top of page
Sérgio Lazzarini
Sérgio Lazzarini é PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, na Universidade de Washington. Ele atua como Professor Titular no Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, onde leciona desde 2002. Também foi visitante na Harvard University, HEC-Paris, Insead e University of St Gallen. Suas pesquisas mais recentes voltam-se para as estratégias empresariais em mercados emergentes, o estabelecimento de relações entre empresas privadas e setor público e o crescente campo de investimentos de impacto. Além disso, é autor de livros como Capitalismo de Laços (Campus/Elsevier, 2011) e Reinvesting State Capitalism (Harvard University Press, 2014, e Companhia das Letras, 2015, com Aldo Musacchio).    
Michael Green
Diretor executivo do Social Progress Imperative, é economista por formação e coautor – com Matthew Bishop, da The Economist – de How Giving Can Save the World and the Road from Ruin: A New Capitalism for a Big Society. Anteriormente, atuou como alto funcionário do Departamento para o Desenvolvimento Internacional, do Governo do Reino Unido, no qual gerenciou programas de ajuda à Rússia e à Ucrânia e liderou o Departamento de Comunicação. No início dos anos 1990, lecionou economia na Universidade de Varsóvia, na Polônia. 
Peter Lacy
Diretor global para Serviços de Sustentabilidade da Accenture Strategy e pesquisador sênior em negócios na Universidade de Oxford, é especialista em sustentabilidade, com foco em economia circular e gerenciamento de stakeholders, e em estratégia, principalmente em temas relacionados a meio ambiente, sociedade, governança e ética. Anteriormente, trabalhou para a McKinsey & Co. e para a Academy of Business in Society, da qual foi fundador e diretor executivo, além de ter atuado em empresas dos setores farmacêutico, de mineração e de energia. Ao longo de sua carreira, prestou serviços de consultoria a altos executivos de organizações como BP, Coca-Cola, Diageo, Exxon-Mobil, General Electric, GlaxoSmithKline, Marks & Spencer, Motorola e Vodafone.
Denise Hills
Com 26 anos de experiência no mercado financeiro, atua nas áreas de tesouraria, asset management, wealth management e inovação. Em 2010, assumiu a liderança da área de Sustentabilidade no Itaú Unibanco e, mais recentemente, a área de Negócios Inclusivos, entre os quais estão os programas de Microcrédito e Mulher Empreendedora. É vice-presidente da Rede Brasileira do Pacto Global e
co-chair do Steering Committee da United Nations Environment Programme - Finance Initiative (UNEP-FI), ambos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). Também é conselheira da The Nature Conservancy (TNC) e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), bem como membro da Comissão de Sustentabilidade da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 
Luiz Lara
Formado em direito pela USP, atua como publicitário há 25 anos. Com Jaques Lewkowicz, fundou a agência Lew’Lara, em 1992. Tem vasta experiência em planejamento e participou da formulação da estratégia de grandes marcas, como Adidas, Cacau Show, Friboi, Gatorade, Natura, Nokia, Nissan, Pernambucanas e TIM. Foi presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), vice-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e membro do Conselho Deliberativo da ESPM. É conselheiro da Childhood Brasil e do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Entre os prêmios que recebeu estão três Caboré e o troféu de Personalidade do Ano no VII Prêmio Anatec (2011), e foi eleito Empreendedor do Ano
nas Comunicações pela
IstoÉ Dinheiro (2010).
Mónica Zalaquett Daher
É fundadora, diretora e responsável pela construção da metodologia de trabalho do Centro de Prevención de la Violencia (Ceprev), da Nicarágua, cujas ações se concentram na prevenção da violência intrafamiliar, escolar e institucional e têm repercussão em diversos países da América Central. É também autora de manuais didáticos sobre a prevenção da violência e participou da redação e edição de documentos do governo nicaraguense acerca do tema. Também escreveu o romance Tu Fantasma, Julián e vários ensaios. Colabora frequentemente em veículos de comunicação e atua como palestrante e consultora em várias organizações nacionais e internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Banco Mundial.  
Juan Duque
Sócio da área de Consultoria em Gestão de Riscos da Deloitte Estados Unidos, é mestre em administração de empresas e tem mais de 20 anos de experiência no gerenciamento do crescimento da tecnologia, na gestão de riscos corporativos e em consultoria para gerenciamento de crises nos setores público e privado. Entre seus clientes estão diversas instituições norte-americanas mundialmente reconhecidas, como a Amtrak, a Nasa, a Social Security Administration, a Casa da Moeda, a Câmara dos Deputados e The Architect of the Capitol. Entre suas certificações estão as seguintes: Information Systems Security Professional, Certified Information Security Manager, Information Systems Auditor e Information Privacy Professional – Government. 
Alexandre Kossoy
Bacharel em engenharia agrícola pela Universidade de São Paulo e mestre em ciências da engenharia do meio ambiente pelo Instituto de Tecnologia de Israel, tem mais de 25 anos de experiência na área. Atualmente, é especialista sênior em finanças no Departamento de Finanças e Políticas das Mudanças Climáticas do Banco Mundial e consultor de emissões no sistema de comércio da indústria brasileira. Lidera a equipe que elabora os relatórios anuais Estados e Tendências da Precificação do Carbono e, desde 2010, representa do Banco Mundial em fóruns internacionais e eventos. Além disso, participa ativamente dos projetos e da implementação de estratégias inovadoras relacionadas ao clima e à precificação do carbono. 
Tom Beagent
Diretor da PwC no Reino Unido, é especialista em medir impactos e encabeça o desenvolvimento dos indicadores de Gerenciamento e Mensuração do Impacto Total (TIMM), que permitem às organizações medir e estimar os impactos fiscais, econômicos, sociais e ambientais resultantes de suas operações, bem como estendê-los à sua cadeia de valor. Está estruturando, com a Natura, o sistema de gerenciamento triple bottom line da empresa. Além disso, trabalhou com a Puma no desenvolvimento do Environmental Profit and Loss Account (E P&L) e do Kering Group (responsável por marcas como Gucci, Bottega Beneta e Stella McCartney). Tem mais de 15 anos de experiência, liderando e dando consultoria sobre negócios sustentáveis a organizações dos setores público e privado.
Christopher Caine
É presidente do Center for Global Enterprise, instituição sem fins lucrativos baseada em Nova York, que se dedica ao estudo da empresa contemporânea, da globalização e das tendências econômicas e seus impactos na sociedade. Também atua como presidente e CEO da Mercator XXI, que presta serviços voltados para o engajamento na economia global. É graduado em filosofia pela Lafayette College, em Easton, na Pensilvânia, e mestre em governo americano pela Georgetown University, em Washington.
Tatiana Trevisan
Gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil, é responsável por todas as ações corporativas e projetos de sustentabilidade da empresa. É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com mais de dez anos de experiência, atuou no Instituto Ethos, onde foi responsável pela agenda ambiental da entidade, na Secretaria
de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e na implementação de programas socioambientais de
grandes obras, como o Trecho Sul do
Rodoanel Mário Covas.
Laércio Cosentino
Graduado em engenharia eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), é fundador e presidente da Totvs, maior empresa de software de gestão, plataforma e consultoria da América Latina, presente em 39 países. Escreveu livros sobre linguagem de desenvolvimento de sistemas e tecnologia da informação (TI). Hoje, é um dos principais líderes do mercado brasileiro de software, ativo na defesa e no fortalecimento da indústria de TI. É também presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), presidente do Conselho Administrativo do Instituto Empreender Endeavor e presidente do Conselho
da Mendelics.
Dirk Voeste
