientais e planejamento urbano pela Tufts University, em Boston, e tem MBA em gestão ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Antes de conduzir os grupos de trabalho Fórum Clima e Economia para o Desenvolvimento Sustentável no Ethos, atuou na EcoSecurities, com mercado de carbono, no Stockholm Environment Institute, com modelagens ambientais, e no Bureau Veritas.

FLAVIA RESENDE 

É professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), consultora do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil e presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Graduada em engenharia mecânica, mestre em planejamento energético e DSc em Engenharia Industrial pela instituição em que leciona atualmente, foi Subsecretaria de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro e Secretária Nacional de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente.

SUZANA KAHN

Advogado da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e integrante de sua Gerência Jurídica Tributária e Fiscal, é membro convidado do Comitê de Compliance do Sistema Firjan, do grupo de trabalho das normas ISO 37.001 e ISO 19.600, e do Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade do Sistema Firjan. É pós-graduado em direito público e privado pela Universidade Cândido Mendes e mestre em direito societário e mercado de capitais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

MARLOS CORRÊA DA COSTA GOMES

É coordenadora do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil no Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Formada em engenharia de produção e especialista em elaboração e gerenciamento de projetos, atuou em empresas multinacionais nas áreas de qualidade, marketing e gerenciamento de projetos.

MARIA CLÁUDIA MELLO FALCÃO

É economista e assumiu a presidência do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) em 2010. Seu currículo é vasto no que diz respeito à área governamental, tendo atuado como negociadora do Brasil em diversas Conferências das Partes (COP) sobre Mudança do Clima das Nações Unidas e como coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Também participou das negociações do Protocolo de Quioto. Foi assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia, na Coordenação de Pesquisa em Mudanças Globais, e na Coordenadoria de Comunicação Social.

MARINA GROSSI

É coordenadora executiva do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), professora de psicologia social da Universidade de Austin, nos Estados Unidos, e membro do Grupo Assessor da ONU Mulheres e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), dá consultoria sobre diversidade a várias empresas e atua no projeto “Valorização da Diversidade”, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É autora de diversos livros, entre os quaisIdentidade, Branquitude e Negritude – Contribuições para a Psicologia Social no Brasil, lançado neste ano.

CIDA BENTO

Sócia fundadora do Instituto Ethos e presidente de seu Conselho Deliberativo, é membro do Conselho de Administração da Libra Holding. É também presidente do Conselho do Rio Como Vamos, conselheira plena da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

CELINA CARPI

É coordenador executivo da Casa Fluminense. Já trabalhou como analista de Responsabilidade Social no Sesc-Rio, atuando na gestão de projetos de ação comunitária e educação ambiental. Teve passagens também pelo Instituto Pereira Passos e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seus principais interesses são em desenvolvimento urbano, desigualdades sociais, políticas públicas e participação social. É geógrafo, com mestrado em cultura e comunicação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

HENRIQUE SILVEIRA

É diretor executivo do Instituto Ethos e presidente do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO). Sociólogo pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de Políticas Públicas da Fundação Abrinq e coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Em 2003, integrou a assessoria especial do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Programa Fome Zero, coordenado por Oded Grajew e Frei Beto.

CAIO MAGRI

Coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Presidente emérito e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, sócio-fundador do movimento Todos pela Educação, idealizador do Fórum Social Mundial, membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil.

ODED GRAJEW

Gerente de Programas Estratégicos no Sebrae-RJ, é formado em ciências biológicas pela Universidade Gama Filho, especializado em inteligência competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em desenvolvimento de lideranças pela Fundação Dom Cabral e em avaliação de impactos de projetos pela Fundação Ivent/GTZ, e analista de perfil de dominância cerebral pela Herrmann Latin América.

MARC DIAZ DE LAS HERAS

Deputada federal, tem se debruçado durante seu mandato sobre mecanismos que aumentem a transparência na gestão pública e combatam a corrupção, além de apoiar medidas que preservem os direitos das mulheres e dos idosos no Brasil. É relatora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) dos projetos de regulamentação do lobby no Brasil, em tramitação na Câmara.

