Inspire-se
É bacharel em Engenharia Florestal, possui pós-graduação em Engenharia de Produção e especialização em Reabilitação de Áreas Degradadas. É Diretor de Sustentabilidade das operações da Hydro no Brasil e tem 27 anos de experiência em negócios de alumínio e sustentabilidade. Em sua função, ele tem o papel de desenvolver e implantar estratégias de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social corporativa.
É graduado em engenharia pela FEI e possui MBA pela Brigham Young University. É Gerente de Compliance da área de Bauxita & Alumina da Hydro e está na empresa desde 2015. Nos últimos 14 ano atuou nas áreas de auditoria, controles internos, gestão de riscos e compliance, dentro e fora do Brasil, em empresas como General Electric e Samarco Mineração, além da Hydro.
Paulo Maciel é graduado em Marketing e em Comércio Exterior, e também possui MBA em Executive Marketing pela FGV. Além disso, concluiu o curso de Gestão de Futebol pela CBF Academy e o curso de empreendedorismo (Empretec) pelo Sebrae. Atualmente, é presidente do Conselho Deliberativo do Paysandu Sport Club.
Tem MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Recursos Humanos, MBA em Comunicação Estratégica e MBA em Marketing. Atualmente, é responsável pela área de Diversidade & Inclusão da Sodexo do Brasil. Anteriormente, atuou nas áreas de Comunicação, Qualidade de Vida, e Remuneração e Benefícios.
É mestre em Administração de Empresas e professor do Mestrado Profissional em Gestão da Competitividade e do Master em Gestão de Sustentabilidade, ambos da FGV EAESP. É vice coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas e sócio-fundador da Ekobé, uma das primeiras consultorias brasileiras especializada em sustentabilidade corporativa.
É mestre em desenvolvimento rural sustentável e gestão de empreendimentos agroalimentares pela IFPA. Também é licenciado pleno em Ciências Sociais e Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia e atua como sociólogo na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca - SEDAP -PA.
É bióloga e doutora em Ecologia. Fez pós-doutorado na University of East Anglia e, desde 2002, integra o grupo de pesquisadores da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, onde desenvolve pesquisas relacionadas à ecologia, conservação e uso sustentável de espécies e ambientes amazônicos. Coordenou estudos na várzea amazônica e no Distrito Florestal Sustentável da BR-163 e é diretora do Museu Goeldi.
Cofundador e diretor financeiro e de governança da Pecuária Sustentável da Amazônia S/A. Formado em Administração na ESCP em Paris, fez especialização em Gestão Ambiental em São Paulo e mestrado em Geografia na UFMT em Cuiabá, Mato Grosso. Começou sua carreira como consultor em estratégia empresarial e na organização socioambiental ICV liderou as atividades na região de Alta Floresta, onde também foi diretor-adjunto e diretor-executivo.
Formado em Administração pela UNAMA com pós-graduação em Marketing e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável, foi comunicador e apresentador por mais de uma década nas rádios Liberal, além de produtor de eventos e peças publicitárias. Atualmente é gerente do Departamento de Relações Comunitárias da MRN, em que desenvolve mais de 20 programas socioeconômicos e ambientais. Além disso, é responsável pela gestão dos contratos do Programa Territórios Sustentáveis do MRN.
É geógrafa e foi estagiária na área de sustentabilidade da Alcoa no Brasil. É especialista em Gerenciamento Ambiental e realizou pesquisa sobre mapeamento de habitats e serviços ecossistêmicos. É analista sênior do WRI Brasil (World Resources Institute), atuando em estratégias para restauração em paisagens e florestas, conteúdos programáticos relacionados a Metodologia de Avaliação de Oportunidades de Restauração e na temática de gênero.
Coordenador da campanha Defenda os Corais da Amazônia, do Greenpeace Brasil. Especialista em Gestão Socioambiental pela FIA. Administrador de empresas formado pela EAESP- FGV. Atuou em diversas organizações da sociedade civil na área de meio ambiente e desenvolvimento social e nos setores financeiro, automotivo e de telecomunicações.