Vice-presidente de Estratégia de Sustentabilidade na Basf, é responsável pela integração da sustentabilidade nas atividades de negócios e nos processos de tomada de decisão da companhia. Entre suas atribuições estão a execução e aplicação da Análise de Ecoeficiência, ferramenta de medição e avaliação da sustentabilidade, assim como as relações com stakeholders relacionadas à sustentabilidade. Além de sua larga experiência no mercado de trabalho, seu currículo acadêmico abrange uma pesquisa desenvolvida em parceria com a NASA. É Ph.D. em Botânica Agrícola e Biotecnologia pela Universidade de Bonn, na Alemanha, e M.Phil. pelo Instituto de Tecnologia de Cranfield, na Inglaterra.
Marcelo Nakagawa
Especialista em startups, sustentabilidade e inovação, é diretor de Empreendedorismo da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e professor do tema na Fundação Instituto de Administração (FIA), no Insper e na Fundação Vanzolini. É também conselheiro da Anjos do Brasil e da Artemísia Negócios Sociais e consultor de empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), do Senac-SP e do Bradesco. Possui doutorado em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em administração e planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharelado em administração de empresas pela USP. Autor de diversos livros sobre empreendedorismo, sustentabilidade e engenharia econômica, escreve para o caderno “Estadão PME”, do jornal
O Estado de S.Paulo e para as revistas Pequenas Empresas, Grandes Negócios e Exame PME.
Antônio Fonseca
Advogado, Ph.D. em direito econômico pela Universidade de Londres e membro sênior do Ministério Público Federal (MPF), atua na área de Direito Público no Superior Tribunal de Justiça (STJ). É palestrante em ética e compliance, consultor e membro do Conselho de Ética do Acordo Setorial de Dispositivos Médicos. Em sua trajetória profissional, também foi membro do Conselho Administrativo
de Defesa Econômica (Cade) e coordenador da 3ª Câmara do
MPF, dedicada à ordem econômica
e ao consumidor. 
Ana Moser
Ex-atleta profissional de voleibol, campeã mundial e medalhista olímpica, criou, em 2001, o Instituto Esporte & Educação, que desenvolveu e dissemina uma metodologia de esporte educacional com o objetivo de ampliar e qualificar a prática de educação física e de esporte em todo o Brasil. Premiada por seu empreendedorismo social pela Fellow Ashoka, pela Rede Empreendedores Sociais Folha e pela Trip Transformadores, é sócia-fundadora do movimento Todos pela Educação, da associação Atletas pelo Brasil, da qual é a presidente, e
da Rede Esporte pela Mudança
Social (REMS).
Elisabeth Laville
Fundadora e diretora da Utopies, consultoria francesa pioneira em estratégias de sustentabilidade, está entre os principais especialistas europeus em responsabilidade social empresarial e em consumo sustentável. Hoje, seus interesses estão voltados para o desenvolvimento do conceito “Empresa B” na Europa. É autora de best-sellers como A Empresa Verde e recebeu diversos prêmios por seu trabalho e visão, entre os quais a medalha da Légion d’Honneur, do governo francês, e o prêmio Veuve Clicquot de Empresária do Ano, em 2008. Sua organização tem prestado serviços a uma ampla gama de corporações, desde empresas precursoras em RSE, como Ben & Jerry’s, Interface e Max Havelaar, até grandes grupos internacionais,
como Carrefour, Lafarge, Sodexo, Danone e L’Oréal.
Maure Pessanha
Diretora executiva da Artemisia, foi responsável pela criação e aplicação de metodologias de formação, frutos da parceria da entidade com outras instituições de renome. Atuou também na Ashoka, como responsável pela seleção de empreendedores, e na consultoria estratégica McKinsey, na qual participou de iniciativas que tinham como objetivo promover o conhecimento e desenvolver ferramentas de gestão para os setores privado e social. Graduada em administração de empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), fundou, durante sua graduação, um curso pré-vestibular que já beneficiou mais de 2.000 pessoas. É, também, especializada em avaliação de programas sociais pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e certificada em empreendedorismo, pelo Insper, e em estudos do desenvolvimento, pela Universidade Harvard.
André Spínola
Gerente nacional de Atendimento no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é responsável por projetos e programas nacionais de atendimento para carteiras de economia criativa, turismo, startups, negócios de impacto social, educação e bem-estar. Antes atuou, também no Sebrae, como gerente adjunto nacional de Políticas Públicas e gerente nacional de Desenvolvimento Territorial. Já coordenou projetos, para pequenos negócios sobre marcos regulatórios, articulação institucional e política, desenvolvimento econômico territorial, estratégias de atendimento empresarial e inclusão produtiva. Advogado, é pós-graduado em políticas públicas, movimentos sociais e democracia participativa, tem MBA em gestão empresarial e é mestrando em desenvolvimento territorial na Universidade de Valência, na Espanha.
Yuri Feres
Gerente de sustentabilidade da Cargill Brasil, é graduado em gestão ambiental pelo Senac, pós-graduado em engenharia de saneamento básico pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em tecnologias ambientais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Atuou na área de Sustentabilidade de grandes multinacionais, incluindo o Walmart Brasil e a Walt Disney Company, onde se dedicou ao desenvolvimento de estratégias responsáveis para gestão de cadeias de suprimento, mitigação de riscos socioambientais, parcerias estratégicas e gestão de stakeholders.
Oscar Fergutz
Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é diretor programático na Fundación Avina desde 2002. Na entidade, atua com as equipes Cidades Sustentáveis e Indústrias Extrativas. Trabalha com temas diversos, como conservação, educação, equidade, responsabilidade social empresarial e inclusão produtiva.
Wagner Giovanini
Sócio da Compliance Total, é autor do livro Compliance: a Excelência na Prática e coautor da publicação Ética Empresarial, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Graduou-se em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e é pós-graduado em gestão ambiental, além de ser black belt na metodologia Six Sigma e master coach pela Integrated Coaching Institute. Atuou por 29 anos na Siemens, oito deles como diretor de Compliance. Foi diretor técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (Ipeg), juiz do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e membro do Conselho das Partes Interessadas do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e do Comitê de
Meio Ambiente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de
Base (Abdib).
Bruno Gomes
Sociólogo pela Universidade de Paris-Sorbonne e mestre em geopolítica pelo Instituto Francês de Geopolítica, é diretor de projetos da Agenda Pública. Tem dez anos de experiência em gerenciamento de projetos, pesquisa e diagnóstico nas seguintes áreas: gestão pública, participação social, mineração e desenvolvimento sustentável, políticas públicas e grandes empreendimentos.
Gláucio Pegurin Libório
Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (Abraidi), formou-se em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem pós-graduação em gestão financeira pela Universidade Estácio de Sá, além de ser certificado como quality engineer, pela American Society for Quality, e em auditoria de sistemas da gestão da qualidade, pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade.
Elga Lopes
Jornalista e advogada, é diretora de Transparência do Senado Federal e especialista em opinião pública. Coordena um grupo cujo principal objetivo é disseminar os índices de transparência para todas as casas do Poder Legislativo. Já esteve à frente da Secretaria de Comunicação Social e do Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis). Análises da Fundação Getulio Vargas e da ONG Artigo 19 atribuem à Transparência do Senado nota máxima entre os órgãos do Poder Legislativo auditados.
Pedro Massa
Atua há 14 anos na Coca-Cola, onde acumulou grande experiência nas áreas de Planejamento, Finanças e Planejamento Comercial. Em 2009, participou da concepção do Coletivo Coca-Cola, primeira iniciativa de valor compartilhado da empresa. Hoje, lidera a nova Diretoria de Valor Compartilhado, integrando as áreas de Sustentabilidade e Negócios Sociais. É bacharel em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), especializado em empreendedorismo social pelo Insead, em Cingapura, e mestre em administração de empresas pela mesma instituição.
Marcos Oliveira