CRISTIANE BRASIL

Gerente jurídico do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), é idealizador e docente do “Curso de Formação em Compliance Anticorrupção para o Setor de Energia” dessa instituição de ensino. Pós-graduado em direito empresarial e direito societário e mercado de capitais pela FGV (Fundação Getulio Vargas), atuou tanto in-house como outside counsel em grandes escritórios de advocacia. Responsável pela gestão do departamento jurídico do IBP, lida com questões relacionadas a mecanismos anticorrupção e compliance em diferentes níveis de atuação.

MAURICIO BOVE

É coordenadora de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável no Instituto Ethos. Trabalha há mais de dez anos com ferramentas e metodologias de gestão da sustentabilidade, atuando na condução do processo multistakeholder de desenvolvimento da nova geração dos Indicadores Ethos, assim como na adaptação dessa ferramenta a países latino-americanos. É bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em economia brasileira e globalização pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP).

ANA LUCIA DE MELO CUSTODIO

Diretor de Governança, Risco e Conformidade da Petrobras, é graduado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), tem MBA em planejamento de marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é pós-graduado em fusões e aquisições pela Columbia Business School.

JOÃO ELEK JUNIOR

Especialista de Sustentabilidade da Enel Brasil, é pedagoga pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduada em pedagogia empresarial. Coordena o programa “Parceiro Responsável”, que tem como principal objetivo o estreitamento da relação de fornecedores com o grupo, por meio de diversas ações e estratégias de engajamento. Além disso, atua na construção do “Relatório de Sustentabilidade Anual” no modelo GRI, desenvolve projetos de voluntariado e de promoção da cultura da sustentabilidade.

BEATRIZ STUTZEL

Advogado, atua como diretor de Relacionamento com a Sociedade no Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas do Greenpeace no Brasil.

SERGIO LEITÃO

É diretor-presidente do Instituto Ethos. Além disso, integra os conselhos do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do Fórum Social Mundial, da Comissão de Transparência e Controle do Senado Federal, da Cidade de São Paulo, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa, da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Akatu, da Atletas pelo Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).

JORGE ABRAHÃO

Sócio da Trench, Rossi e Watanabe, em São Paulo, concentra sua carreira em assuntos de compliance corporativo e combate à corrupção. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito civil pela mesma instituição e em direito pela London School of Economics and Political Science, é coordenador do Comitê Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp). Sua experiência inclui assistência em questões da Lei contra Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA, em inglês) e de outras legislações anticorrupção, coordenação de diversos casos de investigação interna de grande porte, desenvolvimento, entre outras atividades da área.

BRUNO MAEDA

Socióloga pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e mestra em políticas do trabalho e globalização pela Global Labour University, na Alemanha. Atualmente, é assessora executiva da diretoria de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Trabalhou como pesquisadora no Instituto Observatório Social, no Instituto Sindical Europeu e participou da coordenação de projetos na Secretaria de Educação de Fortaleza e na Fundação da Criança e do Adolescente de Fortaleza.

MARINA FERRO

É diretor corporativo da Refinaria Nacional de Sal. Graduado em engenharia de operação fabricação mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em engenharia mecânica pela Universidade Gama Filho, especializado em engenharia de segurança do trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ) e pós-graduado em gerência de produção e materiais pelo Instituto Superior de Estudos Sociais Clovis Bevilacqua, tem experiência profissional de 42 anos, com ênfase na área industrial, em atividades na industria de transformação e processo, e de 35 anos em segurança do trabalho.

LUIZ CÉSIO CAETANO

Graduada em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou por 26 anos na área de Engenharia de Produção da Petrobras e foi subsecretária de Energia do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Também participou do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) como assessora e é membro do Conselho de Energia da Firjan e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Além disso, integrou os conselhos de administração da CEG, da InvestRio e da Companhia Docas.