Primeira indígena aldeiada acadêmica do curso de medicina da UFPA, no campus Altamira/PA. Uma das lideranças do Povo Xipaya, com 13 anos de militância. Presidente da Associação PYJAHYRY Xipaya e por dois anos foi chefe indígena da Aldeia. A primeira mulher da região do médio Xingu a assumir essa posição.
Está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação há mais de 20 anos. Trabalha com economia criativa, gerando valores a partir de ideias originais. É fundador do Instituto “A Gente Transforma” que promove empreendimentos sociais e transformação em comunidades, atuando no Brasil e América Latina. Ministra cursos e palestras em eventos mundiais, com um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação.
É engenheiro de minas e diretor de saúde, segurança e desenvolvimento sustentável da Anglo American no Brasil. Também atua como vice-presidente executivo da Fundambras – Sociedade de Previdência Privada.
Coordenadora das agendas de Migração e Inovação Política da Fundação Avina. Formada em Direito e em Gerenciamento de Projetos. Há mais de 25 anos na área dos direitos humanos, com atuação principal nos temas: direitos de crianças e adolescentes, economia solidária, migrações e enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo. Participa da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e atuou como gerente de programa na Catholic Relief Service.
É empreendedor social, escritor e administrador de Empresas pela FGV-SP. Reside em Belém, Pará, há 13 anos. Desde sua fundação, há 19 anos, é diretor do Instituto Peabiru. Como escritor, é autor de 17 livros, entre os quais: Grandes Expedições à Amazônia Brasileira, vol.I – 1500 a 1930 (2009), vol II – século XX (2011), Editora Metalivros; organizador do livro "Patrimônio Natural Privado do Brasil", Editora Metalivros (2016).
Engenheira florestal e mestre em manejo de florestas tropicais. Trabalha no Imaflora (ONG Brasileira) como gerente na área de projetos e atualmente coordena a iniciativa Origens Brasil®, que visa promover novos modelos de negócios na Amazônia. Possui 17 anos de experiência com implementação de sistemas de certificação socioambiental e de rastreabilidade para produtos extrativistas de pequenos produtores e populações tradicionais na Amazônia brasileira.
Graduada em Biologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP). Coordena a Comissão Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Defensora dos direitos humanos com atuação no enfrentamento ao tráfico de pessoas e violência sexual de crianças e adolescentes. Ministra palestras nacionais e internacionais sobre a temática. Ganhadora de diversos prêmios estaduais e nacionais na área, destaca-se o Prêmio "Paulo Frota", da Assembleia Legislativa do Pará.
Fundadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre. É ativista de direitos humanos e atua na cidade de Altamira. É símbolo da luta contra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Foi premiada pela fundação Alexander Soros na categoria de Ativismo Ambiental e de Direitos Humanos na ASF Award 2017.
Designer de moda é proprietária da marca Madame Floresta. Participa de eventos de moda sustentável e no Projeto Conexão Criativa e Comercial, na Cidade de São Paulo, teve um dos produtos de sua criação selecionado – a bota de retalhos.
É formado em Engenharia Florestal, tem especialização em Mudanças Globais e Desenvolvimento Sustentável e mestrado em Ciência Florestal. É gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Petrobras, atuando na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Amazônia, unidade da Petrobras responsável por explorar e produzir petróleo e gás natural nas bacias do Solimões e do Amazonas.
É graduado em ciências econômicas, especialista em finanças empresariais e servidor da Superintendência da Zona Franca de Manaus, é economista na Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresarias e integra o Grupo responsável pelas estimativas dos Gastos Tributários Indiretos dos regimes Zona Franca de Manaus, Amazônia Ocidental e Áreas de Livre Comércio, e também a Equipe de Contas Regionais, no âmbito do IBGE.
Coordenadora do departamento de mulheres indígenas do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), É estudante do curso de Farmácia na Universidade Federal do Oeste do Pará e conselheira de Saúde da Aldeia Braço Grande.
Professor titular da Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências e doutor em Geologia e Geoquímica pela UFPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia e Geologia Estrutural, atuando principalmente nos temas de: gestão de recursos hídricos, águas subterrâneas, abastecimentos públicos, geometria de aquíferos e bacias hidrográficas. Foi membro fundador da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Núcleo Pará.