Coordenador de Controle Social na Secretaria de Transparência do Senado Federal, é graduado em estatística, mestre em estatística e métodos quantitativos e doutor em psicologia social pela Universidade de Brasília. É também responsável técnico pelas pesquisas de opinião e amostragem do DataSenado e trabalha com estatística avançada e metodologias de pesquisa. Já atuou como estatístico no Banco Central, no Ministério Público da União (MPU) e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Renata Seabra
Diretora executiva da Rede Brasileira do Pacto Global desde 2013, é responsável por apoiar a implementação do planejamento estratégico do Comitê Brasileiro do Pacto Global. Tem mais de 15 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social em multinacionais. Graduada em química pela Universidade de São Paulo (USP), cursou pós-graduação em engenharia ambiental e em direito empresarial ambiental na Fundação Getulio Vargas (FGV) e é especializada em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Atualmente, promove o engajamento do setor privado na construção e implementação da Agenda de Desenvolvimento pós-2015, por meio da articulação com empresas, associações setoriais, governos, ONGs e demais atores.
Vandré Brilhante
Graduado em ciências econômicas pela Universidade de Fortaleza e especialista em gestão de programas sustentáveis pela Universidade de Andaluzia (Espanha) e também pela Universidade Harvard (EUA), já atuou como consultor de projetos para o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo federal. É fundador do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), eleito pelo Global Geneva Institute a quinta ONG mais importante do Brasil. O Cieds atua há 17 anos no desenvolvimento de projetos voltados para empreendedorismo, educação, inclusão e desenvolvimento integrado.
Keith Tuffley
Membro do Comitê Executivo do B Team, uma iniciativa de líderes globais para o desenvolvimento sustentável, é fundador e diretor-executivo da NEUW Ventures SA, na Suíça, e também diretor e membro do conselho da Great Barrier Foundation, além de governador da WWF-Austrália. Bacharel em economia e direito pela Universidade de Sydney, é mestre em direito pela mesma instituição. Além disso, é pesquisador na Universidade de Cambridge, fazendo parte do seu Programa de Liderança em Sustentabilidade.
Maurício Wajngarten
Professor colaborador do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é graduado em medicina, mestre e doutor em cardiologia pela mesma universidade. É responsável pela fundação dos grupos de estudos de cardiogeriatria e cardiologia comportamental da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Já atuou como diretor dos serviços de reabilitação e cardiologia geriátrica do Instituto do Coração (Incor) e foi editor-chefe das revistas da Sociedade de Cardiologia do Estado de
São Paulo (Socesp) e da Associação Médica Brasileira.
Ana Letícia Silva
Gerente de Articulação no Gife, é responsável pelas agendas estratégicas da entidade. Por oito anos, foi coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos. Graduada em economia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e mestre em planejamento e gestão do território pela mesma universidade, vem atuando na área social desde 2001, em diversas organizações públicas e do terceiro setor, especialmente em temas como cidades saudáveis e sustentáveis, desenvolvimento territorial integrado, responsabilidade social empresarial, combate à pobreza, alianças e parcerias, e políticas públicas.
Andrea Alvares
Diretora-geral da Categoria de Salgados para América do Sul, América Central e Caribe da PepsiCo, é formada em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). É também vice-presidente do Conselho Administrativo da Amcham e membro do Conselho Estratégico da Rede das Mulheres pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente, do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e do Conselho Consultivo do Instituto Akatu. Em 2013 e 2014, foi eleita uma das dez melhores gestoras de empresas do Brasil, de acordo com o ranking Egon Zehnder e o jornal Valor Econômico.
Fiona Woolf
Na vanguarda das mais importantes reformas no setor de energia elétrica há mais de 20 anos, tem trabalhado em projetos de implementação, de regulamentação e de energia e transmissão no mercado de eletricidade. Atualmente, seus interesses estão voltados para grandes projetos de infraestrutura, acordos comerciais e marcos regulatórios para atrair investimentos. Em 2013 e 2014, foi Lord Mayor de Londres. Nessa posição, específica do governo do Reino Unido, era responsável por toda a área financeira da cidade. Reconhecida pela New Year’s Honours List 2015 por seus serviços à população britânica, é presidente honorária do Aldersgate Group e presidente do Conselho Consultivo da Base London. É também curadora do Science Museum.
Kené Umeasiegbu
Chefe da área de Mudanças Climáticas e Agricultura Sustentável da Tesco, a maior varejista do Reino Unido, é responsável por definir estratégias para gerenciar o impacto ambiental da companhia, incluindo a redução dos gases de efeito estufa emitidos por seus fornecedores e outros integrantes de sua cadeia de valor, bem como os impactos provenientes da agricultura e do uso de água doce. Antes de sua atuação na Tesco, foi consultor de sustentabilidade, fornecendo consultoria especializada para grandes empresas sobre direitos humanos, mudanças climáticas e desmatamento. É autor do documento On the Rights Track, que ajuda o setor privado a implementar nos negócios os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU). Formou-se em geologia pela Universidade da Nigéria e em responsabilidade empresarial pela Universidade de Bath, no Reino Unido.
João Paulo Pacifico
É sócio-fundador do Grupo Gaia, que compreende as empresas GaiaSec, Gaia Agro, GaiaCred, GaiaServ, Gaia Esportes e Gaia+, ONG que proporciona educação e alimentação gratuita para 50 crianças carentes. Engenheiro formado pela Escola de Engenharia Mauá, possui MBA executivo em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e é certificado pelo programa de treinamento para analistas do Swiss Re, em Nova York.
Patrícia Audi
Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU) no Estado do Paraná e gestora do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), atua no poder público desde 1997. Formada em administração de empresas pela Universidade de Brasília (UnB), é especialista em políticas públicas e gestão governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Foi diretora da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, superintendente do Plano Rio sem Miséria, secretária de Planejamento, Gestão e Controle da Prefeitura de Niterói (RJ), secretária adjunta de Gestão do MPOG, coordenadora nacional do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e diretora nacional de
Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Otávio Gebara
Diretor de Cardiologia e superintendente médico do Hospital Santa Paula, em São Paulo, formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em cardiologia e livre-docência pela mesma universidade e é pós-graduado pelo Institute for Prevention of Cardiovascular Disease, da Escola de Medicina da Universidade Harvard, e fellow do American College of Cardiology. Além disso, tem MBA executivo em gestão da saúde, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Juca Kfouri
Cientista social formado pela Universidade de São Paulo (USP) e jornalista esportivo, atualmente apresenta o programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, é colunista da Folha de S.Paulo e do portal UOL e comentarista da Rádio CBN, onde, por dez anos, comandou o programa CBN Esporte Clube. Iniciou sua carreira na Editora Abril, na qual foi diretor de redação das revistas Placar e Playboy. Atuou como colunista nos jornais Lance! e O Globo. Na televisão, foi comentarista na TV Record, no SBT e na Rede Globo e apresentador dos programas Cartão Verde, da TV Cultura, Bola na Rede,
da RedeTV!, Juca Entrevista, da
ESPN Internacional, e Juca Kfouri,
da Rede CNT.
Caio Megale
Integra a equipe econômica do Banco Itaú desde janeiro de 2011. Foi economista do Lloyds Bank, Gávea Investimentos e Mauá Investimentos e professor de economia no Insper-SP. Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é colunista do jornal Valor Econômico e da revista América Economia.
Juliano Seabra