RENATA CAVALCANTI

Graduado em direito e psicologia e especializado em direito do trabalho e direito processual do trabalho, é auditor-fiscal do Trabalho e chefe da divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

ALBERTO DE SOUZA

Foi ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), prefeito de Salvador, deputado estadual e deputado federal pela Bahia. Mestre em administração pública pela Universidade do Sul da Califórnia e em direito público pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente leciona na Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e no Instituto Brasiliense de Direito Público. Atuou, também, como professor e pró-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e como juiz de direito em Brasília, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

JORGE HAGE

Diretor de Estratégia Terrestre na Conservação Internacional Brasil, é engenheiro florestal, mestre em conservação da biodiversidade pelo CATIE, na Costa Rica e doutor em ciências ambientais e florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Suas especialidades são conservação em terras privadas, restauração florestal, corredores ecológicos, diálogos e iniciativas intersetoriais e de múltiplos interessados, e planejamento estratégico para conservação e serviços ecossistêmicos. Escreveu três publicações e dezenas de capítulos e artigos sobre estes temas.

BETO MESQUITA

Sócia-fundadora da Catavento Consultoria, especializada em estratégia e sustentabilidade, cuja missão é influenciar tomadores de decisões em empresas. Tem mais de uma década de experiência como consultora de grandes organizações, como Light, Shell, Itaú, Vale, Michelin Brasil, Banco Votorantim e Wilson Sons, em assuntos relacionados à estratégia de sustentabilidade, gestão e prestação de contas. Graduada e mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), é diretora executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e membro do Conselho Internacional da SustainAbility, do Comitê de Avaliação do Prêmio Eco da Amcham e do Conselho Consultivo do Fundo Ecomudanças do Itaú.

CLARISSA LINS

Padre, doutor em ciências humanas (com ênfase em antropologia), professor no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo e pesquisa a respeito da escravidão chinesa no Rio de Janeiro e de outros modelos de trabalho forçado na mesma região. No sul do Pará, coordenou a Comissão Pastoral da Terra e assessorou por 20 anos lavradores em situação de trabalho escravo por dívida. Recebeu prêmios como a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o 47º Prêmio Jabuti (segundo lugar em ciências humanas), o Human Rights Monitor, da Human Rights Watch, e o Anti-Slavery Award.

RICARDO REZENDE FIGUEIRA

É professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), autor de “Beyond the Green Economy” e coautor de “Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera”. Formado em filosofia pela Université de Paris X Nanterre, mestre em política pela USP e doutor em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fez pós-doutorado na Fondation Nationale des Sciences Politiques e na École des Hautres Études en Sciences Sociales.

RICARDO ABRAMOVAY

É diretor executivo do Centro Brasil no Clima, think tank dedicado à mudança do clima, com a missão de contribuir com o esforço global de manutenção do aumento da temperatura da Terra. Foi presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e secretário de Meio Ambiente e Urbanismo do Rio de Janeiro.

ALFREDO SIRKIS

CÂNDIDO GRZYBOWSKI

Filósofo e sociólogo, atualmente é membro do Colegiado de Direção do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), uma das organizações mais influentes da sociedade civil brasileira. Foi membro ativo do comitê organizador e membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. Doutor pela Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne) e pós-doutor pela University College London, foi professor de Sociologia do Desenvolvimento na Fundação Getulio Vargas (FGV).

É coordenador geral da Associação Casa Fluminense e pesquisador associado do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Foi diretor do Instituto Pereira Passos e fundador, dirigente e membro dos conselhos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do Instituto Sou da Paz e do Instituto Overmundo. Também atuou como assessor especial na Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro e como assessor e chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Ministério

da Justiça.

JOSÉ MARCELO ZACCHI

PEDRO DA LUZ

Diretor administrativo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e sócio-gerente da Archi, é graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre e doutor pela mesma instituição de ensino. Atua como professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) até 2008.

bottom of page