É graduada em Engenharia Mecânica, possui especialização em Engenharia de Produção, MBA em Gestão Empresarial e é certificada como Professional & Self Coaching. Atua há 21 anos na Alcoa, foi líder da Gerência de Recursos Humanos e Diretora Executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas em Itajubá. Atualmente também é Diretora de Relações Empresariais da ABRH Maranhão (Associação Brasileira de Recursos Humanos).
É graduado em Ciências Biológicas com habilitação em Gerenciamento Costeiro, mestre em Ecologia Aplicada e doutorando na pós-graduação em Ambiente e Sociedade. Desenvolve pesquisas relacionadas a Áreas Protegidas e conflitos sociais em arenas ambientais. Coordena o escritório do IMAFLORA e as ações do instituto na região da Calha Norte do Rio Amazonas e atua com comunidades Quilombolas, indígenas, ribeirinhos e agroextrativistas.
Formada em Engenharia Civil, tem pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental em Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas e formação em programa sobre Mudança do Clima pela University of East Anglia (UEA). Na Petrobras desde 2006, atualmente ocupa função gerencial na área de Responsabilidade Social. Ocupou cargos de gerência na Secretaria de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro e foi vice-presidente no Grupo de Trabalho de Mudança do Clima, da IPIECA.
Mais de 20 anos de experiência em projetos de desenvolvimento local, certificação e sustentabilidade na cadeia produtiva. Atualmente, lidera o programa de Agricultura e Alimentos do WWF Brasil em uma agenda de mitigação do impacto da produção de commodities agrícolas com foco na redução do desmatamento e promoção de melhores práticas, implantação da NDC brasileira, consumo consciente de alimentos e na promoção de paisagens sustentáveis.
Gerente de Projetos do Instituto Peabiru. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, tem experiência em trabalhos com de gestão de Unidades de Conservação, em especial a capacitação, mobilização e implementação de Conselhos Gestores e populações tradicionais. É autor dos livros: Guia de Construção dos Acordos de Pesca do Rio Canaticu e Planejamento Estratégico para o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais da Cadeia de Valor do Açaí do Marajó.
Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará, é professor do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA e professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva, onde permanece como diretor. Líder do Grupo de Pesquisas Aproveitamento de Água de Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente.
Diretor Executivo da Rare Brasil, possui doutorado em Biologia Marinha e uma carreira dedicada às ciências do mar e à pesca artesanal sustentável. Atuou em ONGs, Ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura. Na Rare, seu atual trabalho é construir e desenvolver um forte e longevo relacionamento com o governo brasileiro nas instâncias federal e estadual, além de fortalecer as comunidades pesqueiras.
Nascido em São Paulo, se profissionalizou nas áreas de vídeo e fotojornalismo, tendo se mudado para Amazônia em 1988 para apoiar o início das ações do Projeto Saúde & Alegria (PSA), contribuindo na estruturação da ONG, sobretudo o setor de Comunicação Social. Atualmente, integra sua coordenação geral, cuja missão é promover processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável.
Médico Veterinário graduado na UFPR com experiência em Pecuária Sustentável. Participou da estruturação da Cadeia da Pecuária Orgânica Certificada no Pantanal, foi líder da iniciativa que criou o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável e do engajamento de frigoríficos com a iniciativa Collaboration for Forest and Agriculture. Trabalhou por 14 anos no WWF Brasil e, atualmente, faz parte da equipe da Iniciativa para o Comércio Sustentável.
É graduado em Ciências Biológicas, mestre em Botânica e doutor em Ciências de Plantas Tropicais pela James Cook University, Austrália, onde desenvolveu o planejamento sistemático para a conservação da bacia do rio Paranã, considerando os impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade. É pesquisador da Embrapa desde 2001 e tem experiência na área de ecologia, com ênfase em estudo de comunidades.
Oceanógrafo, doutor em Geologia Costeira pela Universidade de Kiel da Alemanha, tem pós-doutorado na UNIVALI com enfoque em Geomorfologia Costeira e também na School of Oceanography - University of Washington (EUA). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará e trabalha em colaboração com diversos pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior em projetos que têm resultado em publicações em periódicos e participação em eventos.