Diretor-geral da Endeavor, é responsável pelo desenvolvimento e implantação de projetos e parcerias voltados para inspirar, capacitar e influenciar o ambiente empreendedor do país com o DNA do empreendedorismo de alto impacto. Trabalha com o tema desde 2002, quando assumiu como trainee a liderança dos projetos de educação empreendedora do Senac São Paulo, hoje uma referência entre as instituições de ensino brasileiras. Foi diretor executivo da Prospectiva, consultoria especializada em negócios internacionais e políticas públicas. Graduado em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre em administração pública e governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-Eaesp) e especialista em gestão de negócios e operações pelo Insper.
Devanir Garcia dos Santos
Coordenador de Implementação de Projetos Indutores na Agência Nacional de Águas (ANA), é membro do Fórum Permanente de Agricultura Irrigada, da Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação e da Câmara Técnica de Ciências e Tecnologia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Atua também como consultor no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), na Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), na Secretaria Nacional de Irrigação e na Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Tem vários trabalhos publicados sobre irrigação e drenagem, tarifas de água, planos de recursos hídricos, cobrança pelo uso da água, reúso de água e pagamento por serviços ambientais. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras, tem curso de especialização em irrigação no Instituto de Pesquisa de Vercelli, na Itália, e é mestre em gestão econômica do meio ambiente pela Universidade de Brasília.
Fausto De Sanctis
Desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, é doutor em direito penal pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em processo civil pela Universidade de Brasília (UnB). É membro do Conselho Consultivo do Programa de Estudos Legais e Judiciais Brasil-Estados Unidos, da Washington College of Law da American University, nos EUA, diretor adjunto da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região e membro da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa. Foi Procurador do Município de São Paulo, procurador do Estado de São Paulo e juiz de direito.
Bastiaan Reydon
Professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e assessor de Sustentabilidade da Agência de Inovação da mesma universidade, é graduado em economia e administração, com mestrado em agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em desenvolvimento econômico, espaço e meio ambiente pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade de Wisconsin (EUA) e pela Universidade de Twente (Holanda). É também professor visitante da Universidade de Utrecht, na Holanda, e do International Center for Land Policy Studies and Training, em Taiwan. Atua na área de economia, com ênfase em economia agrária e dos recursos naturais.
Andreas Pohlmann
É sócio e fundador da Pohlmann & Company, empresa de consultoria focada em governança corporativa e compliance que atua na Alemanha e no Canadá. Desde dezembro de 2014, é membro do Comitê Especial da Petrobras. Foi chefe da área de Compliance do SNC-Lavalin e da Siemens AG. Além disso, atuou como membro do Comitê Executivo da Ferrostaal AG, na Alemanha, e da Celanese AG, também na Alemanha e nos Estados Unidos.
Mario Pampini
Diretor da área de Mudanças Climáticas no Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, é responsável por definir, desenvolver e aplicar instrumentos econômicos em conformidade com a política mexicana de mudanças climáticas. Atuou na área de Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social do México, onde planejou estratégias para o desenvolvimento da população indígena dp país. É bacharel em economia e autor de diversos artigos sobre desenvolvimento social, pobreza e desenvolvimento dos povos indígenas.
Bruno Maeda
Sócio da Trench, Rossi e Watanabe, em São Paulo, concentra suas atividades em assuntos de compliance corporativo e combate à corrupção. É graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito civil pela mesma instituição e em direito pela London School of Economics and Political Science. É coordenador do Comitê Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial. Sua experiência inclui assistência em questões da Lei contra Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA, em inglês) e outras legislações anticorrupção, coordenação de diversos casos de investigação interna de grande porte, desenvolvimento, revisão e implementação de programas de compliance, treinamento de diretores e funcionários, condução de avaliações de risco de compliance e auditorias anticorrupção em projetos na área de fusões e aquisições.
Laura Schiesari
Professora convidada dos cursos de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, é doutora em medicina preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em administração hospitalar e administração de
serviços de saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem experiência em gestão na área de saúde,
gestão da qualidade e gestão de projetos complexos. 
Jurandir Macedo
Atua como professor de finanças pessoais na Universidade Federal de Santa Catarina e consultor de finanças pessoais no Itaú Unibanco. É doutor em finanças comportamentais e pós-doutor em psicologia cognitiva pela Université Libre de Bruxelles (ULB), na Bélgica.
Thomas Lewinsohn
Professor titular de ecologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dá consultoria ao Ministério do Meio Ambiente brasileiro, ao Banco Mundial e à European Science Foundation. Biólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em ecologia pela Unicamp, foi presidente da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (Abeco). Atua como pesquisador residente na Rockefeller Foundation, na Itália; no Imperial College, na Inglaterra; na Universidade Técnica de Munique, na Alemanha; e no National Center for Ecological Analysis and Synthesis, nos Estados Unidos. Atualmente, pesquisa a organização funcional da biodiversidade.
Climène Koechlin
Diretora executiva do World Forum Lille, evento que organiza desde 2009, foi antes administradora do Museu de Belas Artes de Lille, na França, tendo exercido a maior parte de sua carreira em cargos financeiros numa instituição bancária francesa. Presidido por Philippe Vasseur, ex-ministro francês da Agricultura, o World Forum Lille é uma iniciativa da Alliances Network e se constitui num ciclo internacional de palestras e atividades que reúne mais de 5.000 pessoas, todos os anos,
para que conheçam as boas práticas de sustentabilidade de empresas
de todo o mundo.
Matthew Govier
Sócio-diretor da Accenture Strategy, empresa que ajuda seus clientes a criar e executar planos estratégicos e a melhorar a gestão de seus negócios, lidera a área de Cidadania Corporativa da Accenture para a América Latina. No terceiro setor, é membro do Conselho Curador da ONG Rede Cidadã, instituição que trabalha para gerar empregos para a população, e é tesoureiro e membro do Conselho da Fundação Britânica de Beneficência, que se dedica ao apoio a idosos. Graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), possui MBA pela London Business School.
Marinalva Dantas
Auditora fiscal do Trabalho, formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordena a Comissão de Igualdade e Oportunidade, de Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Norte (SRTE/RN) e está à frente das ações de fiscalização do trabalho infantil e do Fórum Estadual para Erradicação do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Proteção ao Adolescente Trabalhador, ambos no Rio Grande do Norte. Foi condecorada, em 2003, com a Medalha Chico Mendes de Resistência e recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério da Reforma do Estado (Mare). Recentemente, sua biografia foi lançada pelo jornalista Klester Cavalcanti, com o título A Dama da Liberdade.
Maurício Pestana
Jornalista, cartunista, publicitário e autor de mais de 50 livros e cartilhas, sua extensa obra tem se destacado principalmente por abordar a luta em favor dos direitos humanos e da cidadania plena, o que lhe concedeu reconhecimento internacional. É Secretário Adjunto da Secretaria de Igualdade Racial da Cidade de São Paulo, editorialista do jornal Diário de São Paulo e membro do Conselho Deliberativo do Baobá, do Conselho Administrativo do Museu Afro Brasil e do Conselho da Cidade de São Paulo. Escreveu diversos livros relacionados à história e cultura negra no Brasil e à diversidade racial.
Lívia Pagotto
Graduada em ciências sociais e mestre em governança ambiental, coordena a iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal), no Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces).
Mateus Mendonça
Atua como consultor em gestão de projetos socioambientais na Amazônia e na área de gestão de resíduos, tendo como principais clientes e parceiros a Fundación Avina, ICLEI, Instituto Votorantim, Instituto Walmart, Natura, Sebrae e União para o Biocomércio Ético. Idealizou e implementou o processo de homologação e garantia de origem da cadeia de insumos recicláveis e reciclados para embalagens. Além disso, é Secretário Executivo da Rede de Progresso Social no Brasil e finalista do prêmio INDEX Design to Improve Life.
Rodrigo da Rocha Loures
É sócio-fundador da Nutrimental, indústria de alimentos saudáveis e líder no mercado nacional de barras de cereais, e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade (IBQP) e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também atua em dois projetos voltados para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas: é secretário executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (8 Jeitos de Mudar o Mundo) e criador do Movimento Nós Podemos Paraná. Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por oito anos e professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Cynthia Drayton
Senior change manager na Ashoka, é responsável pela formação de parcerias globais em apoio a empreendedores sociais. Anteriormente, criou uma marca de roupas nas Filipinas e trabalhou com mulheres de comunidades rurais, ajudando-as a transferir suas habilidades e arte indígenas para produtos no mercado global. É bacharel em ciência política e em língua francesa pela Universidade Mount Holyoke e tem mestrado em comunicação pela Universidade de Nova York.
Daniela Rodriguez de Castro
Diretora executiva da ONG Atletas pelo Brasil e do Lide Esporte, graduou-se em direito pela Universidade Mackenzie e tem mestrado em economia política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalha há mais de dez anos no terceiro setor, nas áreas de políticas públicas e advocacy. Além disso, ministra aulas sobre direito social e econômico na Escola de Governo.
Celina Carpi
Sócia-fundadora do Instituto Ethos e presidente de seu Conselho Deliberativo, é membro do Conselho de Administração da Libra Holding, empresa em que atuou por muitos anos como executiva. É também presidente do Conselho do Rio Como Vamos, conselheira plena da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e membro da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela Universidade Cândido Mendes, cursou MBA no European Institute of Business Administration (Insead), tem pós-graduação em políticas públicas pela Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (EPPGG/Iuperj) e é mestre em sustentabilidade e gestão ambiental pela Universidade Harvard.
Luís Camargo de Melo
Graduado em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializado em advocacia trabalhista pela mesma instituição de ensino, é procurador-geral do trabalho no Ministério Público do Trabalho, membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros e professor de direito do trabalho no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), em Brasília. Escreveu diversos artigos sobre direitos humanos, trabalho escravo, direitos dos povos indígenas e erradicação do trabalho infantil. Além disso, participou de cursos sobre tráfico de seres humanos, nos Estados Unidos, negociação coletiva e análise comparativa de sistemas de relações trabalhistas, na Itália, e da Conferência Internacional do Trabalho, na Suíça.
Lelio Bentes
Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em direito internacional dos direitos humanos pela Universidade de Essex, na Inglaterra. É membro da Comissão de Peritos em Aplicação de Normas Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), do Conselho Consultivo do Missão Criança e do Conselho Consultivo da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Passou a integrar o Conselho Nacional de Justiça em junho de 2015.
Márcia Cavallari
CEO do Ibope Inteligência, é bacharel em estatística pela Universidade de São Paulo e mestre em ciências políticas, com foco em pesquisas de opinião pública, pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. Atua há 32 anos no Ibope.
Andreas Auerbach
É sócio do Grupo Box1824, especializado em estudos do comportamento jovem, e fundador e principal executivo da Nexo, braço do Grupo Box1824.  Vem desenvolvendo metodologias inovadoras nas áreas de desenvolvimento, atração e engajamento de jovens e cultura organizacional para grandes empresas como Ambev, BRF, Itaú, Grupo Boticário, Red Bull, Renner, Votorantim, entre outras.
Mauro Armelin
Superintendente de Conservação no WWF-Brasil, é engenheiro florestal formado pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em ciências florestais pela mesma instituição. Atua no WWF-Brasil desde 2005, onde foi também Coordenador de Políticas Públicas e do Programa da Amazônia. Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente liderando o programa Negócios Sustentáveis e esteve à frente do projeto Consumo Sustentável de Madeira e do grupo Compradores de Produtos Florestais Certificados, na ONG Amigos da Terra. Além disso, foi consultor no Instituto do Meio
Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Carolina de Andrade
Cofundadora e diretora executiva do Social Good Brasil, é mestre em gestão de tecnologia e inovação pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, e especialista em empreendedorismo pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo Babson College. Além disso, é +SocialGood advisor e fellow LEAD, e atuou por quase quatro anos na Artemisia.
Luciana Villa Nova
É responsável pela área de Gestão e Planejamento Estratégico de Sustentabilidade da Natura, empresa na qual atua desde 1996. Graduada em farmácia-bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) e especializada em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e gestão da sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, tem experiência em pesquisa e desenvolvimento.
André Nahur
Coordenador de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, é biólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestre em conservação e gestão de biodiversidade pela Universidade de Barcelona, mestre em gestão econômica do meio ambiente pela Universidade de Brasília (UnB) e tem MBA em gestão de projetos. Atuou em organizações como Ipam e GIZ, acompanhando a agenda nacional e internacional de mudanças climáticas e energia. Trabalhou no setor privado, no terceiro setor, na cooperação internacional e em instituições de pesquisa com temas relacionados
a biodiversidade, sustentabilidade, mudanças climáticas, energia
e alternativas econômicas
para conservação.
Hélio Mattar
Idealizador, fundador e diretor-presidente do Instituto Akatu, é graduado em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado e doutorado em engenharia industrial pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos. É, também, um dos fundadores do Instituto Ethos. Foi secretário de Desenvolvimento da Produção no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo federal e é membro de conselhos e comitês de empresas e organizações sociais, entre eles o Conselho de Administração da Fundação Osesp, o Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Pão de Açúcar, o Conselho do Plano de Sustentabilidade da Unilever e o Conselho de Consultoria Externa sobre Sustentabilidade da Dow Chemical. 
Marcelo Frontini
Diretor departamental de Pesquisa e Inovação do Bradesco e diretor da Scopus Tecnologia, é graduado em engenharia de produção Universidade de São Paulo (USP) e em economia pela mesma instituição de ensino. Possui MBA em marketing pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace/USP) e é certificado no Advanced Management Program da Harvard Business School e em cursos de educação executiva da Schulich School of Business, da Universidade de York e da Université Pierre-Mendès-France. Atuou em empresas
como Credicard, Atento Brasil e American Express. Além disso, é membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco.
Roberto Kishinami
Físico pela Universidade de São Paulo (USP), é diretor da NRG e especialista em empresas do setor energético. Foi diretor executivo no Greenpeace Brasil e gerente de projetos na Technoplan e na Jaakko Pöyry. É membro do conselho de administração da Action Aid Internacional.
Valdir Simão
É ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) e auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. Possui grande experiência no setor público, tendo atuado como secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República, assessor especial do Gabinete Pessoal da Presidência da República, secretário executivo do Ministério do Turismo, secretário de Estado de Fazenda do Distrito Federal, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), diretor da Receita Previdenciária do INSS e superintendente do INSS no Estado de São Paulo. É formado em direito pela Instituição Toledo de Ensino e especialista em direito empresarial pela mesma faculdade. Além disso, é especialista em gestão de arrecadação dos recursos da seguridade social
pela Fundação Ceddet e mestre em direção e gestão de sistemas de seguridade social pela Universidade
de Alcalá de Henares.
Natália Zanholo
Coordenadora de Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA, do inglês) da Monsanto do Brasil, é advogada formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e especializada em negociações internacionais pela Universidade do Leste de Londres. Atualmente, cursa direito empresarial no Insper e é membro da Comissão Permanente de Compliance do Instituto de Advogados de São Paulo (IASP) e da Comissão de Anticorrupção e Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP).
Fabricio Dorado Soler
É sócio do Felsberg Advogados e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade do escritório. Tem mestrado em direito ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), MBA Executivo em infraestrutura pela Fundação Getulio Vargas (FGV), especialização em gestão ambiental e negócios do setor energético pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, cursa mestrado em ambiente, saúde e sustentabilidade na USP. Também atua como consultor no Banco Mundial e como professor convidado dos cursos de pós-graduação da FGV, do Senac e da FAAP. É organizador do Código Brasileiro de Resíduos Sólidos e coautor do livro Gestão de Resíduos Sólidos –
O Que Diz a Lei.
Márcio Severi
Diretor de Relações Institucionais da CPFL Energias Renováveis S.A., é engenheiro mecânico, com especialização em energia, formado pela Universidade Federal de Engenharia de Itajubá (Unifei) e possui MBA Executivo pelo Insper. Com experiência de 20 anos no setor elétrico, trabalhou no desenvolvimento e na implantação de projetos de pequenas centrais hidrelétricas, parques eólicos, usinas solares fotovoltaicas e usinas de cogeração à biomassa de bagaço de cana para empresas como M7 Engenharia, Eletroriver, Brasil PHC e ERSA.
Gustavo Pimentel
Diretor da SITAWI Finanças do Bem e coordenador do grupo de análise de investimentos da Rede Brasileira dos Princípios para o Investimento Responsável, formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem MBA pela IE Business School. Há dez anos, assessora instituições financeiras e empresas na incorporação de questões socioambientais em suas estratégias, gestões, análises de riscos e avaliações de investimentos. Foi eleito o segundo melhor analista socioambiental para investidores pela pesquisa global da Thomson Reuters Extel, em 2013. Atuou como gerente do Programa Eco-Finanças da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e representante do BankTrack no Brasil, além de ter trabalhado na Accenture, ABN AMRO e SR Rating.
Eugênio Mussak
Médico por formação, dedica-se à educação há mais de quatro décadas, como professor, escritor, pesquisador e empresário. Atua desde 1998 no setor privado, trabalhando com temas referentes a liderança, cultura organizacional e competências. É professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e professor convidado da Fundação Dom Cabral, além de ser autor de pesquisas e 12 livros sobre comportamento humano, gestão de pessoas, liderança, estratégia e mudanças contemporâneas. É colunista das revistas Vida Simples, Você S.A., Melhor – Gestão de Pessoas e On Point.
Maurício Minas
É diretor vice-presidente executivo do Banco Bradesco e diretor-gerente e membro da mesa regedora da Fundação Bradesco. Graduado em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), é especialista em comunicação de dados e desenvolvimento de software pela Wharton Business School e tem certificado de extensão em finanças pela mesma instituição de ensino, além de ter participado do Programa de Desenvolvimento Executivo na Universidade Colúmbia. É membro do conselho de administração e diretor-gerente da Fundação Instituto de Moléstias do Aparelho Digestivo e da Nutrição (Fimaden), membro efetivo do Conselho de Administração da Fidelity Processadora e Serviços S.A., membro suplente do Conselho de Administração da MPO e membro do Conselho de Administração da NCR Brasil. Antes de sua atuação no Banco Bradesco, foi presidente da Scopus.
Alexandre Mansur
Editor executivo da revista Época, coordena a cobertura de meio ambiente, os projetos especiais e a atuação digital da marca. Edita o Blog do Planeta e está à frente da equipe que organiza o Prêmio Época Empresa Verde. É graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e recebeu diversos prêmios internacionais, como o Reuters-IUCN Media Award. Integra o conselho do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), do Greenpeace e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Vânia Bueno Cury
É jornalista formada pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), com pós-graduação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestrado em desenvolvimento organizacional pela Case Western Reserve, nos Estados Unidos. Tem formação em investigação apreciativa, inteligência emocional, coaching, pensamento sistêmico, mediação de conflitos e ética aplicada. É docente em cursos de pós-graduação na Fundação Instituto de Administração (FIA), na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seu foco de trabalho é a comunicação para o desenvolvimento de líderes e organizações.
Cida Bento
É coordenadora executiva do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), professora de psicologia social da Universidade de Austin, nos Estados Unidos, e membro do Grupo Assessor da ONU Mulheres e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), dá consultoria sobre diversidade a várias empresas e atua no projeto “Valorização da Diversidade”, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É autora de diversos livros, entre os quais Identidade, Branquitude e Negritude – Contribuições para a Psicologia Social no Brasil, lançado neste ano.
Monyse Almeida
Cofundadora da ALINHA e assessora jurídica do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, é formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Vera Thorstensen
Professora e pesquisadora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), é coordenadora do Centro do Comércio Global e do Investimento da FGV, titular da Cátedra da Organização Mundial do Comércio (OMC) no Brasil e especialista em regulação do comércio internacional, com 15 anos de experiência em Genebra. Tem mestrado e doutorado pela FGV e pós-doutorado em Harvard, no Centre for European Policy Studies e no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Além disso, leciona no Instituto de Estudos Europeus, em Lisboa, na Sciences-Po, em Paris, e no International Economic Law and Policy Institute, em Barcelona.
Sérgio Leitão
Advogado, é fundador e diretor de relacionamento do Instituto Escolhas. Atuou como diretor de políticas públicas e diretor de campanhas no Greenpeace Brasil, diretor executivo no Instituto Socioambiental (ISA) e voluntário na Rainforest Foundation US, nos Estados Unidos. Além disso, deu assessoria sobre temas sociais e ambientais ao ex-Ministro da Justiça José Gregori, no governo Fernando Henrique Cardoso, à Arquidiocese de Fortaleza e no Projeto Estudo sobre Terras Indígenas (PETI) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
Mário Theodoro
É consultor legislativo do Senado Federal. Foi diretor da área de Estudos Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), secretário executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e professor colaborador dos cursos de mestrado e doutorado em sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Formou-se em ciências sociais pela UnB, tem mestrado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em economia pela Université Paris I – Sorbonne.
Maíra Habimorad
Presidente da Cia de Talentos e comentarista do Jornal Conta Corrente, da GloboNews, é graduada em relações internacionais e economia pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching e tem mais de dez anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores. Além disso, é autora do livro Sua Carreira, da Coleção Conta Corrente – GloboNews.
Linda Murasawa
Superintendente executiva de sustentabilidade do Banco Santander, é graduada em computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pós-graduada em gestão empresarial pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e em liderança em sustentabilidade pela Universidade de Cambridge, além de ser especializada em marketing, vendas e gestão da inovação. Tem experiência nacional e internacional em projetos industriais, produtos financeiros, mercado de capitais e sustentabilidade. Além disso, integra a Diretoria Adjunta Setorial da Febraban e o Conselho Deliberativo da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.
Isabella Gonçalves de Lima
É gerente nacional de Relacionamento com o Empregado da Vice-Presidência de Gestão de Pessoas na Caixa Econômica Federal. Graduada em economia e psicologia, pós-graduada em marketing de serviços e mestre em administração, atua na Caixa desde 1982, tendo experiência em gestão de pessoas e desenvolvimento & capacitação.
Heloisa Macari
É sócia-diretora da ICTS Protiviti. Formada em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com MBA em gestão estratégica e econômica de negócios pela FGV, tem mais de 13 anos de experiência em consultoria empresarial. É especialista em governança corporativa, gestão de riscos, gestão da ética, prevenção
de perdas, prevenção de fraudes, redução de riscos em supply chain
e compliance.
David Canassa
Gerente geral de Sustentabilidade do Grupo Votorantim, é formado em engenharia elétrica e mestre em eficiência energética pela Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA em sustentabilidade e gestão de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em meio ambiente pela Universidade Gama Filho. Além disso, é vice-presidente da Câmara Temática de Energia e Mudança do Clima do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Marcelo Chamma
É presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) e membro do conselho da Inventta Estratégia e Inovação. Formado em engenharia de mineração pela Universidade de São Paulo (USP) e em marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV), trabalhou em grandes empresas, como Bunge, Cimpor e Votorantim Cimentos, ocupando posições executivas nas áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), operações industriais, vendas e marketing, novos negócios, desenvolvimento corporativo global e fusões & aquisições (M&A).
Carlo Linkevieius Pereira
Gerente corporativo de Sustentabilidade do grupo CPFL Energia, é químico e mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em International Leadership Training pela GIZ e tem MBA em sustentabilidade pela Universidade de Lüneburg, na Alemanha. Sua experiência, de 10 anos, abrange temas relacionados à sustentabilidade corporativa, como mudanças climáticas, energia renovável e investimento social privado.
Camila Araujo
É sócia líder de Gestão de Riscos e Sustentabilidade da Deloitte Touche Tohmatsu. Graduada em engenharia química e pós-graduada em administração de empresas, tem mais de 15 anos de experiência em projetos de consultoria, auditoria interna, compliance, estruturação de processos, internacionalização de empresas, implementação e gerenciamento de riscos. Entre suas certificações, estão a ITIL, CobIT, CISA e Sarbanes-Oxley.
Sally Uren
É CEO do Forum for the Future, sendo responsável pela missão da instituição de construir um futuro sustentável. Está estreitamente envolvida em projetos como o Tea2030, Retail Horizons e Net Positive. Também atua no Conselho Consultivo da Kingfisher, Kimberly Clark e C+A Foundation, e preside o Conselho Consultivo do Forum US. Frequentemente, é convidada a palestrar em eventos internacionais e a escrever para veículos como Huffington Post e Management Today. É juíza do Observer Ethical Awards e do Queens Award for Sustainable Development.
Tatau Godinho
É secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). Doutora em ciências sociais, com foco em participação política e políticas públicas de gênero, atua desde os anos 80 no movimento de mulheres. Além disso, dirigiu a Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo. É autora de trabalhos sobre feminismo e políticas públicas para as mulheres.
Ricardo Borges Martins
Diretor executivo do Bom Senso Futebol Clube, é graduado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em argumentação e influência social pela Université d’Aix-Marseille, na França, e cursa MBA em relações governamentais na Fundação Getulio Vargas (FGV). É especialista em advocacy, comunicação estratégica e construção de movimentos de
impacto social.
Symmy Larrat
Coordenadora de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é graduada em comunicação social, com habilitação em publicidade e propaganda, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi conselheira LGBT do Estado do Pará e coordenou o Programa Transcidadania da Prefeitura de São Paulo.
Luciano Mazza de Andrade
É ministro de segunda classe da carreira diplomática e chefe da Divisão de Negociações Extrarregionais do Mercosul-II no Ministério das Relações Exteriores (MRE). Foi chefe do Setor Econômico da Missão do Brasil-União Europeia e coordenador-geral de Contenciosos. Tem mestrado em direito europeu pela LSE e defendeu sua tese de altos estudos sobre a institucionalidade do Mercosul no Instituto Rio Branco.
João Hélio Cavalcanti
Diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Rio Grande do Norte, é formado em administração
de empresas, pós-graduado em engenharia da produção e engenharia de produto e tem MBA em
gestão empresarial.
Giuliana Ortega
Diretora executiva do Instituto C&A, é graduada em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em gestão de governança global pelo Inwent/German Development Institute, na Alemanha, e mestranda em sustentabilidade e responsabilidade social pela Ashridge Business School, na Inglaterra. Atua na área de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade desde 2002 e trabalhou em organizações como a Natura e o Instituto Ethos.
German Hartenstein
É diretor regional da ESPN no Brasil. Desde 2005, atua na companhia, sendo responsável por projetos de sucesso em todas as suas frentes estratégicas.
Cleber Papa
Diretor artístico do Instituto Casa da Ópera, é dramaturgo, cenógrafo e produtor cultural. Foi curador do programa Notas Contemporâneas do MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Com experiência em comunicação, marketing, cinema, teatro e economia da cultura, há 25 anos dedica-se exclusivamente às atividades culturais no Brasil e no exterior, produzindo espetáculos, dando assessoria na gestão de políticas públicas e conduzindo cursos de formação e aperfeiçoamento multidisciplinar. No teatro, é diretor da Companhia de Ópera Curta, que desenvolve um programa inédito de difusão de ópera no estado de
São Paulo.
Clenio Severio Teribele
Conselheiro no Sebrae, é atualmente titular do Conselho Fiscal da Brasilprev Seguros e Previdência e do Conselho de Administração da Sociedade Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE). Chefe-adjunto do Departamento de Ciências Contábeis, Administração e Direito da Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões (URI), leciona nessa mesma instituição e no Centro de Ensino Superior de Erechim-RS.
Denise Chaer
Diretora do Novos Urbanos, Célula de Inovação Social em Comportamento de Consumo, com foco na mudança de mentalidades e padrões de comportamento em torno de consumo. A Célula lançou, em 2015, sua primeira iniciativa, o Laboratório de Inovação Social em Alimentação e Nutrição, realizado em parceria com o Presencing Institute (MIT) e a Aoka Labs.
Everton Lucero
Chefe da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores. Trabalhou nas Embaixadas do Brasil em Cingapura, Viena e Washington. Ocupou diversos cargos no Itamaraty e por dois anos foi Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia. Publicou o livro “Governança da Internet: Aspectos da Formação de um Regime Global e Oportunidades para a Ação Diplomática”.
Fernando Barreto
Promotor de Justiça de Meio Ambiente e presidente da Associação Brasileira
dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), que
cria e dissemina a cultura do promotor de Meio Ambiente em todo o país, difundindo o Direito Ambiental
como instrumento de proteção à vida
no planeta.
Sean Kidney

Diretor executivo da Climate Bonds Initiative, uma organização não-governamental

que visa mobilizar mercados de crédito para soluções em clima, é também consultor de Green Bonds para o Secretário-Geral das Nações Unidas. Anteriorimente, foi assessor de marketing para vários dos maiores fundos de pensão na Austrália.
John Tobin

É diretor executivo e líder global da área de Sustentabilidade do Banco Suisse, em Zurique, onde é responsável por questões relacionadas à sociedade e ao meio ambiente. Além disso, atua no B Team como líder das ações da iniciativa Net Zero. Professor visitante na Escola de Economia Aplicada e Gestão na Universidade Cornell, é Ph.D. em biologia evolucionista pela Universidade Harvard e J.D. pela Escola de Direito de Harvard. Também é tesoureiro do Instituto Americano de Ciências Biológicas, membro do Conselho da Forest Trends e membro da Comissão de Meio Ambiente e Energia da International Chamber

of Commerce.

Beth Stevens
Vice-presidente sênior de Cidadania Corporativa, Meio Ambiente e Conservação da Walt Disney Company, é responsável por desenvolver e concretizar programas voltados para o meio ambiente e a conservação. Está à frente de projetos para minimizar a pegada da companhia, a conservação da natureza para gerações futuras e incentivar crianças a adquirirem valores sustentáveis para suas vidas. É bacharel em zoologia pela Universidade Duke, estudou psicologia comportamental na Universidade de Tübingen, na Alemanha, e é Ph.D. em biologia pela Universidade da Carolina do Norte. Também faz parte do Conselho do Jane Goodall Institute e do World Environment Center.
Jermyn Brooks

Presidente do Conselho Consultivo de Negócios e membro do Conselho Internacional de Diretores da Transparência Internacional, é também membro do conselho do Centre for Humanitarian Dialogue. Jermyn atuou em diversas iniciativas da Transparência Internacional para o setor privado, incluindo a construção dos parâmetros contra a lavagem de dinheiro no grupo bancário Wolfsberg, a criação da ferramenta Business Principles for Countering Bribery e em iniciativas focadas na indústria. Anteriormente, defendeu a introdução da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade na estratégia de negócios da PricewaterhouseCoopers.

Artur Henrique Santos

Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo do município de São Paulo, é sociólogo formado pela PUC-Campinas. É conselheiro no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Foi presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e da CUT Nacional por duas gestões. Ainda na CUT, foi secretário de formação em São Paulo, secretário-adjunto de Relações Internacionais, secretário nacional de Organização e secretário-geral da

CUT Brasil. Trabalhou na Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL)

como eletrotécnico.

Gladys Mariotto

Co-fundadora e diretora executiva da Já entendi Educação e Tecnologia, startup especializada em educação que causa impacto social, através de treinamentos online, em meio milhão de trabalhadores por ano. É formada em Filosofia e Belas Artes com especialização em História da Arte, Sociologia e Educação e é mestre em Filosofia. Dirigiu e produziu 31 filmes e escreveu 37 livros.

Renata Puchala

Gerente de Sustentabilidade da Natura, é graduada em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em negócios internacionais pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a IAE Genoble, na França. Trabalha na Natura desde 2000, onde atuou como gerente de marketing e negócios, sendo diretamente responsável pela linha Ekos. Há três anos, assumiu a liderança do Programa Amazônia, cujo principal objetivo é fomentar uma economia inclusiva na região.

Também está à frente de toda a Estratégia e Indicadores de Impacto Social da empresa.

Guilherme Amado

Green coffee project manager da Nespresso Brasil, é graduado em direito e especializado em gestão ambiental. Passou períodos em fazendas produtoras de café e chá na Nicarágua, Argentina e Brasil, enxergando grandes desafios para os negócios cafeeiros e oportunidades de transformação da vida de produtores e de suas famílias. Na Nespresso Brasil, desenvolveu a visão holística do Nespresso AAA Sustainable Quality Program, atribuindo a ele os pilares qualidade, sustentabilidade e produtividade.

Helio Santos

Doutor em administração pela Universidade de São Paulo (USP), é presidente do Conselho do Fundo Baobá para a Equidade Racial, pesquisador e professor convidado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD) e consultor em gestão da diversidade.

Percival Caropreso

Fundador da Setor 2  ½ , especializada em assessoria de Marketing e Comunicação Corporativa e de Negócios a empresas e organizações a partir dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Esteve por muitos anos na McCann-Erikson e ao longo de sua carreira nessa organização atuou como gerente-geral, diretor de criação, coordenador de criação da divisão América Latina e Caribe e

também coordenador de projetos e campanhas globais.

Peter Seiffert

Chefe da área de Corporate Ventue Capital na Embraer S.A., tem experiência de mais de 10 anos como executivo, consultor e especialista nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, gestão humana e planejamento estratégico em empresas e institutos de pesquisa, como Embraco, Igaras, Nokia Gradiente Industrial, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Fundação CERTI e Hewlett-Packard Brasil (HP). É Pós-doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), Doutor e Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Economista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É autor de Empreendendo Novos Negócios em Corporações, Estruturação Organizacional e Gestão Humana para o Século XXI.

Silvia Valadares

Líder da comunidade de startups da Microsoft, é pioneira no ecossistema de aplicativos para smartphones, em comunidades de startups e cultura de inovação no Brasil. Ela influenciou e ajudou a criar as mais importantes iniciativas para empresas, programas governamentais, o primeiro blog do mundo focado em startups, entre outras iniciativas relacionadas ao tema. Formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, tem MBA em crédito pela Saint Paul Escola de Negócios e em gestão estratégica de marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de ser especializada em e-commerce e estratégias de negócios pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Todos os direitos reservados.

(55 11) 3897.2400 | e-mail: atendimento@ethos.org.br

bottom of page